Menu

Pesquisar
Close this search box.

Esgoto de casas entregues pelo governo está contaminado o Igarapé Judia, denuncia líder comunitário

Jacaranda_02


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente da Associação de moradores do Loteamento Jacarandá, Denis Clei Santos da Silva denunciou na terça-feira (5), que o esgoto das casas entregues pelo governo do Acre estaria sendo despejado em um córrego, contaminado as águas do Igarapé Judia, no Segundo Distrito de Rio Branco.


O líder comunitário afirma que a estação de tratamento de esgoto do Jacarandá não funciona. Ele disse que várias vezes conversou com servidores do Depasa. “O problema é ocasionado pela falta de uma boia que custa pouco mais de R$ 40. Os servidores pediram para denunciar, só assim o Depasa resolve”, diz Denis Clei.

Anúncios


A reportagem foi à localidade do córrego informado pelo líder comunitário. O local está tomado por água turva e fezes. O mal cheiro pode ser sentido de longe. Muitas poças de esgoto se formam na parte baixa da área verde. Mesmo com a suposta contaminação, crianças ainda brincam na localidade.


Jacaranda_04


Denis Clei denunciou ainda que as casas do conjunto estariam apresentado diversos tipos de problemas. “As casas foram construídas abaixo do nível da rua. Em alguns quintais, o esgoto retorna e empoça. Sem contar as rachaduras e os forros que estão caindo na cabeça dos moradores”, destaca.


Em tom de desabafo, ele disse que teria conversado com o prefeito Marcus Viana (PT) e teria negado apoio para novas eleições. “Fica difícil apoiar os projetos futuros do prefeito e do grupo político dele. Reivindicamos e não somos atendidos. Estou sendo obrigado a denunciar para tentar conseguir algum benefício”.


A equipe de ac24horas procurou a assessoria de comunicação do Depasa para falar sobre as denúncias de Denis Clei. Um assessor informou que teria que identificar qual seria a construtora responsável pelas obras do conjunto, para poder pedir a correção dos problemas técnicos detectados pelos moradores.


Jacaranda_08


A direção do Depasa informa ainda que “o sistema de esgotamento sanitário do Loteamento Jacarandá é composto de dois módulos de operação de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Compacta, com uma bomba para cada setor do Loteamento. Ambas as bombas apresentaram problemas”.


O Depasa destaca que uma das bombas foi reposta de imediato e segunda, foi realizado um processo licitatório para fazer a reposição. “O equipamento foi adquirido, entretanto o Depasa aguarda a sua chegada. Quanto às denúncias de contaminação do igarapé Judia, qualquer deficiência do sistema de tratamento só pode ser comprovada a partir de análise laboratorial da água do manancial”.


Jacaranda_06


Jacaranda_05


Jacaranda_09


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido