Menu

Pesquisar
Close this search box.

Metrô funcionar para atender estádios é um absurdo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Não tem transporte público que leve à Arena Pernambuco, só em dia de jogo, quando uma linha de ônibus especial é instalada ligando a estação do metrô ao estádio. Se a partida acontece à noite, o metrô opera até mais tarde, fora do horário normal.


No Itaquerão, os torcedores são impulsionados a sair correndo da arena antes de terminar a partida, em jogo de meio de semana, para não perder o metrô para casa.

Anúncios


Mas será que o governo tem obrigação de resolver isso, colocar seus funcionários do sistema metroviário para trabalhar mais horas, gastar energia elétrica suplementar, diminuir o tempo de manutenção de seus equipamentos e edificações somente para atender aos torcedores de uma arena de futebol? Esse esforço compensa e se autopaga? Ou o futebol deve se adequar ao funcionamento do transporte público?


A resposta é sim somente à última pergunta. É um absurdo colocar o transporte público para trabalhar em horário não habitual para atender a um estádio de futebol. Vá lá se é uma final de campeonato, um jogo de seleção, na Copa do Mundo. Mas fazer isso sempre, toda vez que um time jogar à noite, é desperdiçar recurso público.


Os clubes, se querem mesmo torcedores em seus estádios, devem facilitar o acesso das pessoas às arenas ajustando ao melhor horário. E não fazer com que o Estado tenha que se preocupar em realizar hora extra tarde da noite.


A Arena Pernambuco fica na zona Rural da Grande Recife, com ruas de terra para tudo que é lado. Para chegar lá de metrô, o cidadão cruza por todas as disparidades sociais de uma cidade grande brasileira, começando pelos suntuosos prédios da zona sul da capital pernambucana, passando pelo lado sujo do centro, percorrendo as palafitas do bairro Afogados, entrando na periferia e saindo em uma tranquila vila à beira da bela estação Cosme e Damião. Trata-se de uma longa viagem!


Na Europa, existem estádios que são atendidos por estações de trem e metrô que só funcionam em dias de jogos. Tais estações ficam localizadas em trechos de linhas onde obrigatoriamente passam veículos metroferroviários dia e noite servindo à população. Mas nunca vi mexerem no horário do sistema para atender exclusivamente às arenas quando querem. Isso deve acontecer só aqui no Brasil!


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido