Menu

Duarte defende que 10% do orçamento vá para a Saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O candidato ao Senado pela coligação Produzir Para Empregar, Roberto Duarte, aderiu ao Movimento Saúde+10, em defensa do projeto 321/2013, que transfere 10% das receitas correntes brutas da União para o setor. “É dever de o Estado Brasileiro garantir uma saúde de qualidade, formulando e executando políticas públicas, além do estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às suas ações e serviços”, explicou ele.


“O direito à saúde, elevado à categoria dos direitos fundamentais, por estar interligado ao direito à vida e à existência digna, representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, sendo considerado pela doutrina e legislação uma obrigação do Estado e uma garantia de todo o cidadão”, argumentou novamente o candidato, que é advogado há 15 anos.

Publicidade

Duarte disse, que caso seja eleito, vai se articular com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), entidade que acompanha a tramitação da proposta no Congresso Nacional. “Como senador, serei um aliado das entidades e movimentos populares que construíram o Saúde+10.  Darei ampla divulgação a esse posicionamento e participarei ativamente no processo de sensibilização dos parlamentares pela aprovação do projeto de lei, de Iniciativa Popular, que implicará em um adicional de R$ 46 bilhões para o setor já em 2015.


Roberto Duarte também elogiou o povo brasileiro que reuniu mais de 2 milhões de assinaturas para “minorar o subfinanciamento crônico” do Sistema Único de Saúde (SUS). A falta de recursos, segundo ele, tem levado dor, sofrimento, angústia, exclusão e, até mesmo, mortes desnecessárias a grande contingente da população brasileira. “A nossa população não merece tanta desconsideração e queremos que a necessidade básica e fundamental deste povo seja definitivamente priorizada pelo conjunto do Estado, incluindo a sociedade, políticos e todas as instâncias de governo”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido