Menu

Pesquisar
Close this search box.

Eleições 2014: Apesar da boa votação, o PT ganhou perdendo

O governador Tião Viana (PT) vai para o segundo turno com uma lavagem de 77 mil votos sobre o seu adversário Márcio Bittar (PSDB). É essa diferença que Bittar terá que começar tirando. É tolice dizer ser outra eleição. Nada mais é que a continuidade da eleição do primeiro turno.


Entra como favorito
Por causa da grande diferença de votos sobre Bittar, Tião entra como favorito no segundo turno. Tião Viana ganhou (PT) de Márcio Bittar (PSDB) na quase unanimidade dos municípios.


Falta substância
E pesa ainda contra o Márcio Bittar não ter substância, ser vazio, genérico em suas propostas para governar o Acre. Isso ficou patente em todos os debates em que ele participou.


Vingança é um prato que se serve frio
Márcio vingou o episódio que envolveu sua mulher e a deputada federal Antonia Lúcia (PSC), no comício do Aécio Neves (PSDB), no Acre. Detonou todos os esquemas da parlamentar.


Vingança dupla
E foi uma vingança dupla: derrotou Antonia Lúcia e a filha Gabriela Câmara.


Ordem unida
Márcio Bittar deu um comando para todo o seu grupo, nos últimos 15 dias, para jogar pesado para eleger Werles Rocha (PSDB) a deputado federal. Rocha, que estava perdido, se elegeu.


Levou de roldão
Ao privilegiar a eleição de Werles Rocha, Márcio Bittar, simplesmente, liquidou com as eleições de Wanda Denir Nogueira, Neto Ribeiro e Marfisa Galvão, que viraram buchas de canhão.


O PT ganhou perdendo
Mas não foi só na oposição que aconteceu trairagem. A direção do PT foi de uma covardia sem tamanho, de uma deslealdade desmedida, com os seus aliados na Assembléia Legislativa.


Mal sem tamanho
Ao tratorar com as máquinas da prefeitura e do governo as candidaturas dos deputados da base aliada para eleger cinco deputados estaduais do PT, criaram um problema sério ao Tião Viana.


No mínimo foi isso
No mínimo, pensaram: vamos ganhar no primeiro turno, elegeremos cinco deputados estaduais e não teremos que dar satisfação a ninguém. Não contavam com o segundo turno.


Campanhas milionárias
A ajuda que a direção do PT deu para os aliados foi uma merreca. Uma brincadeira perto da estrutura financeira que tinham os candidatos a deputado estadual do PT que se elegeram.


Com cara de Amélia
Com essa gula, prejudicaram o Tião Viana, que foi correto o tempo todo no trato com os aliados, mas o mesmo não ocorreu com os gulosos do PT. Com que cara vão pedir apoio para o segundo turno?. Vão ter que pedir só para os cinco deputados estaduais eleitos do PT. Nada melhor que um dia atrás do outro.


Nem se lembraram disso
Esqueceram que foram os deputados do PEN, e não os do PT, que deram governabilidade durante o mandato do Tião Viana, num dos momentos mais difíceis do seu governo?.


É de ser perguntar
Valeu a pena um Jamil Asfury (PEN), um Astério Moreira (PEN) darem a cara a tapa no confronto com a oposição, com desgaste pessoal? Pelo visto, para o PT isso não valeu.


Não sei como vai ser
Conversei com os deputados da base aliada e todos estão profundamente magoados com a direção do PT. Não será fácil recompor a quebradeira para entrarem coesos no segundo turno.


Caiu de pé
Sobre a derrota da Perpétua Almeida (PCdoB) ficou a imagem de uma candidata que, mesmo sabendo que a eleição estava perdida, brigou até o último minuto pelos votos. Uma guerreira!


Caiu na graça do povo
O problema é que a candidatura do Gladson Cameli (PP) ao Senado caiu na graça do povo. E quando isso acontece não tem quem reverta. Quando o povo quer eleger é besteira ir contra.


A derrota era maior
E se o candidato fosse o Anibal Diniz (PT), que politicamente tem menos empatia com o povão que a Perpétua Almeida (PCdoB), a diferença a favor do Gladson Cameli (PP) seria bem maior.


E aconteceu
Alguns imbecis fizeram pilheria quando disse que o Tião Viana ganharia em Cruzeiro do Sul. E foi o que aconteceu, terminou na frente do segundo colocado, o Márcio Bittar (PSDB).


Compromisso moral
O Ministério Público Federal tem um compromisso moral para acelerar o processo de improbidade administrativa contra a Leila Galvão (PT), que se elegeu deputada estadual.


Muito complicado
Vai ser muito complicado uma deputada do PT chegar na Assembléia Legislativa respondendo a dois processos penais por acusações de ilegalidades praticadas quando ela era prefeita.


Parecia um cemitério
Liguei durante a eleição para a maioria dos municípios. E a notícia que vinha era que as ruas pareciam um velório, faltou festa, vibração, a justiça eleitoral quebrou a alegria da eleição.


Não interfere
Volto dizer que, portar bandeiras, vestir a camisa do candidato, se manifestar na eleição faz parte da democracia. Não foi para isso que foi aprovada a eleição direta. O que prejudica a eleição é a compra de votos. É esbanjar poderio econômico. É fazer campanha milionária.


Que coisa?
Como é a política! Marina Silva (PSB) era para todos os efeitos Presidente do Brasil há um mês, mas acabou num terceiro lugar. Só deve culpar ela mesmo, pelas suas contradições.


Fechando por aqui
Vamos fechando por aqui, mas temos muito mais coisa de bastidores para publicar na próxima coluna.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.