Menu

Pesquisar
Close this search box.

Deputado da base cria constrangimento para o Governo na ALEAC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O quadro já estava pintado para todos os deputados estaduais saírem para o recesso e entrarem de cabeça nas suas campanhas de reeleição. Mas uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do deputado Éber Machado (PSDC) mudou o script. O parlamentar determinou que 1% do próximo Orçamento do Estado seja direcionado para a Defensoria Pública. A ideia teve o apoio de diversos outros deputados, inclusive, da base governista. A LDO que seria votada nesta quinta, 17, foi adiada para a próxima terça, 22, entrando no período que seria de recesso. Se a proposta fosse ao plenário seria aprovada determinando uma derrota para o Governo que tem ampla maioria entre os parlamentares da ALEAC. Assim os deputados mais próximos da Casa Rosada determinaram o adiamento.


Sem saber de nada
Segundo o que me falou o deputado Jamyl Asfury (PEN) o adiamento não foi ordem do governador Tião Viana (PT). Mas uma determinação das lideranças da base para evitar um desgaste para a bancada governista.

Anúncios


Jogo político
Já o presidente da ALEAC, deputado Élson Santiago (PEN) se referiu à manobra como parte do jogo político. A emenda foi aprovada na Comissão de Finanças e teria que ser posteriormente vetada pelo governador, caso aprovada em plenário. Em dezembro, quando se vota efetivamente o Orçamento do Estado também a emenda poderia ser brecada.


Desgaste desnecessário
A galeria estava repleta de defensores públicos. O cenário era favorável à aprovação da emenda que pode ajudar o melhor funcionamento da Defensoria no Acre. Não vejo problema na aprovação de um valor tão ínfimo.


Palavra proibida
Parece que a atual gestão da FPA não admite derrotas no Parlamento. No final de 2013, o deputado Tchê (PDT) queria que as emendas dos deputados fossem impositivas. Ou seja, o Governo seria obrigado a liberá-las. Depois de muita negociação o projeto caiu por terra e, Tchê, se calou.


Primeira derrota em anos
Mas o veto do governador a alguns projetos de deputados da ALEAC há três meses foi derrubado no voto. Nesse caso, o pessoal da Casa Rosada resolveu deixar pra lá. Mas se a emenda de Éber passasse seriam duas derrotas.


Turma do deixa disso
Alguns deputados da oposição apostam que Éber Machado voltará atrás. Mas se isso acontecer não ficará bem para o parlamentar que mobilizou toda a categoria de defensores públicos. Uma situação delicada.


Congresso freou a campanha
Como a maioria dos candidatos majoritários são deputados federais o esforço concentrado do Congresso Nacional para liberar a pauta quebrou o ritmo da campanha no Acre. Nesta quinta, dia 17, todos estarão de volta. E agora com o recesso parlamentar a campanha deverá esquentar.


Liberando
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) liberou recentemente mais de R$ 2 milhões de emendas para as prefeituras de Porto Walter e Porto Acre. Ele tem sido o deputado acreano a conseguir mais recursos para as prefeituras do Estado.


Questão de estilo
O plano de Governo do candidato Márcio Bittar (PSDB) propõe a privatização do saneamento básico do Acre. É o estilo tucano de governar. Só que nesse caso acho difícil alguma empresa privada se interessar em investir em esgotamento sanitário e distribuição de água no Estado.


Cultura popular
A maioria dos prefeitos acreanos sabe da dificuldade em arrecadar com IPTU. As pessoas simplesmente não pagam a taxa. Imaginem pagar por esgoto e água? A carga de impostos no país já é muito alta. Vai ser difícil alguém querer pagar por serviços de saneamento.


Exemplo
O atual Governo da FPA teve a maior dificuldade de conseguir uma empresa para estender o “Linhão” de energia até o Vale do Juruá. As empresas nacionais de energia não se interessaram. Achar uma para saneamento vai ser muito mais difícil.


Novidade no front
Os visitantes que vierem ao SBPC, que começa na próxima semana na UFAC, terão uma novidade. A prefeitura da Capital criou um APP para telefones androides que permite saber os horários dos ônibus. Em qualquer ponto de Rio Branco poderá se ter conhecimento em quanto tempo o coletivo irá passar.


Modernização
Isso só é possível porque atualmente toda a frota de coletivos de Rio Branco é dotada de GPS. Para quem vem achando que o Acre é o fim do mundo terá uma surpresa. Sem falar que haverá muitos pontos de internet gratuita durante o evento de ciência e tecnologia.


Bola dentro
Trazer o SBPC para Rio Branco foi uma iniciativa positiva. Todos os hotéis da Capital estão lotados até o dia 27. Sem falar que o movimento de táxis, restaurantes e outros serviços aumentam consideravelmente com um evento desse porte.

Anúncios


A ferro e fogo
O candidato a deputado federal Idésio Franck (PT) garante que não terá problemas com a sua candidatura. Apesar de aparecer numa lista de inelegíveis por não ter se descompatibilizado do cargo no INCRA a tempo. Idésio diz ter documentos que comprovam a descompatibilização no prazo da lei.


Essa eu não entendi
Acho que o Ministério Público Eleitoral deveria publicar as listas de inelegíveis depois de todos os recursos esgotados. Os candidatos que aparecem nessas relações sofrem perdas eleitorais. Mesmo porque em alguns casos são só faltas de documentos.


Brigas internas: o maior perigo nas coligações
Nesse quesito tanto a FPA quanto as oposições empatam. Muito difícil conduzir uma campanha política sem divergências internas. O que mais gera problemas para o majoritários são as candidaturas proporcionais. Administrar a paz entre os postulantes a deputado estadual e federal é uma missão quase impossível. Encontrei esses dias com um candidato a deputado federal do PT que teve problemas no registro da candidatura que dizia ter entregue todos os documentos ao partido. Mas que só uma das candidaturas estava sem problemas querendo levantar a questão de privilégio. Na oposição tem candidato sendo passado para trás por outros que correm para fechar acordos com prefeitos. Depois começa o foguetório de críticas e ataques. Uma confusão doida. Claro que isso prejudica os candidatos ao Governo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido