Conecte-se agora

Após desembarque no Acre, Marina Silva é ovacionada por simpatizantes

Publicado

em

A candidata à Presidência da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Marina Silva, desembarcou em Rio Branco (AC), na noite deste sábado, 4, por volta das 20h15min. Logo na chegada, Marina foi ovacionada por seus correligionários e centenas de simpatizantes.

Antes mesmo do avião de Marina tocar o solo acreano, uma verdadeira multidão estava aguardado a chegada da presidenciável. Eram mais de mil pessoas. O saguão do aeroporto Plácido de Castro ficou lotado de populares.

Além dos curiosos, diversas equipes de apoiadores da Rede Sustentabilidade e do PSB aplaudiram e gritaram o nome da candidata socialista. Muitos políticos acompanharam

O voo, que estava marcada para chegar em Rio Branco às 18h, só sinalizou às 20h03min. Foram duas horas de emoção, espera e muito ensaio de gritos de guerra. Tudo foi preparado para recepcionar, da melhor forma, a conterrânea Marina.

É a primeira vez que Marina vem ao Acre após assumir o posto deixado por Eduardo Campos, seu ex-companheiro de partido. Ele morreu em um acidente de avião, no último mês de agosto, no interior de São Paulo.

Logo na saída da sala de desembarque, a multidão causou tumulto e várias crianças ficaram machucadas. Percebendo a situação, Marina Silva pediu calma para os simpatizantes e, rapidamente, a situação foi resolvida.

No Acre, ainda na saída do aeroporto, Marina comentou a imprensa sobre as pesquisas eleitorais divulgadas nesse sábado, em todo o Brasil. Segundo levantamentos, a presidenciável está em terceiro lugar nas intenções de votos.

Sobre sua proximidade técnica com Aécio Neves (PSDB), informada pela Datafolha e Ibope, parece não ter deixado Marina preocupada. Perguntada sobre sua visão frente aos dados, ela afirmou que a verdadeira pesquisa somente será divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral, em texto tardio.

Do Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco (AC) a presidenciável seguiu até a Praça da Juventude, no bairro Cidade Nova, localizado no 2º Distrito da cidade, numa grande carreata. Foram mais de 500 veiculos participantes da atividade.

Marina deixou claro, também, que “até o último momento acredito na vitória. Quando eu olho para ela, vejo a figura do meu pai, as ideias dele no contexto político de hoje”, disse ela.

Neste domingo, 5 de outubro, Marina Silva vai votar na seção eleitoral 043, que fica no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

10645228_10202138319694398_9107687026189304131_n

1016470_10202138275293288_9084137515732019086_n

Anúncios

Destaque Central 1

Juntos, Sebastião Viana e Marcus Viana lançam Ação de Inverno 2015, que vai chegar aos 212 bairros de Rio Branco em quatro meses

Publicado

em

campanha_03

Para quem tinha dúvida que o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Viana (PT), seria o candidato ao governo do Acre, em 2018, pode começar a acreditar que ele será a bola da vez na sucessão do governador Sebastião Viana (PT). Demonstrando sua disposição para tonar o seu ungido mais conhecido, Sebastião entrou em campo no segundo dia de 2015, lançando uma arrojada parceria com a prefeitura da capital, na ação de inverno, programa que tem como objetivos a redução dos casos de dengue e a manutenção e conservação da cidade.

Tudo indica que uma das menores preocupações da dupla de gestores é a disputa pela prefeitura de Rio Branco, em 2016. Unidos mais do que nunca, o prefeito Marcus Alexandre Viana e o governador Sebastião Viana, lançaram nesta sexta-feira (2), às 7h da manhã, a Ação de Inverno 2015, que vai alcançar os 212 bairros da capital até o final de abril. O gestor municipal acredita que, “o inverno se enfrenta com trabalho, e este ano, vamos reduzir ainda mais os casos de dengue e manter a cidade em bom estado”, destaca Marcus Viana.

A primeira ação política conjunta de Sebastião e Marcus, no ano que antecede as eleições municipais, terá recolhimento de entulho e lixo, limpeza de córregos, desobstrução de bueiros, manutenção viária e combate à dengue. A operação será iniciada pelos bairros que apresentam maior índice de infestação predial de dengue: Oscar Passos, Seis de Agosto, Preventório e Custódio Freire e o serviço será executado por 600 trabalhadores. São 300 Agentes de Endemias da SEMSA, 180 trabalhadores da SEMSUR e 150 trabalhadores da EMURB.

A ação prevê o uso de 58 máquinas da SEMSUR, 25 equipamentos entre tratores, caminhões e retroescavadeira da EMURB, 50 equipamentos e mais 16 veículos de transporte da SEMSA. Sebastião Viana destaca a importância da população tomar parte na Ação de Inverno, cuidando das residências e quintais e utilizando bem os recursos naturais como a água. “Governo e prefeitura fazem sua parte, mas a população tem que colaborar. Com ações simples como manuseio adequado da água conseguimos manter uma boa qualidade de vida. Temos que nos preocupar com nossos quintais, nosso o lixo, com as tampas de caixa d’água”.

campanha_04

Redução da Dengue

Segundo a equipe da prefeitura, graças a Ação de Inverno e o reforço das ações das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, e a parceria com o governo do Estado, somados os resultados de 2013 e 2014 a redução de dengue chega a 60%. Em 2014 foram 30% menos casos. E segundo dados do 4º Levantamento Rápido por Aedes Aegypty – LIRAa, realizado em outubro deste ano, a incidência de focos da dengue foi de 4,23% número que já foi superior a 10%.

Redução também de lixo e entulho

Em 2013, na primeira edição da Ação de Inverno, foram recolhidas 50 mil toneladas de entulhos em todos os 212 bairros da cidade. Em 2014, foram recolhidas 32 mil toneladas e a expectativa é que este ano, a quantidade de lixo e entulho recolhidos de Rio Branco, seja ainda menor. “Essa redução mostra a eficácia do trabalho que vem sendo desenvolvida pela parceria entre a as equipes da SEMSUR, EMURB e o governo do Estado”. O prefeito Marcus Alexandre reforça o apelo para que a população só ponha lixo e entulho para fora do quintal, quando a SEMSUR avisar a data do recolhimento.

Ao final do evento, Sebastião Viana e Marcus Alexandre Viana reuniram seus assessores presentes e fizeram uma foto que se tornou tradicional nas campanhas eleitorais do PT, quando todos dão as mãos e erguem os braços, simbolizando a unidade da Frente Popular do Acre (FPA), coligação responsável pelas sucessivas vitórias petistas nas disputas eleitorais do Acre.

campanha_02

Continuar lendo

Destaque Central 1

Profissionais do Acre falam de 2014 e contam o que esperam para 2015

Publicado

em

Já estamos vivendo o clima de 2015. As coisas ruins devem ser jogadas fora e esquecidas. As boas, vamos manter neste novo ano. Diante disso, ac24horas foi às ruas para saber o que o ano que terminou há poucas horas representou para algumas pessoas. E ao mesmo tempo, saber de suas expectativas para 2015.

Fizemos questionamentos básicos para profissionais das mais diversas atividades, como motorista, advogado, engraxate, enfermeiro, médico… Enfim, os segmentos que fazem a roda girar todos os dias. E surpreendentemente as respostas sobre os resultados do ano velho foram mais positivas do que negativas.

Ao todo ouvimos a opinião de sete profissionais. Juntos eles expõem seus anseios para os próximos 365 e relatam um pouco das coisas boas e ruins de 2014.

1 enfermeira

A enfermeira Tatiana Silva, responsável pelo ambulatório da Pronto Clínica de Rio Branco, contou um pouco de 2014. Meio envergonhada durante a conversa com a reportagem, a profissional de saúde deixou claro que 2014 foi um ano de “excelência, com muita luta e oportunidades de ajudar quem mais precisou”.

Para Tatiana, 2015 será um ano de ainda mais conquistas e vitórias. Ela tem esperança de que o ano que acabara de iniciar terá mais amor, paz e bênçãos. A enfermeira deseja mais sucesso e finaliza afirmando que busca “ajudar mais pessoas e ver mais vezes o espírito da solidariedade na população”, comenta.

1 Beiruth pediatraOutro entrevistado por ac24horas foi o médico pediatra Luiz Carlos Beiruth Borges, proprietário da Pronto Clínica, um dos hospitais privados mais conhecidos de Rio Branco (AC). Para ele, em 2014, houveram várias oportunidades de ajudar outras pessoas. “Todo dia, principalmente para quem trabalha na área de saúde, a gente tem oportunidade de ajudar as pessoas e contribuir para a melhoria”, disse. O especialista lembra que “o médico está diretamente ligado ao problema mais importante das pessoas e por isso, o sentimento é de dever cumprido”.

Ao comentar sobre as expectativas para 2015, ele manda um recado para os médicos e à população acreana. “A gente espera que em 2015 as pessoas possam ter mais saúde, segurança, mais educação, para que tenhamos e possamos proporcionar uma vida melhor aos outros”, finaliza.

1 engraxatePara provar que a verdadeira alegria e o amor estão nos detalhes mais simples, o ac24horas também conversou com um engraxate. Há vários anos trabalhando no Centro de Rio Branco (AC), Francisco Júnior fez questão de falar ao portal mais acessado do estado do Acre. Ele comenta sobre o ano que passou e faz um breve relato sobre quais são as expectativas para o futuro, sobre o novo ano.

“Olha, esse foi um ano de muita prosperidade, saúde, harmonia e amor. Eu espero que no próximo ano Deus possa nos abençoar mais ainda, abençoar o povo do Acre. Quero que tudo venha em dobro em 2015”, afirma.

1 motorista de taxiO site também procurou ouvir os votos dos que trabalham de noite e de dia, e que, mesmo com a virada do ano, não deixarão de trabalhar e, por vezes, abdicam de momentos com a família para servir à população acreana. Jamil Keppeler é um desses exemplos. Ele trabalha as noites e neste 31 não foi diferente.

Questionado se 2014 foi um ano de muitas conquistas, ele nem menos demorou ou pensou duas vezes antes de responder. Conversador que o é, disse que “valeu a pena, sim, porque todos os anos servem de experiência. Vi minhas falhas e não pretendo errar novamente no novo ano”, comenta. Para Jamil, ao falar do trabalho, seria impossível deixar de lado o esforço de seu grupo de trabalho para melhor prestar serviços à população da capital acreana. “A gente tá unido na nossa empresa e sempre disponíveis pra atender nossos clientes”, lembra ao mandar uma mensagem aos colegas de profissão.

“Que em 2015 possamos ser mais prudentes, ter mais atenção no transito e possamos a cada dia que passa, sendo mais bem sucedidos e procuremos nossos ideais, seguindo para frente”, deseja.

1 motorista do busão

Se andar de ônibus como usuário já é tarefa cansativa, imagina para o motorista de um coletivo. Já imaginou? Pois é… O ac24horas foi atrás de um desses personagens e conversou com o José Admar Rocha. Novato na profissão, o motorista nem reclama da função e se diz “feliz” com o que faz. Sobre 2014, o responsável por transportar, diariamente, centenas de pessoas, conta que “tirando a violência e a morte de um colega nosso em serviço, o restante foi bom”, comenta.

Admar fala que espera para 2015 mais “emprego, paz e segurança”, além de destacar a necessidade de mais “moradias e amor ao próximo que são elementos importantes na sociedade”, afirma o motorista de ônibus.

1- servidora<<< A servidora pública do estado, Vânia Nonata de Lima, também conversou com o ac24horas. Sobre 2014, ela conta que foi “um ano de muitas conquistas e vitórias” e que “mesmo com momentos difíceis, a vitória chegou e é assim que o ano acaba: com muitas conquistas, com muitas bênçãos”, comenta.

Para 2015, a secretária escolar conta que espera “ainda mais vitórias, ainda mais bênçãos e oportunidades de termos um estado mais seguro com ainda mais amor e felicidade”, espera a leitora do ac24horas.

1- advogadoO advogado Carlos Vinicius Ribeiro, um dos mais jovens profissionais do Direito no Acre, exercendo a profissão há cerca de três anos, falou que no ano de 2014 o “Poder Judiciário disse a toda a nação brasileira que não existe impunidade perante a lei”, dando como exemplo a Operação Lava-Jato, deflagrada pela Polícia Federa ao combater crimes contra a Petrobrás, a maior empresa estatal do Brasil.

Para 2015, o advogado também é bastante direto e diz que a esperança é por uma ano com “um ano em que o poder seja exercido em nome do seu titular que é o povo”, afirma ao site de maior acesso no Acre.

Continuar lendo

Destaque Central 1

Senador Jorge Viana visita redação de ac24horas, conversa com jornalistas e deseja um ano de muita paz para todos

Publicado

em

VISITA_01

A extensa trajetória na vida pública transformou Jorge Viana (PT) num político polido e visionário, que além de respeitar o contraditório, valoriza a colaboração do jornalismo independente ao Poder Executivo e demais poderes constituídos. Pelo menos foi isso que deixou transparecer o senador petista, durante a visita de cortesia que fez à redação de ac24horas, na tarde de terça-feira (30), na sua agenda de visitas aos principais órgãos de comunicação do Acre.

De acordo com Jorge Viana, a visita, seria uma forma de agradecer a colaboração da imprensa na divulgação de sua atividade parlamentar em Brasília. Durante cerca uma hora, o senador conversou com os jornalistas Roberto Vaz (diretor do conselho editorial), o colunista político Nelson Liano Jr., Ray Melo (editor de política) e Luciano Tavares (setorista de governo), sobre política, as conquistas do PT e a linha editorial de ac24horas na área política.

Para ele, ac24horas cumpre um papel importante para o contexto democrático local, quando equilibra seu jeito de narrar os fatos do cotidiano do Acre, principalmente quando se trata de política. Ele citou como exemplo a cobertura jornalística do site nas eleições deste ano. Uma coisa Jorge Viana não escondeu e fez questão de comentar: “o ambiente de trabalho de vocês é ótimo. Parabéns”, disse ao elogiar a redação estilizada num bar londrino.

Como o assunto não poderia deixar de fazer parte do bate-papo, Jorge Viana falou de política, destacando que a antecipação do debate sobre as eleições 2018, atropelando a disputa pela prefeitura da capital, em 2016, pode prejudicar os dois grupos políticos capitaneados por PT e PSDB – que polarizaram as disputas eleitorais do Acre, nos últimos anos. Com uma visão política de águia, Viana sabe o que significa um segundo mandato para o PT na capital.

Ele acredita que a pré-candidatura precoce de Marcus Alexandre Viana (PT), ao governo do Acre, lançada pelo seu irmão, o governador Sebastião Viana (PT), vai forçar o prefeito da capital suar a camisa para se reeleger e fazer dois brilhantes anos de mandato, para poder sonhar com a candidatura ao governo. Jorge Viana não quis estender o debate sobre as duas próximas eleições, ele acredita que o momento é de agradecimento pelas conquistas de seu partido.

visita_02Bastante descontraído, sem as formalidades do cargo, Viana disse que não faz nenhuma objeção ao tipo de abordagem que ac24horas faz em suas reportagens. Ele pede apenas que o jornal mantenha a imparcialidade ao tratar de assuntos políticos. Para ele, a imprensa nacional estaria pecando ao fazer um linchamento público do PT no caso Petrobras, e omitindo os valores astronômicos dos escândalos que o PSDB se envolveu em minas e São Paulo.

“Setores da imprensa não divulgam, mas a Justiça vai repatriar uma grande quantidade de dinheiro do escândalo do metrô, que envolve o PSDB, em São Paulo, mas estes assuntos ainda serão esclarecidos no seu devido tempo”, disse Jorge Viana ao fazer questão de defender Sebastião Viana, que teria recebido doações de campanha de algumas imprensas citadas no processo que envolve a Petrobras. “Meu irmão é totalmente inocente”, afirma.

Jorge Viana informa que Sebastião Viana entrou com um processo contra o delator que citou seu nome, ao depor na Polícia Federal, sobre o escândalo da Petrobras. “Quem não deve não teme. Este cidadão vai ter que apresentar as provas de sua denúncia, tudo vai ser esclarecido. O importante é que continuamos lutando pelo melhor para o nosso Acre, mantendo o Estado no caminho do desenvolvimento tão sonhado pelo nosso povo”.

Prometendo voltar para um novo bate-papo com os jornalistas de ac24horas, Jorge Viana desejou um feliz 2015 à equipe e elogiou o ambiente de trabalho do jornal eletrônico. “O local agradável, inspirador. Podem até chamar de site de garagem, mas vocês devem sempre lembrar que uma das maiores empresas do mundo também foi tratada desta forma. Desejo que vocês tenham um 2015 de muita paz, isenção e muito profissionalismo no trato da notícia”.

Continuar lendo

Destaque Central 1

Acre foi o estado do Brasil que mais entregou títulos definitivos em 2014

Publicado

em

Iteracre quaadro

2014 foi ano da regularização fundiária no Acre. Em todo estado este ano 30 mil famílias foram beneficiadas com o documento, uma espécie de certidão de nascimento do lote em que a pessoa mora.

Sem ele não é possível a família, por exemplo, contrair financiamentos para beneficiar a área em que mora, seja rural ou urbana. Já com título em mãos, a pessoa pode ter acesso aos benefícios oferecidos por qualquer instituição financeira oficial.

“É com o título de propriedade em mãos que essas famílias têm a oportunidade de melhorar a qualidade de vida”, afirma o diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo.

A regularização fundiária implica um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que têm o objetivo de adequação para o desenvolvimento urbano. A regularização consiste em legalizar a posse dos habitantes e promover a urbanização do local sem recorrer à remoção da população para outras localidades. As etapas do trabalho se iniciam com a identificação das áreas por meio de levantamento topográfico. O Iteracre já georreferenciou mais de sete mil quilômetros no Acre.

O trabalho feito pelo Instituto de Terras dão ao Acre o primeiro lugar no desenvolvimento de políticas públicas para regularização fundiária no Brasil. O destaque foi alcançado principalmente pela entrega dos títulos de propriedade. A avaliação foi realizada pelo procurador do estado Paulo Barreto, e os dados estão de acordo com a proporção populacional de cada unidade da federação. Em segundo lugar está São Paulo e em terceiro o Pará.

Iteracre Nill in

Segundo o diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre, Glenilson Figueiredo, isso foi possível porque a gestão administrativa atual tem priorizado o programa estadual de regularização fundiária urbana e rural no Acre.

“Estou me despedindo da pasta, mas deixo 12 mil títulos de propriedade em fase final, prontos para serem entregues pra população”, disse ele, em entrevista ao ac24horas nesta segunda-feira, na sede do Iteracre, em Rio Branco.

O resultado é fruto do esforço de equipes em campo, do trabalho dos cinco escritórios do Iteracre no estado e de um sólido apoio dos parceiros, que são secretarias da gestão estadual, prefeituras, cartórios, Ministério Público Estadual, sindicatos e associações de moradores. O Iteracre atualmente conta com o apoio de cerca de 70 servidores.

Na gestão de Glenilson Figueiredo foi criado o Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana e Rural, implantado pelo governador Sebastião Viana. Dessa forma, as famílias, que até então tinham apenas direito real de uso da terra, receberam o título definitivo da propriedade.

Jordão, Rodrigues Alves e Assis Brasil estão 100% regularizados

Jordão é um dos quatro municípios que já possuem 100% da área urbana regularizada, assim como Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Assis Brasil.

Outra conquista foi a isenção das taxas de registro que eram pagas aos cartórios. Fruto de uma parceria com o Governo do Estado, agora os Títulos de Propriedades são entregues 100% gratuitos, já registrados em cartório.

A participação popular faz parte do processo e é uma etapa fundamental para esclarecimento de dúvidas dos cidadãos e resolução de conflitos. Os representantes do Ministério Público sempre estão presentes levando cidadania aos encontros. O diálogo com a comunidade proporciona o sucesso de outras etapas, que são o cadastramento e a entrega de documentos.

Por outro lado, nas contas de Glenilson Figueiredo, somente em Rio Branco cerca de 60 mil imóveis precisam de regularização, uma tarefa árdua que deve ser alcançada até o final de 2016.

[doptg id=”9″]

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas