Menu

Pesquisar
Close this search box.

Superintendente do HC reafirma que não falta medicamentos na Unidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O superintendente do Hospital das Clínicas do Acre, Carlos Eduardo Alves, recebeu a reportagem do ac24horas nesta quarta-feira, 5, nas dependências da Unidade de Saúde para esclarecer as últimas informações divulgadas dando conta que estaria faltando medicamentos e materiais de uso hospitalar. “Aqui tudo é transparente”, disse ao receber os jornalistas.


E de cara o gestor do HC volta a reafirmar que não existe a falta de medicamento e nem de materiais, e que o caso envolvendo a paciente Maria de Nazaré, 32, denunciado novamente por sua irmã, Maria de Jesus, “foi apenas uma falta de comunicação”.

Anúncios


Sobre a possível negligência, denunciada inicialmente pela família da paciente que alegou que após sete dias do pós-operatório, Maria de Nazaré, teria sido diagnosticada por uma infecção por falta de antibiótico, Carlos Eduardo relata que a medicação existia, mas não havia sido prescrita pela médica responsável pelo caso .


“Por se tratar de uma cirurgia limpa, a abdominoplastia é caracterizada pela retirada de pele, então a médica resolveu não prescrever antibiótico. Isso tudo depende da conduta do médico, tem médico que faz a prevenção com antibiótico e outros que não pedem por se tratar de uma cirurgia limpa. Ai em determinado momento deve ter tido algum descuido e quando foram ver, a paciente estava infectada”, explicou o superintendente.


FIQUE POR DENTRO
Família acusa Hospital das Clínicas de negligência
HC  nega falta de medicamento e afirma que vai investigar caso 
-Irmã de paciente desmente direção do HC


Carlos Eduardo _ farmacia HC_1000a


Acompanhado de seus assessores, Carlos Eduardo concedeu a entrevista andando pelos corredores do maior e mais completo hospital do Acre. Ele fez questão de mostrar a farmácia do HC e como é feito todo o procedimento de medicação para os pacientes.


< CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIÁ-LA


Segundo o gestor, nenhum dos medicamentos citados pela irmã da paciente está em falta. Ele pediu que a reportagem registrasse com fotos a farmácia e almoxarifado, aonde é guardado os medicamentos e os materiais de uso hospitalar.


“A questão de não ter a Neomicina foi uma falta de conversa. A enfermagem, quando ver no prontuário que precisa do medicamento, ela pode alegar que não tem, mas neste caso especifico, outro remédio que causa o mesmo efeito é aplicado sob orientação do médico. Com relação a antibióticos, de repente não tem determinado medicamento no hospital, não tem o especifico X, mas tem cerca de 11 que tem o mesmo efeito – princípio básico, os chamados similares. Então eu acredito que toda essa confusão deva ter sido causada por falta de comunicação”, relatou Carlos.


LEIA TAMBÉMCOLAPSO NA SAUDE
>>> Paciente de transplante renal denuncia que há 20 dias falta remédio para combater a rejeição do órgão, na rede pública de saúde do Acre


Com uma farmácia dentro do HC funcionando 24 horas, Carlos Eduardo afirma que mensalmente o Estado gasta cerca de R$ 700 mil somente com aquisição de medicamento para a Unidade de Saúde, mas que apesar de todo o “esforço”, a compra de medicamento passar por todo um processo burocrático, que vai desde a licitação, compra e distribuição dos itens. O gestor revelou que muitas vezes as grandes empresas farmacêuticas preferem vender para os grandes centros do que para o Acre, onde a demanda é bem menor.


“As vezes tem licitação de determinado item, que a empresa não tem interesse de entregar no Estado, mas ai tem o médico que só prescreve aquele medicamento, mas sendo que na nossa Farmácia temos vários que causa o mesmo efeito”, frisa o gestor.


O superintendente destacou que a paciente Maria de Nazaré se encontra bem e deve receber alta nas próximas semanas. “Eu disse para a irmã da paciente que o foco principal é resolver o problema da dona Maria e isso está sendo feito. Eu só posso dizer que tudo isso que aconteceu foi uma falta de conversa ou comunicação, mas que por parte da Diretoria tudo caminha normalmente”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido