Menu

No Rio 2016 futebol brasileiro pode ter outro vexame

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Brasil perdeu todas as últimas edições de torneios importantes de seleções principais e de base que disputou. O fato é raro e aponta que o planejamento divulgado pela CBF esta semana para a seleção, até os Jogos Olímpicos no Rio em 2016, tem tudo para levar o País a mais um vexame no esporte.


Esperava-se um calendário que se priorizasse a renovação e a convergência na busca de títulos. Mas a criarão de duas seleções – a principal e a que disputará a Olimpíada em 2016 -, com agendas distintas, privilegia a dispersão e o excesso de jogos.

Publicidade

A equipe que o torcedor brasileiro espera na Copa de 2018 deve ser recheada de novos talentos. Mas de onde virão esses craques? Parte, com certeza, sairá de seleções de base e olímpica (que só tem jogador sub 23; somente três atletas com mais de 23 anos podem ser chamados).


Na Copa América do ano que vem era a chance de se reunir esse novo grupo, valorizar o jogador recém-profissionalizado, dar-lhe experiência para 2016 – e, quem sabe, conquistar o tão sonhado ouro olímpico e no Brasil -, chegando a Copa do Mundo da Rússia em 2018 em alto nível, com experiência e sem chororô.


Nesse contexto, a proposta da CBF de ter uma seleção principal e outra visando às Olimpíadas nada mais é do que perda de tempo e falta de foco.


O Brasil não ganhou nenhum torneio importante de seleções de base nos últimos tempos. Prova que precisa investir nisso para construir equipes mais sólidas para atender torneios internacionais top.


O último título do Brasil na Copa do Mundo Sub 20 foi em 2011 – em 2013 não ficamos nem entre os quatro finalistas. Já na Copa do Mundo Sub 17, a última vez que a seleção ganhou na categoria foi há mais de dez anos: 2003.


No Sul-Americano sub 15, o Brasil não ficou nem entre os quatro primeiros em 2013. A seleção já tinha sido três vezes campeã do torneio no passado (2011, 2007, 2005). No Sul-Americano sub 17 de 2013, a seleção ficou em quarto. O Brasil já tinha ganhado 10 vezes o torneio anteriormente.


No Sul-americano sub 20, a última vitória brasileira foi em 2011. Em 2013, no mesmo torneio, realizado na Argentina, o Brasil não conseguiu ficar entre os quatro.


A Copa América de 2011 que a seleção principal participou foi um fiasco: foi eliminada nos pênaltis nas quartas pelo Paraguai. No torneio olímpico de 2012, perdemos a final contra o México num jogo apático dos brasileiros.


Nos Jogos Pan-americanos, o Brasil não conquista o ouro desde 1987. A última vez que foi a final foi em 2003, contra a Argentina. Nas duas últimas edições (2007 – edição esta realizada no Rio – e 2011) não ficou entre os quatro primeiros. O Brasil costuma mandar categorias de base a este torneio.


O problema não é só na seleção principal…

Publicidade

 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido