Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jorge encerra participação em congresso no Japão

unnamed (3)


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Jorge Viana encerrou nesta segunda-feira sua participação no congresso da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO), realizado na cidade de Yokohama, Japão, como integrante da delegação oficial do governo brasileiro. Uma das conquistas de sua participação no encontro foi a indicação do engenheiro florestal Eduardo Mansour para ocupar a direção da entidade que destina milhões de dólares anualmente para projetos florestais no mundo. A eleição agora segue para uma segunda etapa, mas Eduardo Mansour, com apoio do parlamentar acreano e do embaixador brasileiro no Japão, André Aranha, conseguiu a maioria dos votos dos representantes de mais de 100 países que integram a instituição.


“É uma indicação merecida, pelo conhecimento e experiência que ele tem nos temas do meio ambiente e floresta. Ele é engenheiro florestal, filho de um ex-diretor do Deracre e tem toda uma história em projetos de desenvolvimento sustentável e manejo florestal. Fizemos essa articulação com apoio da embaixada do Brasil no Japão e do ex-diretor executivo da ITTO, Manoel Sobral, também amigo do Acre”, declarou Jorge Viana.

Anúncios


A ITTO é uma organização formada por governos de países produtores e consumidores de madeira. O Brasil, que estava afastado da direção, agora volta a disputar o mais alto cargo da entidade. Para o embaixador André Aranha, a presença e a atuação do senador Jorge Viana foi determinante para que o Brasil voltasse a ter o papel de protagonista na organização. Jorge Viana garantiu com a presidente Dilma a assinatura do decreto ratificando a presença do Brasil na instituição e o pagamento da contribuição para que o país voltasse a fazer parte da organização.


“Vale lembrar que a ITTO é uma das organizações mais importantes na área de floresta e madeira e financia dezenas de milhões de dólares em projetos no Brasil e no mundo. No Acre mesmo, com a floresta do Antimary e outros projetos de manejo, já recebemos mais de 2,5 milhões de dólares da ITTO através da Funtac e de outras organizações, tudo a fundo perdido”, ressaltou o parlamentar.


Recursos – Ainda no Japão, Jorge Viana e o embaixador Aranha participaram de uma audiência com o vice-presidente do Senado japonês, Hidehisa Otsuji, para quem solicitaram mais recursos para financiamentos de projetos pela ITTO. Eles também convidaram o parlamentar para uma visita ao Brasil no próximo ano, quando Japão e Brasil comemoram 120 anos de relação diplomática formal.


Outra frente de trabalho realizada pelo parlamentar no Japão foi uma visita à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Acompanhado do Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Klink, e do diretor da área de meio ambiente do BNDES, Guilherme Lacerda, Jorge Viana apresentou dois pedidos: um para o estabelecimento de cooperação na área de mobilidade urbana e outro para viabilização de um projeto no custo de mais de R$ 600 mil para estudos de aproveitamento da taboca, uma espécie de bambu encontrada em abundância no Acre – considerando que o Japão acumula grande conhecimento para aproveitamento e uso dessa planta.


Do Japão, Jorge Viana seguiu viagem para a capital australiana Sidney, onde é realizado o maior congresso mundial de parques e unidades de conservação. O parlamentar acreano foi convidado para ministrar palestras e participar de debates pela sua experiência na área de políticas ambientais. Ainda nesta semana, Jorge Viana retorna para suas atividades no Senado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido