Menu

Pesquisar
Close this search box.

Para ajudar a legenda

O PSDC vai lançar o seu presidente, José Afonso, candidato a deputado federal. Entra na disputa como mecenas, para ajudar a fazer legenda num chapão com candidatos fortíssimos. Mas, o PSDC dá uma cartada interessante, seja suicida ou não, a de ter a coragem de lançar uma chapa própria para a disputa de vagas na Aleac. Dá mais visibilidade ao partido.


Repleta de buchas de canhão
A chapa do PSDC à Aleac, de nome só tem os deputados Edvaldo Sousa e Eber, o vereador Artêmio Costa e o Nilson Areal, o restante da chapa é só bucha de canhão para fazer legenda.


Não é esta moleza
Tem presidente de partido que acha que chegando a determinado número de votos faz dois deputados. Não é assim. O segundo começa entrar pela sobra. É um cálculo que poucos  sabem fazer.


Muito mais difícil
Nesta eleição são 527 candidatos a deputado estadual, os votos serão mais pulverizados que na eleição passada, o que dificultará mais os chamados nanicos fazerem o segundo deputado.


Sombra errada
O ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal (PSL), amarrou o burro no sol ao se coligar com o PSDC. A chapa para a Aleac tem dois deputados e um vereador bem avaliados no voto.


E com estrutura
E os deputados Eber Machado (PSDC) e Edvaldo Sousa (PSDC) com forte estrutura financeira.


Depois querem ganhar
Os candidatos da oposição brigam, brigam, só são unidos nas fotos, e depois querem ganhar a eleição majoritária. Não se ganha eleição majoritária se juntando só na época da campanha.


Outro astral
Antes da campanha o deputado Jamil Asfury (PEN) já estava mais afável, maleável, tinha perdido o seu ranço que incomodava os colegas. Resolveu adotar o estilo Jamil paz e amor.


Certo pelo duvidoso
Não tenho dúvida que, para deputado estadual o Werles Rocha (PSDB) se reelegeria. Para deputado federal foi trocar o certo pelo duvidoso, terá de derrotar medalhões da chapa.


Barra pesada
É uma chapa barra pesada que terá Flaviano Melo, Fagner Sales (filho do prefeito Vagner Sales), Marfisa Petecão, Antonia Lúcia, com previsão de elegerem no máximo três federais.


Turma do tamborete
E ainda terá derrotar a “turma do tamborete” – aqueles que servem de degrau aos candidatos mais fortes- Iderley Cordeiro, coronel Deodato, Wanda Denir, Neto Ribeiro e Luiz Anute.


Campanha na rua
Após o último jogo da Copa do Mundo, dia 13 próximo, começa, enfim, a campanha eleitoral para valer, que é quando os candidatos colocam o bloco e o dinheiro na rua para se elegerem.


Quase cai para trás
Para ser ter uma idéia como será a campanha, amigo deputado contou que, foi falar com um presidente de bairro e ele apresentou de cara uma “lista” de 150 nomes, a 200 reais cada um.


Cara de pau
E depois ainda parece político com a maior cara de pau dizendo que se elegeu sem gastar nada.


Dr. Julinho (PSB)
Tem muitos amigos, é queridos dos pacientes, pessoa do bem, se vai se eleger deputado estadual, não sei. Mas, sei de duas coisas: é qualificado e somaria positivamente na Aleac.


Não vejo como
Olho na chapa de deputado federal da FPA e, sinceramente, não vejo como as belas candidatas Rose Costa (PT) e Grace Rocha (PT) conseguirem votos para se eleger, o jogo é muito pesado.


Não fica no gabinete
O governador Tião Viana não pára no seu gabinete, ontem, pela manhã estava  no bairro Portal da Amazônia, fiscalizando o andamento de mais uma etapa do “Ruas do Povo”.


Muito tempo
Tião Viana tem ficado mais nos bairros e municípios fiscalizando obras do que atendendo no seu gabinete.


Fique atento
O deputado Chico Viga (PTB) fique certo de uma coisa: o PCdoB vai jogar pesado, é até natural, para reeleger o deputado Eduardo Farias (PCDB). E é difícil o PCdoB fazer dois.


Ex-prefeitos
O PT tem dois ex-prefeitos disputando vagas de deputado estadual, Leila Galvão, em Brasiléia, e Francimar Fernandes, pelo município de Feijó. Dos dois, a Leila é politicamente mais forte.


Esquema centrado
O esquema da prefeitura de Tarauacá está centrado na reeleição do deputado Ney Amorim (PT). Difícil está saber qual esquema não está com o Ney e com o Léo Brito para Federal.


Bom norte
A pesquisa a ser feita ao final de agosto já deverá dar um norte mais nítido da disputa eleitoral.


Muito desidratada
A chapa do PP para a Aleac dá todas as mostras, pelos seus candidatos, de eleger apenas um deputado. E no contexto é difícil alguém derrubar o candidato Nicolau Junior (PP)


Horário eleitoral
Os maiores tempos no horário eleitoral serão os da coligação puxada pelo deputado federal Márcio Bittar (PSDB) e pela aliança que apóia o Tião Viana (PT). Vem Tião Bocalon (DEM) em seguida com poucos minutos e o PSOL com o tempo que mal dá ao seu candidato ao governo dizer “meu nome é Antonio Rocha”. Um bom programa não decide eleição, mas dá uma boa ajuda.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.