Menu

Pesquisar
Close this search box.

Caça às bruxas pós-eleições em igrejas evangélicas do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma fonte me revelou que com a derrota de vários candidatos pastores, em algumas denominações evangélicas, estão acontecendo perseguições. Fiéis sendo proibidos de fazer pregações e muitos sendo retirados de cargos importantes dos templos. Isso porque deixaram de votar nas indicações de candidaturas feitas pelas direções dessas igrejas. As retaliações estão revoltando jovens evangélicos que prometem fazer um movimento em breve para separar política de religião. Assim como Jesus expulsou os vendilhões do templo uma nova geração de fiéis não aceita mais o mercantilismo político e financeiro de algumas linhas evangélicas. A pessoa que me confidenciou a situação está organizando um movimento para, inclusive, revelar o nome dos pastores mais comprometidos com as coisas da terra do que do céu.


Nem todos gatos são pardos
Claro que as igrejas mais tradicionais não caem nessa tentação de transformar os fieis em cordeiros sem cérebros para seguir comandos políticos de pastores. Portanto, não estou generalizando. A maioria das igrejas evangélicas são contra essas práticas nefastas.

Anúncios


Fácil saber
Mas quem quiser saber quais as denominações que estão “perseguindo” eleitores independentes é só ver quem são candidatos evangélicos derrotados. Alguns elaboraram listas de fiéis com as seções de votações para conferir depois com o resultado.


Um dia a casa caí
Se as perseguições continuarem, os jovens que me procuraram, prometem denunciar a situação publicamente. Quem está fazendo isso espiritualmente já está condenado. Resta agora serem conhecidos pela Justiça dos homens.


Devotos do poder mundano
Acho um absurdo pastores que utilizam a fé das pessoas para manipularem resultados eleitorais que possam trazer benesses pessoais. Essa promiscuidade entre política e religião precisa ter um fim rapidamente para não comprometer aqueles que praticam o verdadeiro exercício de fé.


Curral eleitoral
Agora, infelizmente, algumas pessoas que pretendem entrar para a política acham que a primeira providência é encontrar uma igreja para apoiá-los. Outros se convertem com o único objetivo de garantir votos nas eleições.


O bicho vai pegar
A candidata à reeleição derrotada, Antônia Lúcia (PSC) saiu do pleito insatisfeita com alguns pastores que quiseram se dar bem às suas custas. Antônia Lúcia, que não é de levar desaforo, promete fazer uma “limpa” nas suas relações.


Balsa de luxo
Bem humorada, Antônia Lúcia, me revelou que a sua sorte é que ao invés de ir de balsa para Manacapuru, vai mesmo de jatinho. No caso, do marido deputado federal Silas Câmara (PSC), o segundo mais votado no Amazonas.


Minas já ganhou a presidência
O PT deve explorar o fato do presidenciável Aécio Neves (PSDB) ter perdido para Dilma Rousseff (PT) a votação em Minas no primeiro turno. Mas pouca gente sabe que Dilma também é mineira. O seu fiel escudeiro Fernando Pimentel (PT) ganhou o governo mineiro no primeiro turno.


Mineirices
Um dos povos mais bairristas do Brasil são os mineiros. Através de Pimentel, que foi um dos prefeitos mais bem avaliados de Belo Horizonte, Dilma passou a mensagem da sua mineirice. Se não tivesse sido assim teria perdido.


Em outros cantos
A carreira técnica e política de Dilma se deu em dois estados principalmente, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ela foi secretária de estado nos dois lugares. Mas a sua militância de esquerda como guerrilheira foi em Minas mesmo, sô!


Sem perder o humor
O candidato a deputado federal, Hilário Mister Ben (PV),  teve apenas 800 votos. Mas  saiu feliz da eleição. Ele já se programa para tentar ser vereador de Rio Branco, em 2016. Enquanto isso, pretende fazer animações gratuitas para doentes em hospitais utilizando o personagem Mister Ben de quem é um sósia.


O rumo do PV
O deputado federal Henrique Afonso (PV), segundo me informaram, já decidiu apoiar Márcio Bittar (PSDB), no segundo turno. Mas os verdes decidirão o lado conforme a orientação do único eleito a deputado estadual, Nelson Sales (PV).


Diálogo aberto
O PV deverá conversar na próxima sexta, dia 10, com lideranças políticas de Tião Viana (PT) e de Márcio Bittar. Só depois vai decidir para que lado da balança vai pender depois de conversar.


A lei do eterno retorno
Faltou muito pouco para Marfisa Galvão (PSD), esposa do senador Petecão (PSD) se eleger. Na eleição municipal de 2012 Marfisa apoiou para vereador da Capital o anão Montana Jack (PSD) em detrimento da cunhada Lene Petecão (PSD).

Anúncios


A lei do eterno retorno 2
Nessa eleição, Lene marchou com o PMDB por ser a suplente de Eliane Sinhasique (PMDB). Portanto, conseguiu a sua vaga de vereadora dois anos depois. Quem sabe os votos puxados por Lene não foram os que faltaram para Marfisa?


Os pupilos do Carioca, só de boa
Não foi nessa eleição que o guru político da FPA, Carioca, se deu mal. Seus principais jovens discípulos foram eleitos. Léo Brito (PT), para federal. Daniel Zen (PT) e Ney Amorim (PT) com votações expressivas para estaduais.


Nem tudo são flores
Mas por outro lado, os dois principais adversários internos de Carioca também se deram bem. Sibá Machado (PT) conseguiu se reeleger federal e Jonas Lima (PT) foi o terceiro mais bem votado no Acre para deputado estadual.


Campeão de votos
Pelo menos no Juruá, Jonas Lima foi o mais votado e concretizou a sua liderança política em Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Essa força poderá dar prerrogativas na hora da escolha dos candidatos a prefeitos nos dois municípios.


Incoerência da Marina?
Se a candidata derrotada à presidência Marina Silva (PSB) resolver apoiar o tucano Aécio Neves a gritaria dentro do PT será grande. Afinal toda a carreira política da ex-senadora acreana foi construída no partido de Lula (PT). A distância ideológica entre PT e PSB é pequena, mas já com o PSDB…


A polêmica de todas as eleições
Já estou acostumado a ser acusado por alguns fanáticos xiitas da política de pertencer a um lado ou outro das disputas eleitorais. Tanto nas coberturas que fiz no rádio, na TV, quanto agora na coluna que completou um ano de publicação no AC24horas, sempre ouço essas conversas. Qualquer coisa que escrevo que não agrada a um dos lados causa esse tipo de boataria. Mas quem lê meus textos sabe que tenho procurado me manter o mais imparcial possível. Criticando e elogiando nas mesmas proporções de acordo com os acontecimentos. Agora, se tem gente que se acha lindo e sem pecado que atire a primeira pedra.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido