Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jorge Viana está entre os mais influentes do Congresso

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pelo quarto ano consecutivo, o senador Jorge Viana figura entre os 100 parlamentares mais influentes do país. A lista “Cabeças” do Congresso Nacional, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, está na sua 21ª edição. Ao todo, 63 deputados e 37 senadores estão na lista. Jorge Viana é o único do Acre a compor o documento.


Trata-se de uma pesquisa que leva em consideração vários critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (o vínculo formal ou o posto hierárquico ocupado na estrutura), reputacionais (percepção e juízo que outras pessoas têm ou fazem sobre determinado ator político) e decisionais (capacidade de liderar e influenciar escolhas).

Anúncios


“Isso para mim é um prêmio do meu trabalho aqui no Senado. Sei que temos outros colegas que são muito bons na nossa bancada, como o Anibal por exemplo. A disputa é muito grande. São 513 deputados mais 81 senadores. Fico feliz com a notícia”, declarou o parlamentar.


Os partidos da base de sustentação do Governo – PT, PMDB, PCdoB, PDT, PR, PSB, PP, PSD e PROS – reúnem 69% da elite do Congresso. Destes, o PT lidera com 27 nomes, seguido do PMDB, com 15. Em seguida vem o PCdoB, com seis, o PDT e o PR, com cinco cada, o PSB e o PP, com quatro cada, o PSD com dois, e o PROS com um parlamentar.


Entram na lista do Diap aqueles operadores-chave do Poder Legislativo cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal.


No relatório, Jorge Viana é apontado como articulador. O Diap considera articulador o parlamentar “com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. Muitos deles exercem um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões”.


“Vou me esforçar para seguir tendo respeito do povo do Acre, do Brasil e dos meus colegas no Congresso”, afirmou o senador acreano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido