Menu

TRE realizou auditoria das urnas eletrônicas neste sábado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nas primeiras horas da manhã deste sábado, 04, que antecede às Eleições 2014, promotores e juízes eleitorais, servidores do Tribunal Regional Eleitoral, representantes dos partidos e agentes da Polícia Federal (PF) participam da audiência de votação paralela, que acontece no auditório da sede do órgão.


IMG-20141004-WA0004

Publicidade

De acordo com o sorteio, as seções sorteadas foram as de Senador Guiomard (8ª Zona) e de Rio Branco (10ª Zona).
Após o sorteio uma equipe vai recolher a urna sorteada, que será trazida para o local onde acontece a audiência. Este ano, o sorteio contemplou seções próximas, em anos anteriores foram sorteadas seções de Tarauacá, Sena Madureira e outras.


Dependendo da distância, o processo de votação paralela pode demorar todo o sábado. A expectativa é que ainda pela manhã seja concluído o processo.


IMG-20141004-WA0005


Entenda o que é a Audiência Paralela


Em suma, a audiência paralela é uma auditoria realizada para testar o sistema de conferência do sistema eletrônico. A conferência se dá, por meio de sorteio, em seguida é realizada uma simulação com votos reais retirados da urna de papel, que serão registrados na urna eletrônica. O próximo passo será uma analise contábil dos votos e conferência que irá dar legitimidade ao pleito eleitoral e atestará a confiabilidade do sistema eletrônico.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido