Menu

A confusa arquitetura da Capital Acreana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Prédios novos e modernos contrastam com
edificações decadentes e perigosas


Prédios modernos e luxuosos. Edificações velhas e decadentes. Não estranhe. Estamos diante da confusa arquitetura da Capital Acreana, que apesar de respirar ares de modernidade, ainda guarda edificações de assombrar.

Publicidade

O cenário é encarado com naturalidade pela maioria dos habitantes. Todavia, um olheiro mais atento, percebe sem grandes esforços, a partir de um simples passeio pelas ruas centrais de Rio Branco, embaralhados de prédios abandonados, contrastando com tantos outros modernos que surgem com um piscar de olhos.


Eles estão em toda parte. A antiga caixa d’água de Seis de Agosto, que para muitos mais parece uma botija de gás gigante, é um deles. Cruzando a ponte de concreto, nos deparamos com outra construção antiga, que a década abriga lojas e inquilinos.


Na Rua Eduardo Asmmar, no Segundo Distrito, encontramos uma réplica perfeita da casa dos horrores. Mesmo tendo sido feito à luz do dia, o registro fotográfico é de causar calafrios. Os turistas passam a metros de distancia do local.


Num breve tuor pela cidade, nos deparamos ainda com antigos armazéns, assemelhados a casarões de terror; prédios públicos que teimam em ficar de pé; residenciais  condenados a desabar.


O prédio que abrigou por muitos anos a Secretaria Estadual de Saúde, na Getúlio Vargas, é apontado como a  vergonha pública, e está na lista dos condenados pelo Corpo de Bombeiros, que já deveriam ter sido demolidos.


Meio ao caos, eis que a paisagem se modifica. Belas residências, parecendo até palacetes e imitações de  castelinhos; prédios públicos que atraem centenas de turistas para registros fotográficos. A sede da Polícia Federal, recém inaugurado, é apontada como uma das edificações mais bonitas de Rio Branco.


ac24horas registrou alguns deles, selecionando os Top-10 dos prédios mais bonitos da Capital Acreana e os Top-10 das edificações mais feias e perigosas.


Arquitetura_in_velho700


arquitetura_2


 

Publicidade

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido