Menu

Banda de rock Los Porongas faz show na 66ª SBPC, em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ufac20148612


A banda acriana Los Porongas, há sete anos radicada em São Paulo, de onde parte rotineiramente para shows em todo o país, toca nesta quinta-feira, 24, às 21h, no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), cumprindo parte da programação da SBPC Cultural. No repertório do espetáculo serão apresentadas todas as músicas dos dois CDs do grupo e mais algumas peças do próximo disco, previsto para ser lançado até o fim do ano.

Publicidade

“É uma honra participar de um evento como esse. A Ufac foi o lugar onde a banda teve total receptividade no seu início. Então, é uma alegria muito grande voltar para o nosso ponto de partida para participar de um evento nacional”, afirmou Diogo Soares, 33, vocalista do grupo. “Vamos fazer um mix dos dois discos que já gravamos nesses dez anos de estrada, esperando, com isso, relembrar a nossa trajetória e agradar os nossos fãs.”


Jorge Anzol, 46, baterista da banda, referiu-se à importância da programação da SBPC Cultural. “Será uma vitrine para a música acriana. Estarão em Rio Branco inúmeras pessoas de fora do Estado, que passarão a conhecer o trabalho dos músicos locais”, disse. “Outra coisa bacana é o intercâmbio entre os artistas. O João Donato, por exemplo, vem tocar com uma banda completa, inclusive com o baterista Robertinho Silva, conhecido internacionalmente.”


A história de Los Porongas


Los Porongas é uma banda de rock brasileira que começou sua carreira em 2003, quando duas gerações de músicos começaram a tocar juntos em Rio Branco, capital do Acre.


Em 2005, lançaram o primeiro EP, por um selo independente local, o Catraia Records. Em 2006, passaram a apresentar-se em festivais independentes e assinaram com o selo Senhor F Discos, o que possibilitou a gravação de seu primeiro disco “Los Porongas”. Gravado em Brasília e produzido por Philippe Seabra (Plebe Rude), o lançamento foi eleito pela revista “Rolling Stone” como um dos melhores álbuns brasileiros de 2007.


Logo depois de lançar o disco, a banda se mudou para São Paulo, onde seguiu se apresentando em palcos como o do Itaú Cultural, onde gravaram seu primeiro DVD, em 2008, Centro Cultural Banco do Brasil, SESC Pompéia e Centro Cultural São Paulo.


Shows no Festival Varadouro, em Rio Branco; Festival Se Rasgum, em Belém do Pará; Mostra Livre de Artes do Circo Voador, no Rio de Janeiro; Noites Alto-Falante, em Belo Horizonte; Virada Cultural de Curitiba; Rumos Itaú Cultural, em Santiago do Chile, dentre outros, formaram um público cativo, atento ao sotaque dos acrianos.


Em 2011, lançaram o disco “O Segundo Depois do Silêncio”, pelo selo Baritone Records, com patrocínio do Projeto Pixinguinha. O disco tem a participação de Hélio Flanders (Vanguart), Maurício Pereira (Mulheres Negras) e teve uma faixa produzida em parceria com o eterno guitarrista da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos. O trabalho foi recebido com entusiasmo pela crítica e foi considerado por vários veículos como um dos melhores discos nacionais do ano.


Los Porongas é composto por Diogo Soares (voz), Carlos Gadelha (guitarra), Márcio Magrão (baixo), Jorge Anzol (bateria). Em agosto de 2011, João Eduardo, integrante da formação original, decidiu se afastar e Carlos Gadelha (O Jardim das Horas), que participou da produção e foi o responsável pela mixagem do novo álbum, assumiu as guitarras.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido