Menu

Pesquisar
Close this search box.

É Tempo de “trairagens”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar de ser um pequeno município do Acre, Senador Guiomard tem conseguido grande destaque durante as eleições. O mais recente acontecimento político que abalou o Quinari, como é conhecido, foi o bandeamento de lado da vice prefeita, a professora Branca (DEM), da oposição para a FPA. Em matéria publicada em jornal local, a integrante do Democratas aparece na fotografia de camisa vermelha, ao lado do governador Tião Viana (PT) acompanhada do deputado Jamyl Asfury (PEN), que também era anteriormente do DEM. O prefeito James Gomes (PSDB) lamentou o episódio. Por questões de fidelidade partidária, a vice-prefeita deveria apoiar o candidato de seu partido Bocalom (DEM), ao Governo. Mas parece que Branca ouviu o canto da sereia e seguirá com Viana no pleito.


Sem medo de ser feliz
A eleição é um jogo de poder. Só vence quem tem estrutura de campanha ou representa alguma novidade para o eleitorado. No Acre, o primeiro quesito tem se sobreposto demais ao segundo. Mas esperemos as novidades…

Anúncios


Alegria de campanha
O candidato a deputado estadual jornalista Salomão Matos (PP) promete desratizar a ALEAC, mas não tem um pau pra dar no gato. Ele tem feito uma campanha de protestos bem humorados nas redes sociais. O Saróca joga (bem) com a sua principal arma, a irreverência.


Realidade
Um dos maiores grupos gráficos de Rondônia está instalando uma filial em Rio Branco. Para não dizer que não falei das flores vale frisar que a iniciativa é cem por cento privada. Nenhuma moeda do poder público estadual.


Ainda virgem
Como ficou o projeto da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Senador Guiomard? Até agora nenhuma indústria seja de fora ou daqui se habilitou a utilizar a estrutura montada para transformar o Acre num Estado exportador.


Esperanças pós eleitorais
No entanto, nem tudo está perdido na ZPE. A Super Fruit uma empresa de capital italiano já tem toda a papelada em ordem para montar uma indústria de polpa de frutas por aqui. Mas se isso acontecer será apenas em novembro. Mas vale ressaltar que em quatro anos se esperava muito mais da ZPE.


Entraves realistas
Só um imbecil torceria por motivos políticos contra uma iniciativa que poderá gerar emprego e renda para os acreanos. Mas a realidade contrapõe o projeto. A Rodovia Transoceânica tem limitação de cargas, a energia do Acre é instável e a distância dos centros consumidores brasileiros é enorme.


Meio esquecido
O ex-deputado federal João Correia (PMDB) anda sumido. Depois de fazer a abertura da campanha da dupla Bocalom (DEM) e Henrique Afonso (PV) não se falou mais do João. Como não é candidato a nada parece que, por enquanto, vai ficar na dele.


Estilo próprio
Dado às polêmicas João está em silêncio. Na eleição de 2010 em que concorria ao Senado fez greve de fome. E quase melou a indicação de Fernando Melo como candidato do PMDB à prefeitura da Capital, em 2012.


Perseguido?
Mas parece que João está despertando aos poucos. Veja o que ele postou nesta terça, 5, nas redes sociais: “Não foi política. Sei que em várias instituições arroladas e afetadas no debate político que empreendi ficaram cicatrizes e tenho sido acossado pela sanha de vingança.”


Questões morais
A tropa comunista nas redes sociais da candidata ao Senado Perpétua Almeida saiu em sua defesa. Setores evangélicos a acusam de ser a favor do aborto. Os militantes garantem que isso não é verdade. E Perpétua anda tentando se conciliar com os evangélicos em reuniões pelo Estado.


A hora errada
Nunca houve no Brasil inteiro um desinteresse tão grande dos jovens com 16 anos em tirar o título para votar. Portanto, o projeto do candidato ao Senado Roberto Duarte (PMN) de carteira de habilitação ao 16 anos pode encontrar mais contras do que prós.


Mais maduros
As pesquisas recentes feitas pelo TSE mostram um eleitorado mais maduro na eleição de 2014. Portanto, os candidatos devem prestar atenção nas promessas. Aliás, o melhor é prometer o que realmente vai fazer porque daqui há quatro anos tem mais.


Encontro de gerações
A candidata a deputada estadual Gabriela Câmara (PTC) surpreendeu o deputado federal Flaviano Melo (PMDB). Ela mandou um santinho de dobradinha com o candidato a reeleição. A justificativa: encontrou muitos eleitores de Flaviano nos bairros de Rio Branco.


Por que a surpresa?
A Gabriela é filha da deputada federal Antônia Lúcia (PSC) com o também deputado pelo Amazonas Silas Câmara. Mas parece que a jovem candidata já está pensando em política plural. Ou seja, vai expandir as dobradinhas eleitorais além do próprio lar.

Anúncios


Bola dentro
A coordenação de comunicação da campanha à reeleição de Tião Viana (PT) está muito bem. A escolha da jornalista Andréa Zílio foi acertada. Além de respeitada pelos colegas jornalistas Zílio é competente. As informações para a imprensa e a atuação da equipe nas redes sociais marcam ponto positivo para a FPA.


Quem também acertou
Gladson Cameli também investiu corretamente na sua equipe de produção de conteúdo para as redes sociais. Informações relevantes tratadas de maneira leve e com uma programação visual agradável. Silvânia Pinheiro, que coordena a equipe é outra querida dos colegas jornalistas.


“Paradeira” na campanha eleitoral do Acre
Alguns dos principais candidatos aos cargos majoritários no Acre são também parlamentares do Congresso Nacional. Com a convocação feita pelo Poder Legislativo foram todos para Brasília para cumprir com as suas obrigações. Márcio Bittar (PSDB), primeiro secretário da Mesa Diretora e candidato a governador e os deputados federais Gladson Cameli (PP), candidato ao Senado, Perpétua Almeida (PC do B) sua concorrente e Henrique Afonso (PV) postulante a vice governador estão no Planalto Central. Com isso a campanha dá uma “esfriada natural”. Mas isso só até sexta,8, quando todos retornam com a possibilidade de no sábado, dia 9, acontecer a visita do presidenciável Aécio Neves, ao Acre. Há menos de 60 dias do pleito a tendência é a campanha reaquecer na próxima semana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido