Menu

Pesquisar
Close this search box.

Um bando de pernas de pau não representa o Brasil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Se existe algum aprendizado numa derrota acachapante como a do Brasil contra a Alemanha é que o nosso país não é só futebol. Essa associação da nossa cultura com a Seleção Brasileira acabou. Há muito tempo que o Brasil é lembrado no exterior por outas questões que vão muito além do futebol. Essa denominação de Brics que surgiu para os países emergentes nos representa muito mais do que um “timinho” como esse que jogou a Copa do Mundo. O Brasil tem conseguido avançar em vários as aspectos do seu desenvolvimento social e político. A democracia se fortaleceu e os brasileiros debatem através das organizações políticas e das redes sociais o seu futuro. As perspectivas são as melhores possíveis e arrogantes autoritários tipo esse Luiz Felipe Scolari estão em baixa de popularidade. Portanto, está na hora de escolher os brasileiros que melhor possam representar os anseios de mudanças do país. Melhor é esquecer essas bobagens que limitam o verde e amarelo a um bando de milionários que se dizem jogadores de futebol e definitivamente não representam o povo brasileiro.


Além da vaia
A presidente Dilma (PT) vai mesmo entregar a Copa para o campeão mundial. No dia seguinte a final acontece uma reunião dos países emergentes no país. A Copa foi um sucesso de organização e associar a derrota do Brasil à política é uma estupides.

Anúncios


Quanto mais bate…
Segundo as minhas fontes os marqueteiros de Dilma torcem para que ela seja hostilizada. A soma dos xingamentos da Abertura da Copa resultaram em subida nas pesquisas. É aquela máxima de que eleitor adora uma vítima.


Bandeira na mão
Por falar em Dilma, o senador acreano Jorge Viana (PT) será o coordenador da sua campanha em alguns estados do Norte. Jorge conseguiu romper obstáculos e a cada dia se aproxima mais da corte presidencial.


Contradição
Alguns deputados e senadores da oposição do Acre estão na situação em Brasília. Votaram nos projetos com a bancada pró-Dilma e falam grosso como oposicionistas por aqui. Acho que deveriam ser mais coerentes . Uma só palavra e uma só posição.


Quem é de verdade
O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) é oposição ao atual modelo do país e do Acre. Gostem ou não do candidato tucano ao Governo ele está seguindo a sua cartilha ideológica de oposição. Tem sido coerente nos seus posicionamentos.


Outro
Bocalom (DEM) também nas mais recentes eleições se manteve como oposicionista ferrenho seja no plano estadual ou federal. E vai mais uma vez vai pedir votos para o projeto que acredita. Acho isso coerente.


Perdas fatais
Uma coincidência triste. Márcio Bittar e Bocalom, os dois candidatos de oposição tiveram perdas familiares irreparáveis neste ano eleitoral. Bittar perdeu uma irmã no começo do ano e, Bocalom, recém chegou do velório da sua no Paraná.


Apoio do Xerife
Na surdina o deputado estadual Chico Viga (PTB) vai se fortalecendo para a eleição. Agora, terá o apoio do colega Valter Prado (PROS), que desistiu de concorrer à reeleição por problemas de saúde. Mas vai se empenhar por Viga.


Questão de adversário
Prado não esconde de ninguém as suas divergências com o PC do B. O que pesou para apoiar Viga é que segundo ele os comunistas querem tomar o mandato do colega. Está repassando os contatos para ajudar Viga a sair vitorioso justamente na chapa do PC do B.


A Copa do Sibá
O encontro que acontece em Rio Branco da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) terá o empenho do deputado federal Sibá Machado (PT). Ele colocou toda a sua equipe para ajudar e garantir que o evento na UFAC seja um sucesso.


Campanha só depois
Sibá não vai imprimir nenhuma propaganda eleitoral nesses dias. Estará de corpo e alma no SBPC. Ainda que a comunidade universitária não lhe dê os votos necessários à sua reeleição, Sibá quer fazer do evento uma marca do seu mandato.


Erro de avaliação
Acho positivo o esforço de Sibá em ajudar a UFAC em todas as suas demandas. Mas o deputado petista cometeu um erro grave nos seu mandato. Ao invés de ajudar as prefeituras preferiu dirigir as suas emendas ao Governo Estadual, que de uma certa maneira já lhe virou as costas há muito tempo.


Por um fio
Numa primeira análise todo o quadro eleitoral está contra Sibá. Mas como plantador de pimenta do reino é melhor não duvidar da sua capacidade de reversão. Só pra lembrar: o plantador de pimenta do reino precisa de paciência porque depois de plantada a colheita demora três anos, pelo menos.


Falta de mulheres
Os movimentos sociais valorizam o papel da mulher na mudança da sociedade. Isso é bom. Mas quando chega a hora da eleição os partidos têm que colocar nomes quaisquer só para completar os 30% de candidatas para poderem registrar as chapas. A maioria é só mesmo para cumprir a lei. Aqui no Acre ainda são poucas as mulheres que entram de verdade no processo político. Claro que temos guerreiras que estarão de corpo e alma na campanha como Eliane Sinhasique (PMDB), Antônia Sales (PMDB), Nazaré Araújo (PT), Perpétua Almeida (PC do B) entre outras. Mas a divisão populacional acreana que tem 50% de homens e 50% de mulheres não traduz essa representatividade nas eleições.

Anúncios


 


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido