Menu

Pesquisar
Close this search box.

O apoio dos prefeitos pode ser um “presente de grego”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Vejo os candidatos se digladiando para anunciar que o prefeito X ou Y está apoiando a sua candidatura, seja a governador, senador ou deputado federal. Mas isso é uma faca de dois gumes. Em tempos de “vacas magras” nas prefeituras de todo o Brasil alguns gestores estão com o “filme queimado” com a população dos seus municípios. Esses apoios ao invés de ajudar acabam é prejudicando. Já dizia o velho ditado: “me diga com quem andas e te direi quem és”. Colar a imagem a quem está mal avaliado é um verdadeiro tiro no pé. Prova disso foram as eleições de 2010. Tião Viana (PT) ganhou em quase todas as prefeituras de oposição. E Bocalom foi campeão de votos em Rio Branco e no Alto Acre onde predominavam as gestões petistas.


Quem importa
Da nova safra de prefeitos Marcus Alexandre (PT) de Rio Branco e Vagner Sales (PMDB) de Cruzeiro do Sul ajudam com certeza. Entre os outros 20 gestores municipais é preciso separar bem o joio do trigo para não comprar gato por lebre.

Anúncios


Hipervalorizados
Fiquei sabendo que algumas lideranças comunitárias de Rio Branco e Cruzeiro do Sul andam pedindo verdadeiras “fortunas” para empenharem apoio a candidatos. Isso é outro tiro no pé. A maioria dos presidentes de bairros são eleitos burocraticamente e não representam efetivamente a comunidade.


A hora do calote
Um amigo que tem uma pequena agencia de publicidade me confidenciou o seguinte: “tem candidato gastando o quê não tem.” Esse é um sintoma claro de que programadores visuais e gráficas têm grandes chances de levarem calote.


A pão e água
A choradeira entre os pequenos partidos da FPA é grande. Muito prometido e pouco entregue. Quem pensava que faria campanha e ainda sairia com “algum” no bolso se deu muito mal. Até agora só viram o bonde passar sem parar.


Retaliação
Segundo a minha fonte alguns candidatos a deputado estadual dos “nanicos” não estão pedindo votos para os majoritários da FPA. Isso sempre acontece em começo de campanha. Mas quando chega na reta final a “verba” aparece e tudo muda.


Preconceito forte
Que a deputada federal Antônia Lúcia (PSC) é vítima de preconceito, principalmente, por parte das mulheres é óbvio. Acho que chegou a hora de tratarem a parlamentar com respeito pelo menos ao cargo que exerce.


Lenda urbana
Criaram uma imagem de Antônia Lúcia forjada em boatarias e estereótipos. Na minha avaliação, ela está fazendo um mandato com foco. Eu mesmo confesso ter tido preconceito da deputada. Mas não posso negar o que vejo. E não estou interessado na vida pessoal de ninguém.


Muita calma nessa hora
No “estranhamento” entre Antônia Lúcia e Márcia Bittar no palanque do Aécio Neves (PSDB) faltou bom senso. Claro que os candidatos queriam aparecer ao lado do presidenciável. Tem horas que a gente precisa deixar o touro passar para não levar uma chifrada no bucho.


Não pega
Decididamente questões pessoais não interessam ao eleitor. Se alguém pegou chifre ou é homossexual enrustido é problema de cada um. O que importa para a população é se o cidadão ou a cidadã têm capacidade de realizar um bom trabalho.


Previdente
Estive pensando! O candidato ao Governo Márcio Bittar (PSDB) acertou em não colocar a sua esposa como candidata a deputada federal. Se isso tivesse acontecido os problemas que enfrentaria com as “ciumeiras” naturais entre candidatos seriam enormes.


Vou de “magrela”
Os lojistas que têm bicicletas para vender em Rio Branco estão felizes. Com as cicleatas da FPA e o uso do veículo para se colocar caixas de som para propaganda eleitoral a venda do produto aumentou muito.


Receita infalível
Parece que ter farmácia é um bom começo para quem quer fazer sucesso na política do Acre. Chico Viga (PTB) se elegeu com a força do seu sogro, um farmacêutico popular em Rio Branco. Em Cruzeiro do Sul, Josa da Farmácia (PTN) poderá surpreender.


Questão de coerência
Quem não quiser encontrar o candidato a vice-governador Henrique Afonso (PV) vá à procissão de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, no próximo dia 15. Desde que se converteu ao evangelismo Henrique não participa do ato religioso.


Convicção
Nem mesmo, em 2004 e 2012, quando foi candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul Henrique apareceu no Novenário. Para ele, os votos que poderia conseguir participando da festa religiosa não compensam a “traição” às suas convicções.

Anúncios


Sobe e desce ladeira
A candidata a vice da FPA, Nazaré Araújo (PT) andou esses dias por Cruzeiro do Sul, terra do seu pai, o ex-governador José Augusto. Nazaré tenta criar uma identificação com a população da cidade e redescobrir suas raízes.


“Rainha” do ribeirinhos
Por outro lado, a candidata a vice da Aliança, Antônia Sales (PMDB) prepara mais uma incursão pelos lugares mais isolados do Juruá. Entre os ribeirinhos da região Antônia Sales é uma unanimidade. Sempre esteve presente, seja ano de eleição ou não.


Peregrinando pelos votos
O Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, encerra-se na próxima sexta, dia 15, com uma gigantesca procissão pelas ladeiras da cidade. Em ano eleitoral praticamente todos os candidatos vão pedir a bênção da Santa Padroeira do Juruá. Sem falar nas equipes de filmagens dos programas eleitorais que se posicionam nos morros de Cruzeiro para pegarem as melhores cenas dos seus candidatos. Todos querem aparecer na TV com ares de devoto e santo. Mas um aviso: a população de Cruzeiro do Sul sabe quem são os políticos que aparecem todos anos para a procissão. Os outros que chegam só em época de eleição nem sempre são bem vistos pelos cruzeirenses.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido