Conecte-se agora

Dilma lidera com 36%, Aécio está com 20% e Campos com 8%

Publicado

em

Em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada nesta quinta-feira (17), a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, lidera a preferência do eleitorado com 36% das intenções de voto a corrida à Presidência. Em seguida, aparecem o candidato do PSDB, senador Aécio Neves, com 20%, e o candidato do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que obteve 8%.

O candidato do PSC, Everaldo Dias Pereira, atingiu 3% e aparece na quarta posição na corrida ao Planalto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 5.377 pessoas em 55 cidades nos dias 15 e 16 de julho.

Segundo o Datafolha, 13% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Outros 14% afirmaram não saber em quem votarão.

Os candidatos Zé Maria (PSTU), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Rui Costa Pimenta (PCO), e Eymael (PSDC) tem 1% cada. Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) tiveram menos de 1% cada.

Segundo turno

A pesquisa também fez simulações de segundo turno. Na disputa entre Dilma e Aécio, a petista vence por 44% a 40%. Considerando a margem de erro, os dois estão em empate técnico.

Quando o cenário é entre a atual presidente e Eduardo Campos, a vantagem aumenta. Dilma aparece com 45%, enquanto o candidato do PSB atinge 38%.

Rejeição

A pesquisa indicou que a presidente Dilma tem 35% de rejeição. No segundo lugar aparece Everaldo Pereira, com 18%. Aécio Neves, do PSDB, tem 17% de rejeição, e Zé Maria, 16%. Em seguida, aparecem Eymael e Levy Fidelix (ambos com 14%), Eduardo Campos e Rui Costa Pimenta (ambos com 12%) e, por fim, Eduardo Jorge, Luciana Genro e Mauro Iasi, cada um com 11% de rejeição.

Aprovação de governo

No levantamento, também foi medido ainda o nível de satisfação da população com o governo. Do total de entrevistados, 32% classificaram o governo como ótimo ou bom; 38% como regular; e 29% como ruim ou péssimo.

Anúncios

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Mais lidas