Menu

Previsão é de mais chuva para os próximos dias em Tarauacá e região

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

cheia


As previsões meteorológicas apontam mais chuva, em Tarauacá (AC), pelos próximos dias. A cidade tem sofrido com a repentina cheia do Rio Tarauacá, que corta a cidade. Mais de 70% do município já foi tomado pelas águas. Cerca de 5 mil famílias já foram prejudicadas com a alagação. O manancial marca atualmente 11,50m.

Publicidade

Segundo estatísticas, a umidade deve continuar elevada na região da cidade. Ainda nesta terça-feira, 18, deve chover na cidade, entre o fim da tarde e a noite. A probabilidade de chuva para hoje é de 80%. Amanhã, quarta-feira, as chuvas devem continuar assolando a cidade. Mesmo assim, na quinta-feira, o sol deve aparecer com mais intensidade, podendo chover no fim do dia, ou parte da noite. Até lá, as temperaturas devem oscilar entre os 28 e 32 graus. Isso aumenta as chances de chuva em qualquer hora do dia.


Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), também apontam chuva para os próximos dias em toda a região. Contudo, no maior espaço de tempo, o ambiente ficará nublado. Há ainda, na previsão, possibilidade de chuva que chega aos 60% de chances.


Para o especialista em climatologia, Alejandro Fonseca, não há nada de anormal acontecendo. Ele afirma que nessa época do ano a tendência é chover como está chovendo e que sazonalmente esse tipo de fenômeno acontece. A exemplo disso, Brasiléia (AC), em 2012, passou pela mesma situação.


“Isso é normal. Há muita concentração de umidade e a tendência é de que continue a chover pelos próximos dias. O inverno amazônico já começou há pouco mais de um mês, então, isso tende a acontecer mesmo”, explica o especialista.


O Rio Acre, também já começa a subir. Na Capital, o manancial já chegou a marca de 6,90m. Seu maior afluente, o Riozinho do Rola, marca nesta terça-feira, 18, 3,38m, menos da metade do Rio Acre. A única média mais elevada do manancial é a encontrada em Xapuri (AC). Lá, o rio já marca 5,94m. São quase 6m, em pouco tempo de subida.


Alejandro diz que se continuar chovendo na região de Brasiléia, Assis Brasil, Epitaciolandia, e Xapuri, o nível do Rio Acre, em Rio Branco, deve aumentar ainda mais. “Tudo é uma consequência. Se lá aumentar, aqui também aumentará. É para cá que vem as águas do Rio Acre. Essa é a tendência”, afirma.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido