Menu

Pesquisar
Close this search box.

Chuva de meteoros acontece hoje e será visível a olho nu

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após a “superlua” que abrilhantou o céu neste domingo (10), hoje acontece um novo espetáculo celeste: chuva de meteoros anuais. A chuva é mais visível no hemisfério Norte, onde a constelação de Perseu aparece mais alta no céu.


No nosso lado do equador também é possível vê-la, mas quanto mais para cima no mapa, melhor. Ou seja, as regiões Norte e Nordeste têm melhores condições do que as do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Anúncios


A expectativa dos astrônomos é uma taxa de 34 a 60 meteoros por hora no Norte e no Nordeste. No Sudeste e no Centro-Oeste, as aparições são mais modestas — entre 6 e 10 meteoros por hora. E no Sul, não se pode esperar mais que 4 a 7 meteoros por hora.


O ideal para assistir o fenômeno é procurar um lugar escuro, longe da poluição luminosa das grandes cidades, com o horizonte livre.


Em São Paulo, a chuva aparece no horizonte somente de madrugada, entre 1h00 e 2h00. Porém, segundo os astrofísicos, por causa da claridade da Lua Cheia, o efeito da chuva de meteoros será um pouco menor dessa vez.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido