Menu

Agricultores reclamam que foram enganados com reservas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

marcio_01


“O PT enganou a todos nós agricultores do Acre com essa história de reserva, amarrou todo mundo e o resultado foi a que quase passamos fome com a enchente do rio Madeira”, disse o agricultor Raimundo Maciel ao candidato ao governo do Acre, Márcio Bittar (PSDB) e ao candidato ao Senado, Gladson Cameli (PP), em reunião na sua casa, na Variante, na estrada velha de Brasiléia.

Publicidade

A revolta do colono seria um retrato dos anseios de agricultores da região do Alto Acre, que se reuniram com os candidatos da coligação Por uma Acre Melhor, no Ramal Mato Grosso, perto do rio Chipamano, na fronteira com a Bolívia. Mais de 300 colonos participaram da reunião na sede de uma associação rural. Os produtores se dizem “massacrados pelos governos recentes”.


Os agricultores dizem que, além de “enganar ao povo com história de reservas, o governo do PT ainda imprimiu um ritmo alucinante de perseguição aos agricultores, aplicando contra eles multas pesadas, algumas impagáveis. Para Marcio Bittar, “quem manda é o governo, que não permite isso, não permite aquilo, e ainda chega aqui para agredir vocês com multas”.


Marcio Bittar disse que vai voltar a fazer aquilo que já exista como plano de governo há 25 anos, quando Flaviano Melo era governador do Acre. “Vamos mecanizar a terra, distribuir semente selecionadas e dar assistência técnica para as pessoas produzirem para comer e para vender. Vamos garantir a compra de parte dessa produção, para a merenda das escolas e refeições nos hospitais”.


O candidato disse que, se for eleito, vai perdoar todas as multas aplicadas pelo Imac. As multas do Ibama irá negociar com o governo federal. “As pessoas precisam de uma chance para reiniciar suas vidas nas suas terras e eu vou anistiar as multas e incentivar as pessoas a produzirem. Falo daquilo que conheço, porque nasci na zona rural e me criei lá”.


Segundo Marcio Bittar, a crueldade do PT começou pelos acordos para não desmatar, sem assegurar nenhum benefício em troca disso. “Somos marginalizados se derrubamos uma capoeira, mas o PT não pensou em nenhuma compensação por isso. Deixou os agricultores a mercê de sua própria sorte, tentando enganar a todos com essa história furada de florestania”, finaliza.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido