Menu

Famílias da Cidade do Povo prometem fechar a BR 364 em protesto

unnamed (1)
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mulheres prometem juntar comunidade e fechar a BR 364 caso o problema não seja resolvido.

As primeiras famílias que mudaram para a Cidade do Povo em maio deste ano prometem fechar a BR 364 caso o governo do Acre não resolva os problemas cadastrais junto à Caixa Econômica Federal. Quem assinou contrato com o Banco do Brasil e foi contemplado com uma casa ainda não recebeu o cartão Minha Casa Melhor que dá direito até R$ 5 mil de crédito para comprar móveis e eletrodomésticos e pagar em até 48 meses. A maior reclamação é do jogo de empurra-empurra entre as instituições responsáveis pelo programa.

Publicidade

“Vamos à Caixa ai eles dizem que o Banco do Brasil ainda não enviou o cadastro. Vamos ao Banco do Brasil e eles dizem que não tem nada com isso. Vamos fechar a BR para aparecer alguém responsável”, disse Girlei Lima da Silva.


Girlei lidera o movimento formado em sua maioria por mulheres que exige o benefício prometido pela presidente Dilma Rousseff e que deveria ter sido entregue no máximo em 60 dias.


Luziele da Silva Barros conta que perdeu todos os seus móveis durante a alagação e que até hoje dorme em um colchão no chão porque não tem cama. O mesmo sofrimento vem passando o senhor Sebastião de Souza. Aos 66 anos, ele dorme no chão. Fez questão de mostrar a sala vazia e os móveis que guardam uma triste recordação na vida da família.


Seu Sebastião mostra a sala vazia e os móveis velhos do tempo da alagação. Ele também não recebeu o cartão da Dilma

Seu Sebastião mostra a sala vazia e os móveis velhos do tempo da alagação. Ele também não recebeu o cartão da Dilma

“O que restou desse passado difícil ainda está aqui, mas prometeram que a gente se livraria de tudo, teríamos móveis novos. Até hoje durmo no chão. Isso é injusto, porque garantiram?”, questionou seu Sebastião.


Caso o problema cadastral dos moradores ainda não contemplados não seja resolvido, eles prometem fechar a BR. Além do cartão Minha Casa Melhor, eles reclamam da péssima qualidade da água distribuída na Cidade do Povo, da falta de professores na escola improvisada e de pouco ônibus na linha.


“Pela manhã tem briga pra ver quem entra e quem fica nas paradas de ônibus”, disse Ezilândia Silva Rocha.


O OUTRO LADO:
Na tarde de ontem, o gerente Djalma Gadelha atendeu a reportagem. Explicou que a competência do Banco do Brasil vai somente até a assinatura do contrato e que a Caixa Econômica é quem emite o cartão Minha Casa Melhor.


“Depois de formalizados, os contratos são enviados através do sistema para a Caixa Econômica Federal. Ai termina a nossa participação no programa”, esclareceu.


No final da tarde, a gerente administrativa da Caixa Econômica no Acre, Rosane Kelly, prometeu oferecer suporte para as famílias que estão enfrentando problemas cadastrais ao acessar o sistema.

Publicidade

“Elas devem nos procurar com o contrato em mãos, se der algum problema no sistema a superintendência vai dar suporte para liberar os cartões”, disse Kelly.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido