Menu

Marcus e Sebastião Viana inauguram UPA da Baixada e realizam sonho de moradores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Upa_700


Nem mesmo o cancelamento de última hora da participação do ministro da saúde, Arthur Chioro estragou o evento que reuniu mais de duas mil pessoas, nesta quinta feira, 3. O prefeito Marcus Viana (PT) e o governador Sebastião Viana (PT) estavam exultantes com a entrega de uma das mais importantes obras para a saúde pública de Rio Branco. Sebastião afirmou que a UPA tipo 3 já é considerada pelo MS como a mais moderna e equipada do país. Ele garantiu ainda que 200 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos já estão contratados para atenderem a demanda dos cerca de 70 mil moradores da região conhecida como Baixada do Sol.

Publicidade

O prefeito estava satisfeito por ter cumprido mais uma promessa de campanha. “Poucas cidades do Brasil com uma população de 350 mil habitantes como Rio Branco dispõe de quatro UPAs. Nós temos no Tucumã, Segundo Distrito e, agora o governador entrega a da Baixada da Sobral. Dentro de alguns dias a Cidade do Povo também terá uma unidade. Ainda temos o Pronto Socorro com uma UTI. A Baixada vai se sentir mais segura porque terá uma unidade de pronto atendimento funcionando 24 horas numa região que tem sete bairros. Tenho certeza que aqui vidas serão salvas com o trabalho abnegado de médicos, enfermeiras e de toda equipe que vai empenhar-se no atendimento,” afirmou.


Upa_700_MeS


Governo e prefeitura unidos


Marcos Viana explicou que a gestão da UPA é do Estado. “O que existe é um regime de parceria e colaboração porque o serviço de saúde pública é formado pela atenção básica dos centros de saúde, setor de urgência e emergência que é a UPA e pela Rede de Alta e Média Complexidade que é a Fundação Hospitalar. Essa rede se integra. Um paciente que chegar ao posto municipal Hidalgo de Lima, na Baixada, se o médico entender que aquela demanda é urgente ele vai para a UPA. E as nossas cinco maiores unidades funcionam todos os sábados para que a gente possa reduzir a demanda das UPAs,”ressaltou.


Durante a sua fala o governador Sebastião Viana destacou que num futuro próximo a gestão da UPA da Baixada, que tem capacidade para tender até 400 pacientes diários, poderá ser entregue à prefeitura. “Na hora que quiser e se sentir preparado o Marcus e a sua equipe poderão administrar a UPA. Nós confiamos no trabalho que vem sendo desenvolvido na prefeitura de Rio Branco,” afiançou.


Endosso do Ministério da Saúde


A representante do ministro, Maria do Carmo elogiou a iniciativa. “Temos a certeza de um investimento bem feito na área da saúde. Essa UPA com outras obras que o ministério tem investido no Acre demonstram a decisão acertada de criar UPAs. A nossa meta será fazer mais de 900 no país. Essa iniciativa mostra a competência do Acre em fazer uma UPA com essa qualidade para os seus moradores. Estamos satisfeitos com os gestores e os funcionários que terão boas condições de trabalho nessa UPA além dos usuários que serão beneficiados com essa obra,” garantiu.


Já a secretária de saúde Suely Melo destacou que a UPA da Baixada vai diminuir a pressão no Pronto Socorro e da UPA do Segundo Distrito. “Nós carecíamos de uma unidade intermediária nessa região super populosa. Os profissionais já estão contratados desde o dia 30 de junho e estão todos a postos dentro da unidade. Já realizamos cinco concurso públicos e dos efetivos já chamamos os profissionais necessários para atender a demanda. A equipe está pronta e completa”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido