Menu

Ricciardo vence mais uma na temporada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A tradicional pista de Spa-Francorchamps recebeu, neste domingo, a 12º etapa da temporada de F1. Além do seu charme, a pista belga conheceu o único piloto a desafiar a hegemonia das Mercedes no campeonato. Com o triunfo de hoje, o driver australiano somou sua terceira vitória na temporada.


Em quinto no grid, o jovem australiano largou despretensiosamente, observou de longe a briga interna entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton (que, logo no início da prova, sofreu com um toque do seu companheiro de equipe), e foi escalando até assumir a dianteira da prova. Assim foi até a bandeira final.

Publicidade

Quem cruzou a linha de chega na segunda posição foi Nico Rosberg. O driver germânico tinha feito a pole mas largou mal e foi superado por Hamilton na primeira curva, na sequência, perdeu a segunda posição para Vettel, que após um erro devolveu o P2 para o compatriota.


Valtteri Bottas foi o terceiro piloto a cruzar a linha de chegada no traçado belga. Com o resultado de hoje, o piloto finlandês contabiliza o quarto pódio na temporada. Festa nos boxes da Williams. Ruim mesmo foi Felipe Massa. Largando na nona posição, o brasileiro foi surpreendido por algo preso no assoalho do seu carro. Um agravante que dificultou a performance na pista. Resultado: 13º lugar para o brasileiro.


vencedor_01


A corrida:


Depois de uma longa espera, as emoções da Fórmula 1 estão de volta. Entramos no 12º GP da temporada. No lendário traçado de Spa-Francorchamps, e como virou rotina nessa temporada, tivemos as Mercedes alinhadas na primeira fila com Nico Rosberg fazendo a sétima pole no ano, a quarta seguida. No P2, o carro de Lewis Hamilton. Na terceira posição, Vettel e Alonso. Na sequência, Ricciardo, Bottas, Magnussen, Raikkonen, Massa e Jenson Button.


Com a pista liberada para a volta de apresentação, a expectativa girava em torno da briga entre Rosberg e Hamilton pela dianteira da prova. A tensão tomava conta do grid quando o carro de Alnoso ficou parado na largada da volta de apresentação. Os mecânicos correram e colocaram o carro pra funcionar. Com a luz verde acionada, o piloto alemão não conseguiu sustentar a ponta. Largando mal, Nico caiu para a terceira posição e foi superado por Hamilton e Sebastian Vettel, que passou reto e cedeu a segunda posição para Rosberg.


Na sequência, volta de número três, Nico tentava retomar a liderança da prova quando, involuntariamente, tocou no pneu traseiro esquerdo de Hamilton, que furou. O alemão também perdeu um pedaço da asa dianteira mas continuou na prova por mais algumas voltas sem precisar parar.


A liderança no traçado belga seguia nas mãos de Rosberg, que perdeu rendimento devido a asa quebrada. Hamilton conseguiu chegar nos boxes e voltou para a pista com compostos mais duros.


A primeira volta mais rápida do dia foi de Bottas: 1min56s094. Ainda no começo da prova, os primeiros a abandonar a disputa foram o estreante André Lotterer e Pastor Maldonado.


Quando Rosberg finalmente entrou nos boxes para trocar sua asa dianteira, Daniel Ricciardo assumiu a ponta em Spa-Francorchamps. Nico retornou para a pista na 15ª posição.

Publicidade

Com dez voltas completadas, o top-10 formava com: Ricciardo, Vettel, Bottas, Alonso, Magnussen, Button, Kvyat, Hulkenberg, Vergne e Sutil.


Por ter atrapalhado a volta de apresentação, Fernando Alonso recebeu uma penalidade de stop and go de 5s. O engraçado foi um possível pedaço do composto de Hamilton preso em uma das antenas do carro de Rosberg. O alemão tentou tirar mas não conseguiu.


Grande destaque do início da corrida foi Kimi Raikkonen, que venceu em Spa por quatro vezes (2004, 2005, 2007 e 2009). O driver da Ferrari seguia na cola de Ricciardo, líder da prova.


A briga entre Bottas, Rosberg e Vettel foi intensa. Na quinta posição, o driver finlandês, manteve a busca constante do P4 ocupado por Nico. E sem tomar conhecimento dos carros da Mercedes, o piloto da Williams ultrapassou facilmente o líder da temporada. Agora, a perseguição era contra Vettel.


Com 20 voltas completadas, Ricciardo iria tomando conta da corrida até esse ponto. Com 4s1 de vantagem para o segundo colocado, Raikkonen, que tinha 3s6 de vantagem para Vettel, que se defendia de Bottas.


Nessas 20 voltas, os dez primeiros eram: Ricciardo, Raikkonen, Vettel, Bottas, Magnussen, Alonso, Button, Pérez, Kvyat e Rosberg.


Voando na pista, Nico Rosberg segue mostrando toda potência dos motores da Mercedes. Com a ultrapassagem feita em Jenson Button, o driver alemão já era o quinto colocado. A sorte é que ainda faltam outros pilotos a sua frente fazer a segunda parada nos boxes.


Rosberg já passava por Fernando Alonso e assumia a terceira posição. No entanto, o alemão teria que andar muito para alcançar o líder, que tem 25s de vantagem.


Sobre a situação de Felipe Massa na corrida, informações davam conta que o piloto brasileiro tinha uma estrutura de kevlar de outro carro preso em seu assoalho. Apenas no segundo pitstop, o time da Williams conseguiu limpar o bólido de Felipe. Com isso, a performance poderá melhorar um pouco.


Com a entrada de Bottas nos boxes, Rosberg reassumia a segunda posição e partia em busca do líder da prova. Disputa ingrata para o alemão da Mercedes, já que Ricciardo foi o único piloto do grid que desafio as Mercedes. A distância entre os dois é de 3s3.


Diferentemente do seu companheiro, Hamilton seguia em Spa na 16º posição. É certo afirma que o toque com Rosberg não danificou somente o seu composto.


Pelo rádio, a equipe Mercedes avisa a Nico que ele ainda pode vencer a corrida na Bélgica. Andando mais rápido que o australiano, Nico seguia 0s036 segundo mais rápido. A diferença continua em 3s3.


Com 35 giros completos, os dez primeiros eram: Ricciardo, Rosberg, Raikkonen, Bottas, Vetttel, Magnussen, Alonso, Button, Pérez e Kvyat.


Com o retorno de Rosberg aos boxes, a briga pelo primeiro lugar no pódio ficou mais distante para o germânico. Com oito voltas para o final da prova, a vantagem de Ricciardo é de 20s. Mesmo assim, o alemão continuava fazendo suas voltas rápidas (1min50s511).


Com a primeira posição já resolvida, o duelo entre pela quinta posição era agitada. Alonso tentava a todo custo ultrapassar Magnussen, que se defendia bravamente dos ataques do ferrarista.


No duelo entre finlandeses, Valtteri Bottas levava a melhor sobre Kimi Raikkonen. Em quarto, o piloto da Williams perseguia seu quarto pódio na temporada. E não teve demora, Bottas ultrapassava sem dificuldades por seu compatriota.


A Mercedes chama Hamilton para os boxes. Fim de prova para o britânico e o clima fica pesado dentro dos boxes da equipe.


Ao fim de 44 voltas em Spa-Francorchamps, Ricciardo provou ser o único piloto a desafiar as Mercedes. Com o primeiro lugar no traçado belga, o driver da Red Bull soma a sua terceira vitória na temporada. Em segundo lugar cruzou o carro da Mercedes guiado por Nico Rosberg. Em terceiro, Valtteri Bottas. O brasileiro Felipe Massa foi apenas o 13º colocado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido