Menu

Caminha neste sentido

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A eleição à Câmara Federal caminha no sentido da FPA, que tem uma das chapas mais fortes das últimas campanhas, eleger cinco deputados federais. A projeção não é difícil de fazer. E até rudimentar. Basta ver que a oposição tem duas chapas e a FPA apenas uma. E comparar nome por nome entre os candidatos da FPA e da oposição, que tem os nomes bem mais fracos.


Entre os favoritos
Com a decisão de Rodrigo Beiruth (PRP) ser candidato a deputado estadual, automaticamente, subirá a legenda do PRP, que poderá fazer dois deputados. Rodrigo é favorito a uma das vagas.


Boa conquista
O Dr. Julinho (PSB), candidato à Aleac, conquistou apoio importante à sua candidatura: dona Nilda, esposa do deputado Pereira (PT). E ela quem tem votos, e não o Pereira. Certo, Pereira?.


Conversa em andamento
O deputado Astério Moreira (PEN) poderá ter o apoio do deputado Walter Prado (PEN) à sua reeleição. Ambos marcaram uma conversa final para hoje com o governador Tião Viana.


Situação difícil
O deputado Chico Viga (PTB) negou ao deputado Eduardo Farias (PCdoB) que apoiará Gladson Cameli (PP). Repensou. Se não apoiar Perpétua Almeida (PCdoB) comete crime de infidelidade.


Preocupação jurídica
O deputado Edvaldo Sousa (PSDC) acha muito temerário o ex-prefeito Nilson Areal (PSL) ser candidato a deputado estadual na coligação PSL-PSDC, porque pode prejudicar a legenda.


Fato concreto
Edvaldo Sousa está certo: se as impugnações da candidatura de Nilson Areal (PSL) forem mantidas em última instância, os votos conseguidos não contarão para a legenda da coligação.


Isso o torna forte
O deputado Jonas Lima (PT) não tem só a sua base antiga no Juruá. Ampliou muito os seus espaços na Capital, principalmente, no meio evangélico, onde ele tem apoios importantes.


Dobradinha fechada
O deputado Helder Paiva (PEN) fechou mesmo apoio à reeleição do deputado Ney Amorim (PT), de quem se declara “general eleitoral”. Helder foi um belo apoio conseguido pelo Ney.


Nem conversa
Junior Santiago “Boca Cheia” (PDT) será candidato a deputado estadual sem o apoio da família Santiago, que está fechada na reeleição do deputado Élson Santiago (PEN), e quer vê-lo longe.


Explicando posição
O deputado Luiz Tchê (PDT) me disse ontem ser “preferencial” o apoio à candidatura de Perpétua Almeida (PCdoB) ao Senado. Mas, situa: “tivemos conversas, mas, não fechamos”.


Boa vontade
Tchê me disse que, para mostrar “boa vontade” seu primeiro lote de propaganda vem com o nome de Perpétua ao Senado. Mas, se não fechar, o segundo virá sem nome para o Senado.


Voz da experiência
O deputado Gilberto Diniz (PTdoB) ironizava ontem os candidatos à Aleac que estão com propaganda na rua. “Apressado come cru, vou entrar com a minha na hora exata”, diz.


Coisa de recruta
Gilberto Diniz tem razão. Candidato que sai nos primeiros dias de campanha com propaganda, visual, na reta final da eleição é suplantado pelos profissionais, que aí esmagam os amadores.


Observação política
A observação, eu ouvi ontem, numa roda de deputados: “Se o Eber Machado tiver sabendo gastar, não for enganado, com as reuniões que está fazendo, será o mais votado do PSDC”.


Novo lote
Até setembro o governo promete entregar um novo lote de aproximadamente mil casas na “Cidade do Povo”. O governador Tião Viana não poderá ir, mas a festança será grande.


Não é pouca coisa
São mil famílias que sempre sonharam com a casa própria e nunca tiveram a condição de possuir, que com o projeto da “Cidade do Povo”, verão agora seus sonhos serem coroados.


Questão de honra
Quem convive no círculo estreito de amizade com os Bittar, me revelou ontem que, o candidato prioritário do Márcio Bittar a deputado federal é o Major Werles Rocha (PSDB).


Acordo em Brasília
O acordo com Márcio Bittar (PSDB) e Werles Rocha (PSDB) foi firmado, em Brasília. É ingênuo alguém pensar que o Rocha sairia candidato a Federal somente com a sua estrutura particular.


Não tenho dúvida
Não tenho convencimento que a coligação DEM-PMN-PV possa fazer um Federal, embora, seja possível. Mas, tenho certeza que, Normando Sales (DEM) será o mais votado desta coligação.


Em qualquer lista
Em qualquer projeção ou lista que se fizer sobre a coligação PT-PROS-PEN, o nome do deputado Jamil Asfury (DEM) aparece sempre entre os mais cotados para a Aleac.


O problema é a grosseria
Até a “turma do gargarejo” reclama dos maus modos do prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary (PMDB). Embora seja um gestor sério, ele é grosseiro, por isso está mal popularmente.


Nada de novo, os mesmos modos
Quem tem acompanhado este início de campanha tem se decepcionado com os candidatos ao governo da oposição. Nada de idéias novas, revolucionárias, e o velho rame-rame que nada presta e nada foi feito no Acre, nos últimos governos do PT. A oposição precisa se reinventar, ou os seus dirigentes vão ficar de barbas brancas, vendo os Vianas ganharem uma eleição atrás da outra. Acabou o tempo que alguém se elegia só com xingamentos e com ataques pessoais.


 


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.