Menu

Pesquisar
Close this search box.

Festival Pachamama é convidado para Mostras especiais no Peru

unnamed (2)


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nas comemorações do aniversário de 122 anos da cidade peruana de Porto Maldonado, o Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira é convidado pela empresa Electro Sur e pelo grupo cultural Charlie Quispe para realizar uma Mostra especial de filmes na capital do departamento de Madre de Dios, de 10 a 12 de julho.


Com a sala lotada do Teatro Municipal de Porto Maldonado, para um público estimado de mais de 150 pessoas, o evento de abertura da Mostra cinematográfica contou com a presença do diretor regional da empresa Electro Sur, do diretor regional do Ministério da Cultura do Peru, sr José Mollero, além de Sérgio de Carvalho, diretor do Festival e equipe.

Anúncios


“Acreditamos que a cultura é de primeira importância quando pensamos em integração. Somos vizinhos e o melhor caminho para percorrer esta carretera é por meio da arte. Apoiamos iniciativas como estas, que buscam romper as fronteiras”, disse Mollero,  representante do Ministério da Cultura peruano.


Para o produtor da itinerancia do festival, Miguel Mauri, o Pachamama ao ganhar as estradas, cumpre sua função maior de democratização e de levar cinema latino da melhor qualidade para locais que não possuem acesso a salas de cinema, contribuindo com a formação do olhar e a descentralização das ações do festival.


“O Festival nasceu por conta desta estrada, a primeira edição do Festival em 2010 foi justamente após a inauguração da Carretera Transoceânica, assim, buscamos otimizar sua potencialidade de integração cultural. Estar trazendo o Festival para Porto Maldonado e depois Cusco é a concretização de nossa missão em aproximar fronteiras”, finaliza o diretor Sérgio de Carvalho.


Na noite de abertura contou-se com a participação especial da cantora Vanessa Napiame, que abriu o evento com clássicos da música acreana, como “Rainha da Floresta”, de Pia Vila e “América”, de Keilah Diniz. Foi-se exibido a animação Awara Nane Putane-Uma história do Cipó e o filme vencedor da edição passada do Festival, “O Mestre eo Divino”, uma produção do vídeo nas Aldeias.


Após as exibições em Porto Maldonado, o Festival segue para a cidade de Cusco, onde fará uma Mostra na Universidade de San Ignacio de Loyola, de 15 a 17 de julho, com entrada gratuita.


A quinta edição do Pachamama – Cinema de Fronteira tem patrocínio da Petrobras, do Banco da Amazônia e da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Lei de Incentivo a Cultura da Fundação Garibaldi Brasil e apoio cultural do Governo Estado do Acre, Gabinete da Deputada Perpetua Almeida e Consulado Geral do Peru no Brasil.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido