Menu

Pesquisar
Close this search box.

Escândalo dos grandes

A VEJA veio jogando o ex-governador Eduardo Campos (por tabela a Marina terá que se explicar), a presidente Dilma e o ex-presidente Lula num lodaçal de denúncias, feitas ao MP numa delação premiada, pelo dirigente da Petrobrás que está preso, acusado de uma série de corrupções. O Aécio Neves (PSDB) ficou fora. Já Marina, Dilma, Lula, estão no olho do furacão.


Outro lado da moeda
Quem me liga é o ex-deputado N.Lima para pedir uma correção, em nota da coluna: “Luiz Carlos, o Juracy Nogueira nunca coordenou minhas campanhas, era eu que lhe elegia”.


Mudou o cenário
Senador Guiomard tem novo cenário com a entrada do candidato a Federal Neto Ribeiro (PP), na campanha: apoiado pelo ex-prefeito e tio Celso Ribeiro, Neto terá muitos votos no reduto.


Não é o mesmo
O PCdoB já não é mais o mesmo. O prefeito de Capixaba, Vareda (PCdoB), apóia a candidatura do deputado Eber Machado (PSC) a deputado estadual, prejudicando a legenda do PCdoB.


Precisa se informar
O candidato ao governo, Márcio Bittar (PSDB), deve estar sem assunto. Insiste em atacar o secretário Volvenar Carmargo, que nem denunciado foi no G-7, rotulando-o de “condenado”.


Demitir o marqueteiro
Caso a orientação seja do seu marqueteiro, melhor é o Márcio Bittar lhe demitir. Como é que alguém que disputa o governo busca a polarização com quem não é candidato a nada?


Nova pesquisa
Uma nova rodada de pesquisa deverá estar sendo publicada neste domingo, com números atualizados e que refletem o momento eleitoral de menos de um mês para a eleição.


Primeiro turno
Todas as pesquisas publicadas até o momento pelos institutos DELTA, Vox Populis e IBOPE, nos principais municípios, Tião Viana (PT) aparece sempre ganhando, folgado, no primeiro turno.


Festa da democracia
Eleição é a festa maior da democracia, onde o eleitor é o ator principal, porque é quem elege. Por isso vejo como uma restrição à manifestação popular essa proibição dos bandeiraços.


Dá para dizer
Após assistir os programas eleitorais até aqui produzidos para os quatro candidatos ao governo dá para se afirmar que não estão tendo nenhuma influência no processo eleitoral.


 


Sem peso para mudar
O que pode mudar a atual intenção do eleitorado é a campanha na rua, fora isso é bobagem.


Consolidados
Pelo que tenho visto, ouvido muito, existem três candidatos a deputado federal com vagas, praticamente, consolidadas para deputado federal, na FPA: Angelim, César Messias e Sibá.


Junto e embolado
As duas outras prováveis vagas a serem conquistadas pela coligação da FPA serão disputadas sem favorito, por pelo menos cinco candidatos. É difícil entre os cinco apontar os dois nomes.


Estrago no ninho tucano
A deputada federal Antonia Lúcia (PSC) fez um estrago no ninho do PSDB. Três prefeitos do PSDB lhe apóiam: Marcinho (Xapuri), Betinho (Assis Brasil) e André Hassem (Epitaciolândia).


Continua candidato
Em que pese o vendaval de denúncias feitas por um Pastor da sua denominação religiosa, a Igreja Quadrangular, o deputado Denilson Segóvia (PEN) manteve a sua candidatura.


Só o normando
Procuro ouvir opiniões diversas, antes de publicar uma nota. E por mais que pergunte, ninguém crê que a coligação DEM-PMN-PV fará um Federal. Só o Normando Sales (DEM).


Craque no papo
O Normando é bom no papo. Pegou uma pesquisa da PHOENIX, cuja história conhece, levou para o presidente do DEM, Agripino Maia, e conseguiu grana para campanha do Tião Bocalon.


Não sei se é coincidência
O certo é após a vinda desse repasse, a campanha do irmão do Normando Sales (PV), Nelson Sales (PV), voltou pegar vento em Sena Madureira. Nelson Sales será deputado, pode anotar.


Torneira fechada
O desfecho é que não foi bom. Um amigo do Acre do Agripino Maia ligou e lhe relatou a real situação de Tião Bocalon nas pesquisas, longe da ponta, e Agripino, bravo, fechou a torneira.


Dr. Jeferson
Quem também tem uma campanha redonda e o Dr. Jeferson (PRB), que está numa coligação de nanicos onde é um dos mais fortes, e por isso, um sério candidato à Aleac.


Meta da Leila
A meta da candidata a deputada Leila Galvão (PT), que na verdade se chama Leila Moreira, é se eleger é ter o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, como alvo para ataques na Aleac.


O jogo será pesado
O prefeito Everaldo e o Aldemir Lopes trabalhem dobrado para derrotar a Leila Moreira (Galvão), entrem no seu reduto com força, ou vão sofrer ataques brutais se ela se eleger.


Não será por isso
Caso o Idésio Frank (PT) não ganhe uma vaga na Câmara Federal (tem boa chance), não será por falta de mobilização. Dos candidatos a Federal, o Idésio é quem mais anda e faz reuniões.


Mais peso político
De todos os prefeitos do PSDB, o que tem mais prestígio político com os eleitores, é o James Gomes (PSDB) de Senador Guiomard, por não ser um prefeito que vive em gabinete..


O choro é livre
Será publicada hoje mais uma nova rodada de pesquisa do instituto de renome nacional, o VOX POPULIS, com os quadros para governador e senador. São números atuais. Se briga com pesquisas fajutas, feitas sob encomenda, mas não se briga com pesquisas sérias como as da VOX. Não creio em mudança nas posições. Não houve um fato novo. Se deve ficar atento ao resultado colhido porque estamos e menos de um mês da eleição. Quem não aceitar, chore.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.