Menu

Marcus Viana comemora performance da educação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed


Há 14 anos Rio Branco amargava o último lugar entre as capitais brasileiras na medição feita pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação (MEC). Agora, a Capital do Acre está em quinto lugar. O prefeito Marcus Viana (PT), agradeceu aos professores e diretores das escolas pelo desempenho da educação municipal durante um evento que aconteceu, nesta quarta, 10, no auditório do SENAC. O vice-prefeito e secretário de educação Márcio Batista e o presidente da Câmara, vereador Roger Correa (PSB), também falaram para o conjunto de trabalhadores da educação municipal.

Publicidade

O prefeito destacou, principalmente, a parceria entre o município, o Estado e o Governo Federal. “Sozinho ninguém faz nada,” ressaltou. Marcus também lembrou que o crescimento educacional da Capital começou na gestão anterior. “Essa é a sequência de um trabalho que iniciou com o ex-prefeito Angelim (PT) e que, agora, estamos podendo comemorar os resultados,” disse ele.


Educação: a política mais importante


unnamed (1)


 


Mas Marcus Viana agradeceu, sobretudo, aos trabalhadores da educação pela conquista. “Tudo isso se deve, principalmente, ao esforço dos professores, diretores e de todos os profissionais que trabalham nas escolas. E também dos pais e alunos. Hoje, fiz questão de agradecer em algumas escolas porque o nosso desempenho foi muito bom. Atualmente Rio Branco é considerada pelo MEC a quinta melhor do país. Por isso, temos que agradecer muito aqueles que estão nos ajudando a fazer um ensino de qualidade que prepara as nossas crianças e jovens para enfrentarem a vida. A educação é a mais importante das nossas políticas. Agora, a nossa responsabilidade é muito maior porque atingimos um nível elevado, mas temos que melhorar cada vez mais para garantir o futuro dos nossos alunos,” salientou o prefeito.


O conjunto de fatores que garantem o sucesso


O prefeito da Capital enumerou as transformações que aconteceram nos últimos anos de gestão que garantiram o crescimento do índice da educação de Rio Branco no plano nacional.  “Quero destacar a melhoria da estrutura das escolas e a merenda escolar. Rio Branco tem sido seguidamente premiada pela sua gestão da merenda. O trabalho de formação continuada dos professores e a atenção com os alunos em sala aula. Atualmente nós temos uma coordenação pedagógica em cada uma das escolas para acompanhar o desempenho escolar. Então, esse conjunto de fatores no final nos orgulha de ser a quinta capital do país. Isso demonstra que estamos no rumo certo porque a nossa educação está avançando. Saímos de uma posição muito ruim para disputarmos os primeiros lugares,” afirmou Marcus.


Investimento na formação de professores


O secretário Márcio Batista também ressaltou os principais pontos que levaram Rio Branco ao sucesso na avaliação do IDEB.  “Isso faz parte de um programa de educação continuada que é o nosso principal fundamento que fez com que a educação tivesse se elevado nos indicadores de qualidade. Nós achamos que os professores terem nível superior é o ponto de partida, mas não o ponto de chegada. É importante que estejamos permanentemente motivando os nossos profissionais ao longo do ano letivo para ter uma qualificação na sala de aula. Mas vale ressaltar que foi nos últimos dois anos que tivemos o maior crescimento nacional entre as capitais,” disse Batista.


Rio Branco a frente de grandes centros

Publicidade

unnamed (2)


O IDEB mostrou ainda que a qualidade de educação na Capital do Acre foi melhor avaliada do que outras importantes capitais brasileiras.  “Ficamos atrás de capitais que têm orçamentos mais expressivos. Mas estamos a frente de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e todas as capitais do Nordeste. Isso é motivo de orgulho, de responsabilidade e a certeza da validade dos investimentos na melhoria da infraestrutura das nossas escolas. A nossa sociedade cobra uma educação de qualidade e provamos que estamos conseguindo dar uma resposta satisfatória,” concluiu o secretário.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido