Menu

Lançada na Ufac na cidade de Rio Branco a SBPC Extrativista

A Universidade Federal do Acre lançou na manhã de hoje, em seu parque Zoobotânico, o SBPC Extrativista, que tem como tema central a ser proposto à organização do evento da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, que começa no próximo dia 22, no Acre, o “O Desafio da Economia Verde”, uma alusão ao projeto de desenvolvimento implementado no Acre nos últimos 12 anos,  traduzidos  no conceito de “florestania”, e que prima pelo desenvolvimento a partir do uso sustentável da floresta.Segundo seus organizadores, a SBPC Extrativista  vai expor suas cadeias produtivas, 10 segmentos do extrativismo, sendo 5 principais ( borracha, castanha, açaí, babaçu e pirarucu)   e 5 secundárias  (manejo de jacaré, basqueta (manejo  de caranguejo), capim dourado, mangaba  e movelaria (aproveitamento de resíduos de manejo de madeira).Um dos oradores do evento foi o professor Edgar de Deus, secretário de Meio Ambiente, que destacou entre outras coisas a importância do uso correto da floresta e do evento científico, que terá a Ufac como anfitriã.O ex-vereador Raimundão, primo de Chico Mendes, que até hoje mora na Reserva Extrativista Chico Mendes, lembrou o legado deixado pelo líder seringueiro.Do evento também participou o reitor da Ufac, Minoru Kimpara, e o coordenador do SBPC Extrativista.


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O reitor Minoru Kimpara lembrou que o SBPC do Acre será um dos melhores do país.

Publicidade

“A SBPC que a Ufac vai sediar será diferente. Temos a convicção de que será uma das melhores já realizadas. Principalmente pelo fato de que mostraremos aspectos relativos à identidade acreana, como é o caso dos eventos programados para a SBPC Extrativista”, garantiu o reitor.


ufac_02


Sobre a SBPC


A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi fundada em 1948 com o objetivo de unir o pensamento científico brasileiro, motivado pela chegada de grandes cientistas europeus, trazidos ao país para implementarem as universidades brasileiras, em particular a Universidade de São Paulo (USP), criada em 1934, na cidade de São Paulo.


O professor Jorge Americano, foi o primeiro presidente da SBPC e constam como fundadores da entidade Mauricio Rocha e Silva, Paulo Sawaya, José Reis, Gastão Rosenfeld, José Ribeiro do Vale, F. J. Maffei.


A SBPC é uma entidade que reune diferentes sociedades científicas brasileiras e tem importante papel na valorização da ciência e dos cientistas brasileiros, exigindo dos diferentes governos brasileiros o investimento na ciência e cultura nacional.


Em diferentes períodos a SBPC colocou-se em choque com governos em virtude desse seu papel, colocando-se em defesa dos cientistas que eram afastados das Universidades ou de centros de pesquisa por razões políticas.


Desde 1949 a SBPC realiza as suas Reuniões Anuais com a presença de mais de dez mil cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de todos os níveis, em diferentes partes do Brasil. Mesmo com as dimensões continentais brasileiras, anualmente participantes de todo o país, e muitos estrangeiros, se deslocam para participar da principal reunião científica brasileira.


Dez cientistas já receberam o título de presidente de honra da SBPC: Aziz Ab’Saber, Carolina Martuscelli Bori, Darcy Fontoura de Almeida, Ennio Candotti, Francisco Mauro Salzano, José Goldemberg, Ricardo de Carvalho Ferreira, Sérgio Henrique Ferreira, Sérgio Mascarenhas Oliveira e Warwick Estevam Kerr.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido