Menu

Pesquisar
Close this search box.

Entrando na batalha eleitoral sem capa e nem espada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Mestre Jesus aconselhou uma vez aos seus discípulos:
“Quem não tiver espada venda a sua capa e compre uma”.
Numa disputa eleitoral as armas de um candidato são os instrumentos de marketing como cartazes, jingles, programas de rádio e TV e tudo aquilo que facilite a chegada da sua mensagem aos eleitores.
Conversei com o candidato ao governo Bocalom (DEM) e indaguei sobre o visual da campanha dele. Minha argumentação foi que a FPA já estava presente às ruas com cartazes, galhardetes, placas e quando a dele iria pra rua. Com sinceridade Bocalom respondeu.
“Não vou investir em visual de campanha. Em 2012, na disputa da prefeitura da Capital gastamos um horror de dinheiro para que arrancassem as nossas placas. Fiquei endividado por uma coisa que não deu o resultado esperado. Prefiro o corpo a corpo com os eleitores que vão perceber que esse tipo de campanha com placas e cartazes denota o poderio econômico dos meus adversários” .


Coluna_in_novo


A guerra das mudanças
Pelo menos em um ponto as quatro campanhas para governador do Acre coincidem. Todos os candidatos propõe mudanças. Mesmo Tião Viana (PT) que representa um grupo que está há 16 anos no poder fala “em boas mudanças”.

Anúncios


Quem representa mais a oposição
Entre Márcio Bittar (PSDB) e Bocalom a batalha será para convencer qual dos dois é o mais oposicionista. E, portanto, quem poderá fazer as mudanças que o eleitorado insatisfeito com as gestões da FPA desejam.


Nem um e nem outro
Antônio Rocha (PSOL) deverá seguir a linha doutrinária nacional do seu partido. Para o PSOL nem PT e nem PSDB representam os anseios de transformações da sociedade. Eles consideram os dois partidos de centro, um mais a esquerda e o outro mais a direita.


De táxi é melhor
Durante uma reunião com militantes de um partido pequeno a candidata ao Senado Perpétua Almeida (PC do B), segundo um participante, teria dito que sempre que pode anda de ônibus. Enquanto seus adversários preferem usar carros de luxo.


Perguntar não ofende
Com todas as verbas indenizatórias da Câmara Federal e com a agenda apertada de uma deputada federal não seria melhor alugar um carro? Cumprir compromissos durante um mandato ou uma campanha andando de ônibus é complicado.


Batalha dos cifrões
Uma coisa que já sei que não pega para o eleitor é essa história de qual candidato é mais rico e qual o mais pobre. Seja para o Governo ou o Senado quem quiser entrar nessa vai perder tempo. O eleitor não é bobo e sabe que quem está numa campanha majoritária é porque tem recursos financeiros.


Questão de lógica
O postulante que quiser se passar por “coitadinho” estará dando um tiro no pé. A sabedoria popular costuma fazer a seguinte leitura: “se fulano ou beltrana não tem nada é porque está entrando na disputa para se dar bem”.


Vale mais o bom senso
Pelo menos duas das três geradoras de TV dos programas eleitorais gratuitos declararam ao TRE-AC não terem condições técnicas para a tarefa. Na realidade, quem é da área sabe que apenas a TV Acre e a TV Gazeta possuem recursos adequados para gerar a programação eleitoral para todo o Estado.


Maleabilidade
Com o laudo técnico em mãos o TRE-AC deveria atender as coligações e ponto final. Utilizar as emissoras que podem garantir qualidade ao trabalho das produtoras. Tem gente que já não gosta de assistir essa programação e se a geração for ruim a coisa fica ainda pior.


Muito barulho por nada
Apenas 60% dos acreanos terão acesso à programação eleitoral pela TV. Rio Branco e os municípios próximos e Cruzeiro do Sul. No resto do Estado, por falta de programação local, as pessoas utilizam as antenas parabólicas.


Nas ondas do rádio
A única mídia que efetivamente alcança até os grotões mais escondidos do Acre é o rádio. O acreano adora ouvir rádio. Até mesmo na Capital, nos bairros periféricos e nos carros, o rádio ainda é um veículo de comunicação muito importante. Fica a dica.


Novo campo de batalha
A popularização da internet no Acre também tornou a mídia considerável. Qualquer celular dá acesso aos sites de informação e às redes sociais. A internet deixou faz tempo de ser um veículo só das elites no Estado.


Endereço correto
O comitê do Bocalom que receberá, neste sábado, dia 9, a visita do presidenciável Aécio Neves (PSDB) fica na avenida Getúlio Vargas, próximo ao Pronto Socorro e, não na avenida Nações Unidas como a coluna tinha informado. O evento será às 18horas.


Comício Plural
Aécio também estará no Comício de Márcio Bittar e Gladson Cameli no primeiro grande comício da campanha, nas Quatro Bocas, na Baixada do Sol, às 19horas. As suas coligações de oposição deverão explorar a visita de Aécio nos seus primeiros programas de rádio e TV.

Anúncios


Debates em cena
O primeiro debate entre os candidatos ao Governo deverá acontecer na TV Juruá, no próximo dia 29 de agosto, uma sexta-feira. Nessa data estará acontecendo em Cruzeiro do Sul, a ExpoAcre Juruá. Assim o município deverá estar recebendo milhares de visitantes de todo o Estado, inclusive, da Capital. Isso aumenta a importância do bom desempenho dos candidatos que terão um debate que irá transpor as barreiras regionais. Também servirá de teste para os debates que acontecerão em Rio Branco mais próximos do dia da eleição.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido