Menu

Justiça do Acre concede liminar à coligação e suspende páginas anônimas em rede social

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) concedeu duas liminares à coligação Aliança Por um Acre Melhor, dos candidatos ao Governo Marcio Bittar (PSDB), vice Antonia Sales (PMDB) e ao Senado Gladson Cameli (PP), e determinou a retirada de duas páginas anônimas no Facebook, denominadas “José Ricardo” e “Vaca Mecânica”.


Em uma decisão liminar, a compreensão é de que houve violação ao artigo 57 da Lei Eleitoral (Lei nº 9.504/97), que veda o anonimato durante campanha eleitoral, por meio da rede mundial de computadores. Ao deferir a liminar, a juíza auxiliar Olívia Maria Alves Ribeiro observa que a página “José Ricardo” foi criada com “o cunho eminentemente político eleitoral, ou seja, transparece que foi criado única e exclusivamente para atingir a honra de quem não faz parte da preferência política do anônimo “José Ricardo””.

Publicidade

Captura de Tela 2014-07-19 às 11.11.14


Na segunda representação apresentada pela Aliança Por um Acre melhor, o Juiz Eleitoral Auxiliar Jair Araújo Facundes, ao analisar a página “Vaca Mecânica”, observou que o autor da referida publicação se utilizava, também, do anonimato para “fazer manifestações de cunho político eleitoral, expondo ao ridículo os candidatos da coligação”.


Captura de Tela 2014-07-19 às 11.11.38


Nas duas liminares, a Justiça Eleitoral firmou prazo para retirada das duas páginas anônimas (popularmente conhecidas como fakes) e aplicação de multa para o caso de descumprimento da ordem judicial.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido