Menu

Em Cruzeiro do Sul, Rio Juruá atinge cota de alerta e começa a preocupar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), já atingiu a cota de alerta. O aumento no leito do rio já preocupa o poder público. São quatro metros em menos de cinco dias. O nível está marcado nesta terça-feira, 18, exatos 11,77 metros. O limite para a cota é de 11,86 metros. São, portanto, nove centímetros a mais.


Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, já está sendo feito um planejamento, junto aos órgão públicos, que visa minimizar os problemas caso uma nova cheia atinja a cidade nos próximos dias. Homens também já observam a subida do nível em Marechal Thaumaturgo (AC), onde está a principal cabeceira do manancial.

Publicidade

Se o nível do Rio Juruá chegar aos 13 metros, o transbordamento será inevitável, por isso, o plano de ações já começou a ser discutido entre os entes públicos da administração.


Mas em Rio Branco (AC), o Rio Acre, também já começa a subir. A marca atual é de 6,90 metros. Seu maior afluente, o Riozinho do Rola, marca nesta terça-feira, 18, 3,38 metros. A única média mais elevada do manancial é a encontrada em Xapuri (AC). Lá, o rio já marca 5,94 metros. São quase seis metros, sob elevação bastante rápida.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido