Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vereadores e Sindicato querem cumprimento da Lei das Filas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Atendendo solicitação do vereador Manuel Marcos (PRB), o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, marcou presença na manhã desta terça-feira (8) na Câmara Municipal de Rio Branco. Batistela foi convocado para ser ouvido por membros da Comissão de Fiscalização do Atendimento Bancário.


Com a precariedade do atendimento nas unidades bancárias da capital, Rio Branco, a população tem buscado apoio dos vereadores para mudar a realidade, surgindo assim a necessidade de uma ação por parte dos parlamentares.

Anúncios


Convidado pelos vereadores para ajudar a mudar a realidade do atendimento bancário a clientes e usuários, Batistela falou durante quase duas horas da problemática existente nas unidades bancárias, pedindo ajuda aos vereadores para que seja cumprida a Lei das Filas dentro das agências.


Batistela afirmou que a cada fechamento de balanço financeiro anual das instituições instaladas no país, elas conseguem alcançar lucros astronômicos à custa do suor dos bancários e do sofrimento dos clientes e usuários. O sindicalista criticou ainda à postura das instituições de crédito,que, a cada ano optam pela redução dos postos de trabalho dentro das unidades, prejudicando ainda mais a qualidade do atendimento.


Vereadores_01


Por fim, o dirigente sindical ainda criticou os correspondentes bancários. Segundo ele, além de precarizar a mão de obra, pagando baixos salários, essas empresas não oferecem condição de trabalho e segurança. O dirigente lembrou que o papel do Sindicato não é o de apenas reivindicar melhores condições de trabalho, segurança e salários à sua categoria, mas também o de lutar por qualidade no atendimento aos clientes e usuários, além de brigar por menores taxas de juros no mercado.


O vereador Manuel Marcos (PRB), presidente da comissão, chegou a questionar a funcionalidade ou não de um órgão municipal fiscalizador da Lei das Filas. O parlamentar deixou claro que é necessária a existência da fiscalização para que a Lei seja realmente cumprida dentro das agências bancárias.


Outro a falar do assunto foi o vereador Marcelo Jucá (PSB). Segundo ele, a parceria entre a Câmara Municipal de Rio Branco e a direção do Sindicato dos Bancários do Acre será importante para criar alternativas jurídicas para a melhoria do atendimento bancário nas agências bancárias de Rio Branco.


A Comissão de Fiscalização do Atendimento Bancário, instalada pela Câmara de Vereadores de Rio Branco, é composta pelos vereadores Manuel Marcos (presidente), Juracy Nogueira (vice-presidente), Raimundo Vaz (relator), Rabelo Góes e Marcelo Jucá (membros).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido