Menu

Pesquisar
Close this search box.

Justiça determina que Estado e Município forneçam medicamento à paciente

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A juíza de Direito Ivete Tabalipa, da Vara Cível da Comarca de Manoel Urbano, julgou procedente a ação civil pública com pedido de antecipação de tutela, ao Estado do Acre e Município de Manoel Urbano, para fornecer, gratuitamente, medicamento a uma criança com deficiência.


O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do promotor de Justiça de Manoel Urbano, Flávio Bussab Della Líbera, propôs a ação fundamentado na defesa do direito individual indisponível a menor carente e hipossuficiente.

Anúncios


Ao julgar procedente a ação do MPAC, a juíza levou em consideração o fato de a saúde ser um direito de todos, de acesso amplo e irrestrito, sendo dever do poder público providenciar todos os medicamentos necessários para que a criança tenha a saúde reabilitada.


Além disso, a juíza aborda que, quando os medicamentos não são componentes da lista do Sistema Único de Saúde (SUS), é pacífico na Jurisprudência que a União, Estados e Municípios respondam pelo fornecimento desses medicamentos.


Com isso, a magistrada determinou ao Estado do Acre que forneça gratuitamente os medicamentos Neural 100 mg (lamolrigina), Nitrapam (mtrazepam), Risperídon l mg (risperidona), Amato 50 mg (topiramato) e Leclrun 3,7 mg (leuprorrelina).


O Município de Manuel Urbano, através da Secretaria de Saúde, deve fornecer Divalproalo de Sódio 250 mg e Omeprazol de forma contínua enquanto for necessário o tratamento de Anna Júlia Rahuam da Silva.


As medidas devem ser atendidas sob pena de multa do triplo do valor de mercado (farmácias comuns) dos medicamentos que não forem dispensados.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido