Menu

Pesquisar
Close this search box.

A difícil missão do tucano Marcio Bittar no domingo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamedCom o freio da onda azul de Aécio Neves no cenário nacional, sem nenhum fato novo capaz de incendiar a reta final de campanha no rádio e na televisão, visivelmente sem nenhum acréscimo financeiro ou a contratação de mais cabos eleitorais e o fortalecimento de sua militância, o candidato tucano, Marcio Bittar, parece contar mesmo com a sorte para vencer as eleições de seu adversário, o médico Sebastião Viana (PT) no próximo domingo, 26.


Matematicamente, nem mesmo a transferência de 100% dos votos do outro Sebastião, o Bocalom, para Marcio Bittar, seria capaz de dar uma vitória a oposição no segundo turno. Em tese, essa transferência daria uma vitória apertadíssima, por 97 votos para Viana. Os cientistas políticos falam de uma eleição com essa margem mínima de diferença entre os candidatos, a exemplo do que aconteceu em 2010, quando Sebastião Viana se elegeu com 50,51% contra 49,18% de Tião Bocalom, o que seria, mais uma vez, um teste para cardíaco.


RANKING TUCANO


AS DIFICULDADES TUCANAS – O caso mais emblemático que mostra o enfraquecimento da política partidária proposta por Bittar está nas seis cidades em que seu partido administra desde 2012. O que era para ser uma vitrine da gestão tucana acabou se tornando em sentimento ambivalente. Nenhum prefeito conseguiu manter o desempenho das urnas quando derrotaram candidatos petistas em Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri (Alto Acre); Porto Acre e Senador Guiomard (Baixo Acre) Santa Rosa do Purus (Juruá).

Anúncios


Somente nesses municípios, Sebastião Viana conseguiu no primeiro turno, uma diferença de quase 10 mil votos (9.997). Para colocar em prática a anunciada ‘onda azul’ no Acre, no Segundo Turno, cada prefeito precisa ter conquistado nos últimos dias, em média, 1.666 votos.


Xapuri, cidade administrada pelo prefeito Marcinho Miranda, registrou a maior diferença entre gestores tucanos contra Marcio Bittar, um total de 3.531 votos. Na terra de Chico Mendes, nem juntando os votos de Bocalom a oposição conseguiria vencer o atual governador.


O MAPA POLÍTICO DO JURUÁ – Os ventos também não sopraram a favor na região do Juruá, onde Marcio Bittar tem a sua candidata à vice, Antônia Sales (PMDB) e apostou todas as fichas no prestígio do prefeito Vagner Sales, conhecido como “Leão do Juruá”, que no primeiro turno parece ter esturrado muito mais a favor da candidatura da filha, Jéssica Sales (PMDB) do que mesmo da candidatura majoritária. No segundo maior colégio eleitoral do Estado, a diferença a favor de Sebastião Viana ficou na casa dos 3.327 votos.


MAPA DO JURUÁ


Outro fator que soma negativamente contra Bittar são os números alcançados no primeiro turno pelo atual gestor do Palácio Rio Branco nas cidades de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Quando somados com a votação de Cruzeiro do Sul, a diferença pró-Sebastião Viana aumenta para 8.813 votos.


O PMDB, aliado considerado de primeira hora por Marcio Bittar, também fracassou nas eleições em Brasileia e Mâncio Lima, a primeira cidade, 6º maior colégio eleitoral do estado com 17.131 votos. Na fronteira do Alto Acre o candidato á reeleição pelo PT teve praticamente dois votos contra um tucano, conseguiu uma diferença de 2.811 votos. Em Mâncio Lima, o resultado foi semelhante, Sebastião Viana ampliou mais 2.065 votos a sua diferença.


PREFEITOS DO PMDBA esperança tucana para a região do Juruá é a de conseguir transferir os 5.536 votos de Tião Bocalom (DEM) e o carisma de Gladson Cameli na mudança de intenção do maior número possível dos 27.335 eleitores que o candidato ao senado conquistou somente em Cruzeiro do Sul, onde teve praticamente o dobro da votação de Marcio Bittar. Para lá foi enviado o vice de Bocalom, o deputado federal Henrique Afonso (PV-AC) que também é capaz de arrebanhar votos.


A virada em Cruzeiro do Sul e uma diminuição da diferença em todo o Juruá, somada a hipótese dessa união de votos de Marcio Bittar e Bocalom se repetir também em Rio Branco, aumentam e muito as chances da Aliança Por Um Acre Melhor quebrar a supremacia petista dos últimos 16 anos. A votação de Marcio e Bocalom na capital colocaria uma diferença de 4 mil votos para oposição. Os dois candidatos tiveram mais de 96 mil votos, contra 92,9 de Sebastião Viana na capital.


DEVER DE CASAA RETA FINAL – Em eleições apertadas como essa de 2014, em que os candidatos estão tecnicamente empatados, a tendência é de concentrar esforços nas cidades com o maior número de eleitores – aonde se acredita que pode fazer diferença – mas ai surge outro diferencial em desfavor da Aliança Por Um Acre Melhor. É que além de Rio Branco e Sena Madureira, no quarto e quinto maior colégio eleitoral, Tarauacá (23.060 eleitores) e Feijó (18.597 eleitores), os gestores da Frente Popular, diferente dos tucanos, fizeram o dever de casa, conseguiram votações excelentes para o atual governador. A peia foi grande.


FATORES EXTERNOS – Além desses números, o consultor político e professor Carlos Coelho, chama atenção para outros fatores que podem beneficiar tanto Marcio Bittar como Sebastião Viana. Um deles é a abstenção. No primeiro turno 87, 7 mil eleitores deixaram de comparecer às urnas. Outros 30 mil votaram em branco ou anularam seu voto.


“A tendência é de aumentar o número de abstenção. Quem garante que esse eleitor que anulou ou votou em branco em uma situação de quatro candidatos, resolva votar em Marcio ou no Tião Viana no segundo turno?”, questiona o consultor.


Levando em consideração a fidelidade do voto para Frente Popular, segundo Coelho, esse eleitor que votou branco ou nulo, se mudar de postura – e 12% deles manifestaram essa possibilidade na última pesquisa Delta – a tendência é que esse voto seja da oposição.


“Ai a vantagem seria, em tese, de Marcio Bittar”, analisa Coelho.


Mas tudo são conjecturas. O mesmo consultor acredita em uma vantagem numérica do atual governador Sebastião Viana, que fortaleceu sua militância na reta final nos 22 municípios do estado.


“O governador tem a máquina nas mãos trabalhando por ele 24 horas e ainda a prefeitura de Rio Branco, isso é uma grande vantagem”, comentou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido