Menu

A volta do filho pródigo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O PV vai apoiar a reeleição de Tião Viana no segundo turno. O anúncio foi feito na largada da campanha do petista, na noite de ontem (dia 9), pela presidente do Partido Verde, Shirley Torres. O PV, no primeiro turno apoiou a candidatura derrotada de Tião Bocalon (DEM). A comunicação da adesão foi saudada ruidosamente pela militância do PT presente ao ato. Para Shirley, foi como uma volta à antiga casa, a aliança com o PT.


Fora de cogitação
Pelo que tenho ouvido de assessores do deputado Luiz Tchê (PDT), seu partido apoiará Tião Viana no segundo turno, ambos deverão ter uma conversa para aparar alguma aresta.


Nunca foi prioridade
A candidata Vanda Denir (PP) fez uma bela campanha á deputada federal.


Campanha na rua
O candidato ao governo, Tião Viana (PT), favorito nas pesquisas, reuniu ontem os aliados no  comitê central do PT, num ato que marcou o início da campanha da reeleição, na Capital


Passar longe
Quem quiser conquistar a simpatia do eleitorado de Manuel Urbano tem que passar bem longe do prefeito Ale Araújo (DEM), cujo desgaste de sua gestão é algo impressionante.


Medalhões soterrados
Gilberto Diniz (PTdoB), Toinha Vieira (PSDB), Pitel Brito (PRP), Jairo Cassiano (PDT) e Nilson Areal (PSL), foram os medalhões de Sena Madureira soterrados pelas urnas na eleição.


Processo arquivado
Fui checar e descobri que a ação em que a deputada eleita Leila Galvão (PT) é acusada de improbidade, quando ela era prefeita de Brasiléia, já foi arquivada pela Justiça Federal.


Não é sua praia
José Reis (PT) não tem queda pela política. Dos ex-secretários era quem tinha maior chance de se eleger deputado, pela relação direta com o povão, na Secretaria de Pequenos Negócios.


Ocaso político
Chicão Brígido, que foi vereador, deputado federal e chegou a ser considerado uma “revelação política”, entrou em declínio, tentou voltar ser vereador, agora deputado, e perdeu todas.


Mal para a imagem
A não eleição do pastor evangélico Gilberto Cabral (PDT), candidato a deputado estadual, deixou muito mal o Pastor principal da Assembléia de Deus, Luiz Gonzaga, seu apoiador.


Faltou humildade
Ao Pastor Agustinho, da Igreja Batista do Bosque, faltou humildade, dava seu pupilo, o deputado Jamil Asfury (PEN), como eleito e futuro presidente da Assembléia Legislativa.


Emenda pior que o soneto
E a se confirmar a versão de que condiciona seu apoio ao Tião Viana no segundo turno a este fazer Jamil Asfury (primeiro suplente) deputado, mancha a sua imagem até aqui intocável.


Situação difícil
Marina Silva está numa situação difícil. Apresentou-se como dama da “política nova”, e se apoiar Dilma ou Aécio Neves, ela estará pisando no que disse, e aliando-se à “velha política”.


Sem opção
Foi massacrada pelo PT no primeiro turno e o PSDB é tudo o que ela combateu na política.


Começo embolado
E a disputa presidencial começa embolada, com empate técnico no DATA-FOLHA e IBOPE, entre Dilma (PT) e Aécio Neves (PSDB). É uma eleição sem favoritos, na base do voto a voto.


Acampamento no Juruá
O governador Tião Viana chegou hoje à Cruzeiro do Sul, onde deverá ficar dois dias em campanha e aproveitando para visitar os demais municípios do Vale do Juruá. Tião, no primeiro turno, colocou uma larga diferença sobre Márcio Bittar (PSDB), no Juruá.


Influência zero
A eleição presidencial terá influência zero, no Acre. Quando o PT venceu as últimas eleições para o governo, os candidatos da oposição para presidente da República ganharam, no Estado.


Manteve a humildade
O que chamou muita atenção no comportamento do deputado Ney Amorim (PT) após sair como o mais votado da eleição foi manter a humildade, num jactando-se em momento algum.


Fernanda Hassem
A vereadora Fernanda Hassem (PT) é o nome que tem mais simpatia na cúpula do partido para disputar a prefeitura de Brasiléia, em 2016. Idésio Frank (PT) também postula a indicação.


Boas credenciais
Fernanda Hassem é a vereadora mais votada do PT, em Brasiléia, preparada e militante ativa.


Continua a patifaria
Enquanto não for modificada a legislação eleitoral vamos continuar tendo candidatos a deputados com 4 mil, 5 mil votos fora e outros com pouco mais de 2 mil votos na Aleac.


Lógica popular
Isso se choca com que quer o eleitor. Se coloca alguém como mais votado é porque o quer na Assembléia Legislativa e se dá a alguém menos votos é porque o quer fora do Legislativo.


Linha de frente
O líder do governo, deputado Astério Moreira (PEN), colocou a insatisfação de lado e diz que vai participar na linha de frente política da reeleição do governador Tião Viana (PT).


Começou o jogo
Começou o jogo do segundo turno, aonde Tião Viana (PT) chegou com 77 mil votos de diferença sobre seu concorrente Márcio Bittar (PSDB). As adesões ou não adesões de quem perdeu não é o que vai decidir a eleição. Ninguém é dono dos votos. Em eleição majoritária se vota na empatia do candidato. Transferência de votos é a ciência mais difícil da política. Será uma campanha de tiro curto, duas semanas de campanha e acontece a votação.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.