Menu

Magistrada do Acre condena declarações de Sebastião Viana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (7)


A vice-presidente da Associação dos Magistrados do Acre, Juíza de Direito Lilian Deise Braga Paiva, concedeu entrevista no início da tarde desta terça-feira, 4, ao Portal ac24horas. À Reportagem, a magistrada condenou as declarações do governador do Acre, Sebastião Viana, do PT, que afirma ter sido informado sobre a Operação G7, cerca de um ano antes da deflagração, por um grupo de desembargadores.

Publicidade

Em pouco mais de 20 minutos, a juíza colocou na mesa tudo que pensa sobre as declarações do chefe do Executivo estadual. Logo no início da conversa ela classifica “que a acusação é grave e não tem endereço certo”, destaca. Ela disse ainda que a atitude do governador “causa estranheza e não atende aos princípios da democracia”, além de não ser um ato “republicano, por parte do governador”, enfatiza a juíza.


Ainda questionando a informação repassada pelo governador, Deise considera “quase impossível que um desembargador tenha feito uma declaração desse tipo”, contesta. Ele ressalta que acredita “fielmente na ética e responsabilidade” e que o Tribunal tem “se pautado, nos últimos anos, no caminho da ética”, comenta.


Deise atestou também que a ASMAC, bem como “a sociedade acreana, espera do governador, mais transparência, algo mais completo, e que se apure as declarações” do político acreano. As afirmações de Viana não soaram bem nos corredores do Tribunal de Justiça do Acre.


Questionado se Viana teria sido, na opinião dela, irresponsável ao citar os magistrados, a juíza de Direito é taxativa: “eu acredito que, pelos princípios da República, ele precisa ser mais transparente”, afirma.


No final, ela alfineta o gestor publico e diz que “ele precisa ter mais cuidado ao fazer esse tipo de acusação contra membros de qualquer instituição, ainda mais sobre membros de Poder”.


TRIBUNAL DE JUSTIÇA NÃO SE MANIFESTA


A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre foi procurada para se manifestar sobre o assunto. Em resposta ao ac24horas, a Gerência de Comunicação do órgão informou, por telefone, que nenhum membro do Tribunal foi citado, portanto, não haveria necessidade de se manifestar sobre as polêmicas declarações do governador do Acre.


Mesmo assim, e para evitar publicações que não escutem ambas as versões dos envolvidos, a Redação ac24horas encaminhou e-mail à Gerência solicitando posição, mas nenhuma resposta foi remetida até o enceramento desta reportagem, às 14h.


MAGISTRADA E OS VIANAS


Responsável pelo 1º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco, Deise tem mais de 10 anos de atuação na área judiciária, e já chegou a assinar Nota Oficial, retrucando afirmações do senador da República, pelo Partido dos Trabalhadores, Jorge Viana, irmão do atual governante.

Publicidade

O político teria acusado um juiz e um delegado de terem tramado ações contra o parlamentar, mas a membro do Judiciário acreano não gostou e criticou a postura do ex-governador do Acre, irmão de Sebastião.


ENTENDA O CASO


Sem citar nomes, Viana diz que o grupo o informou sobre o teor das investigações em fevereiro de 2013. A partir dali ele já sabia sobre as prisões que aconteceriam no fim daquele semestre. O fato teria ocorrido durante visita dos membros do TJ, ao seu gabinete, que fica localizado no Centro da Capital.


O que chama atenção é que Sebastião ficou sabendo de uma investigação que corria em segredo de Justiça, e era trancado a sete chaves, para evitar qualquer tipo de interferência política, por exemplo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido