Menu

Em plenário, Aníbal Diniz saúda a 66ª SBPC que começa dia 22 no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por ocasião da realização da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que este ano acontece em Rio Branco, capital do Acre, o senador Aníbal Diniz ocupou a tribuna do Senado durante a sessão plenária desta quarta-feira (09) para saudar os participantes, se congratular como a Universidade Federal do Acre (Ufac), anfitriã do evento, e falar de suas expectativas em relação ao que ele considera “Copa do Mundo da Ciência e da Tecnologia”.


“É o maior evento científico do País, que a cada ano é realizado em um Estado brasileiro, sempre numa universidade pública e reúne milhares de pessoas, cientistas, professores, estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Neste ano, será realizada no Acre e é, sem dúvida, uma grande oportunidade para o Estado e para as centenas de participantes que discutirão, nesta edição, o tema: Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem fronteiras”, disse.

Publicidade

A 66ª SBPC acontece no campus da Ufac, em Rio Branco, entre os dias 22 e 27 de julho e na opinião do senador Aníbal tem tudo para ser um evento memorável.


“Tenho certeza de que a população de Rio Branco – que não foi uma das sedes da Copa do Mundo – deve estar muito orgulhosa por ser a sede, digamos assim, da Copa do Mundo da Ciência e Tecnologia, realizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Sei que algumas dificuldades já estão surgindo e vão surgir naturalmente, mas o espírito acolhedor do povo acreano, a hospitalidade da nossa Universidade Federal do Acre e de todas as instituições parceiras, que estão envolvidas para fazer o melhor e para bem receber os participantes, com certeza, irão superar as dificuldades e as boas vindas serão dadas de maneira categórica a todos os que, por ventura, forem ao Acre”, disse ele.


Ainda de acordo com o senador, a equipe local de organização, coordenada pelo reitor Minoru Martins Kinpara e pela vice-reitora Margarida de Aquino Cunha, tem trabalhado há meses para garantir o sucesso nacional e internacional desse evento. Ele informou que no início do mês de junho a Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader, esteve em Rio Branco e pôde conferir pessoalmente a mobilização de vários segmentos sociais do Acre na realização da reunião anual da SBPC.


Aníbal Diniz destacou também o empenho do deputado federal Sibá Machado. “É uma pessoa incansável na discussão desses temas voltados à ciência e tecnologia. Foi graças ao seu esforço, ao seu empenho e à sua dedicação que esse congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência está acontecendo no Acre”, registrou.


Anibal_01


Parceria com o Legislativo


O senador Aníbal Diniz ressaltou que além da contribuição científica direta, a SBPC ajuda a elaborar projetos aprovados no Congresso e, em parceria com outras instituições, auxilia permanentemente os Parlamentares na elaboração de proposições com foco no desenvolvimento do País. No início do mês de junho, por exemplo, dois projetos que tiveram a elaboração da SBPC foram aprovados na Câmara e no Senado. Um deles é o Projeto de Lei nº 6.602, de 2013, que restringe o uso de animais em testes na indústria de cosméticos, higiene pessoal e perfume. Pelo projeto, aprovado no dia 5 de junho, os testes só serão admitidos em produtos com ingredientes que tenham efeitos desconhecidos no ser humano e no caso de não haver outra técnica capaz de comprovar a segurança das substâncias. A proposta está em análise neste Senado. Outro exemplo é o substitutivo ao Projeto de Lei do Senado nº 399, de 2011, que simplifica a revalidação de diplomas de cursos presenciais de graduação, mestrado e doutorado expedidos por instituições de educação superior estrangeiras cuja excelência seja atestada e declarada pelo Poder Público brasileiro.


“Consideramos que essa parceria com a SBPC e o Legislativo tem grande importância para que a ciência tenha voz na formulação de leis, decretos e outras ações oficiais que podem contribuir fortemente para o crescimento nacional”, afirmou.


Sobre a SBPC


Realizada desde 1948, com a participação de representantes da sociedade científica, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência não é apenas um dos mais importantes fóruns para a discussão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, é também um destacado fórum de debates de políticas públicas para a ciência e a tecnologia.

Publicidade

A programação científica desse encontro é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais e minicursos. Também são realizadas outras atividades: a SBPC Jovem, com uma programação voltada para estudantes do ensino básico; a Expo Tecnologia & Ciência, que mostra experiências de ciência e tecnologia, e a SBPC Cultural, com a apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura. Haverá, ainda, novidades da SBPC Indígena, Dia da Família na Ciência e o encontro com sociedades científicas parceiras internacionais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido