Menu

Queda na legenda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A desistência dos deputados Walter Prado (PROS) e Geraldo Pereira (PT), quebra a legenda da coligação PT-PROS-PEN, em pelo menos oito mil votos, e pode influir no número de eleitos. Mas, mesmo assim a aliança continuará sendo a que mais conquistará vagas na Assembléia Legislativa. Só de deputados a coligação tem sete, sem falar nos outros nomes fortes.


Longe de ser vantagem
As duas desistências estão longe de ser uma vantagem para os candidatos desta coligação, porque pode, perfeitamente, ser um fator para que a aliança tenha menos deputados.


Fogo de palha
Dentro da coligação do PSDB, a ameaça de “racha” pela deputada federal Antonia Lúcia (PSC), é visto como algo que não passa de “fogo de palha”, é que não demora muito estará quieta.


Nada palatável
Conversei ontem com um dirigente da coligação do Márcio Bittar (PSDB), que considerou um “absurdo” a escolha do Missionário José para a suplência do Senado pela Antonia Lúcia (PSC).


Com certeza
O PT estava ontem comentando com euforia a escolha do Missionário José, por ser um tremendo alvo para ser explorado com críticas, o que não aconteceria com a jornalista Silvania Pinheiro.


História furada
E essa história que Pastor evangélico tem voto é uma tremenda de uma história furada. Se votos eles tivessem seriam eles os candidatos a governador e a senador, só tem é papo.


Boas mãos
O coordenador da campanha do governador Tião Viana, em Cruzeiro do Sul, é o ex-prefeito de Taumaturgo, Itamar de Sá (PT), bom de bastidor e que conhece bem os meandros do Juruá.


Dormindo com o inimigo
E como se encontra o prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino, que por onde anda no município é desmontando armações políticas contra ele feitas pelo ex-prefeito Paulinho (PT).


Do alfinete ao avião
O problema, segundo aliados do prefeito Roney é que, o ex-prefeito Paulinho (PT) quer vender do alfinete ao avião para a prefeitura e que agir como se ainda fosse o prefeito do município.


Boa chance
O ex-deputado Luiz Calixto (PSD) aparece entre os candidatos a deputado estadual do seu partido com chance de eleição. O PSD, com chapa própria, tende eleger um nome à Aleac.


Coligação PSDB-PMDB-PSC-PTdoB
Chagas Romão, Toinha Vieira, Gilberto Diniz, Jonatham Donadoni, Romário Tavares, Daniel Leal, Sinhazique e Mazinho Santiago vão travar dura disputa por três ou quatro vagas à Aleac.


Levam vantagem
Os deputados Chagas Romão, Toinha Vieira e Gilberto Diniz levam certa vantagem por terem bases políticas, terem tido boas votações, e estarem num mandato que gera poder financeiro.


Prioridade máxima
A máquina do PCdoB vai centrar fogo no apoio à candidatura do deputado Eduardo Farias (PCdoB) e agora mais do que nunca, com a entrada do deputado Chico Viga (PTB) na coligação.


Sopro de vida
Em qualquer análise que se fizer a entrada do deputado federal Henrique Afonso (PV) como vice de Tião Bocalon (DEM), foi uma espécie de sopro de vida na sua candidatura ao governo.


Praticamente zero
No Juruá, por exemplo, antes da entrada do Henrique Afonso de vice, a penetração de Tião Bocalon (DEM) no reduto era praticamente zero e com a adesão terá uma boa base na região.


Cabeça com cabeça
A disputa de mais votado, em Brasiléia, para deputado estadual vai ser entre a ex-prefeita Leila Galvão (PT) e o ex-deputado Hélio Lopes (PMDB), este, com a máquina municipal ao seu favor.


Agora é com o povo
A partir desta semana as candidaturas a governador, senador, deputado estadual e federal já estarão devidamente registradas e daí em diante é com a sua majestade o eleitorado.


Ainda tem a peneira
Antes disso tem a peneira do TRE-AC para ver quem é “ficha suja”, o que pode derrubar algumas candidaturas. Quem foi condenado por um colegiado será degolado, no tribunal.


Deslumbrado e burro político
É como pode se denominar quem da PMRB elaborou a lista de oradores na “Upa da Baixada” e deixou fora o líder do Governo, deputado Astério Moreira (PEN), que deu o à nome à obra.


Não só ele
Mas, também os deputados Élson Santiago (PEN) e Jamil Asfury (PEN), presentes ao ato, não foram chamados, para beneficiar, politicamente, os afilhados Ney Amorim (PT) e Eduardo Farias (PCdoB). Que respeito é este para com os aliados? O prefeito Marcus Alexandre não tem culpa alguma pela burrada, mas, deveria trocar o responsável para elaborar a lista dos oradores em atos oficiais. Para não se repetir a trapalhada.


De outra maneira
Querem privilegiar os deputados Ney Amorim (PT) e Eduardo Farias (PCdoB), os únicos a falar, façam isso nos seus partidos, porque o governo e a prefeitura são do PT por causa dos aliados.


Um bom deputado
O deputado Geraldo Pereira (PT) tem sido sim um bom parlamentar, mas, não se preparou ao longo do mandato politicamente, se limitou à tribuna e pensou que seria prioritário no PT.


O jogo é esse
Fagner Sales (PMDB), Flaviano Melo (PMDB), Antonia Lúcia (PSC), Marfisa (PSD) e Werles Rocha (PSDB), daí sairão os ocupantes das três vagas da coligação do PSDB à Câmara Federal.


Zebra tamanho família
Fora desta lista, se algum outro candidato vier a se eleger será uma zebra de listas largas.


Vai na marra
O candidato a deputado federal Léo Brito (PT) deve ganhar a eleição por conta da poderosa máquina que lhe apóia, pois, se dependesse do quesito “simpatia” ficaria na rabada.


Regina Lino
Mulher deveria votar em mulher para depois não reclamar que, no parlamento só tem homem. Para deputada federal está com seu nome na disputa, a qualificada e competente Regina Lino.


Não vai mudar nada
A PF e o TRE-AC podem agir com o maior rigor possível para coibir a compra de votos na eleição. Mas serão ações paliativas. A compra de votos virou marca registrada das disputas, no Acre, onde se instituiu até uma nova e escancarada modalidade de trocar votos por dinheiro: as famigeradas “listas”, onde são relacionadas as pessoas que votarão nos candidatos a deputado em troca de uma nota de cem reais. Para deputado, todo mundo compra voto.


 


As opinião em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.