Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cidade de Cascavel, Paraná, tem primeiro caso suspeito de Ebola no país

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná emitiu um informe médico, em Cascavel (PR), de um paciente classificado como suspeito de infecção por ebola. Segundo o informe, um homem, de 47 anos, vindo da Guiné (escala em Marrocos), país de origem, que chegou ao Brasil, no dia 19 de setembro.


O paciente teria relatado que na quarta-feira, 8, e na manhã da quinta-feira, 9, teria apresentado febre e até o início da noite permanecia febril, mas não apresentava hemorragia, vômitos ou quaisquer outros sintomas.

Anúncios


Mesmo não apresentando os demais sintomas, o paciente está sendo mantido em isolamento total, já que o paciente está no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, sendo portanto considerado caso suspeito, de acordo com os protocolos internacionais para a enfermidade.


Procedimentos de emergência adotados para controle


Segundo a publicação no site do Ministério da Saúde, alguns procedimentos iniciais foram adotados após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e adotadas as medidas previstas no protocolo nacional, como a comunicação à secretaria estadual de saúde e ao Ministério da Saúde. O caso está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância em saúde do Ministério da Saúde e do Paraná.


Assim que foi comunicado, o Ministério da Saúde enviou imediatamente equipe para Cascavel, por meio da FAB (Força Aérea Brasileira), onde coordenarão in loco as medidas de atendimento e a identificação de possíveis contatos para orientação e controle.


O paciente será transferido, conforme protocolo de segurança, para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ), referência nacional para casos de ebola. A transferência será feita por meio de aeronave da Polícia Rodoviária Federal.


Nesta sexta-feira (10), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que coordena a ação nacional, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, concederão entrevista coletiva sobre o caso, às 10h, no Ministério da Saúde, em Brasília.


O vírus


O ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas. Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido