Menu

Deixaram de ser párias

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os marceneiros eram em governos passados uma espécie de párias, trabalhavam na clandestinidade, perseguidos pelos órgãos ambientais. Hoje é diferente, estão todos organizados, legalizados, e com lugares específicos para exercer a profissão, nos distritos industriais, o governo, através da Secretaria de Indústria e Comércio, fez um belo trabalho.


Guerra contra á traição
A direção do PRP promete jogar duro contra os candidatos a estadual que não apoiarem a candidatura de Raimundo Vaz (PRP) a deputado federal, ameaçam com o corte de legenda.


Alvo prioritário
O alvo principal é a candidata Telma Chaves (PRP), que estaria apoiando César Messias (PSB).


Falando nele
E falando no candidato Raimundo Vaz (PRP), ele não corre só na região do Calafate, onde com certeza deverá ter uma votação bastante expressiva para deputado federal.


Magoado com o desdém
Quem conversou com o deputado Geraldo Pereira (PT) conta que, o motivo que o está levando a não disputar a reeleição é não ter sido tratado como candidato prioritário dentro do PT.


Pesou muito
O que pesou contra ele foi se lançar candidato avulso à presidência da Aleac e depois não apoiar o candidato do governo à presidência do PT. Isso criou arestas junto à cúpula petista.


Acho injusto
Num ponto, acho injusto: o Pereira foi um defensor ferrenho do PT e do governo, na Aleac.


Plano”B”
O ex-prefeito Nilson Areal (PSL) prepara um “Plano B” se não conseguir ser candidato sub-judice a deputado estadual, deverá lançar a candidatura da sua mulher, Leuda Areal (PSL).


PRP encolhido
Com a desistência da candidatura de Rodrigo Beirute (PRP) a deputado estadual, a chapa do PRP enfraqueceu e corre o sério risco de eleger apenas um candidato á Assembléia Legislativa.


Está na disputa
Quem está na disputa com chance de ficar com uma vaga no PSB é o médico Julinho, que, além de ser um nome qualificado, tem um largo círculo de amizades e é nome forte à Aleac.


Correndo o mundo
O governador Tião Viana esteve ontem em Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, fechando compromissos do governo e aproveitando para fazer política, no que é mais que escolado.


Uma correção
O deputado Edvaldo Sousa (PSDC) não esteve ausente da convenção que homologou a candidatura de Tião Viana à reeleição. Registrou a presença e saiu antes do término.


Uma explicação
Petista da antiga comentava ontem, na Aleac: “o Léo Brito é antipático por natureza, para a
gente lhe eleger, só montando uma estrutura pesada para fazê-lo deputado federal”.


Outra estrutura pesada
Quem também tem uma estrutura de candidato a presidente é o ex-prefeito Raimundo Angelim. O grupo do deputado federal Taumaturgo Lima (PT) irá lhe apoiar para Federal.


Se não houver zebra
Caso não aconteça nem um acidente de percurso, Léo Brito (PT), Raimundo Angelim (PT), César Messias (PSB) são favoritos. O restante disputa a quarta a quinta vaga de Federal.


Sem quórum
Já começa a faltar quorum para as sessões na Assembléia Legislativa. E a tendência é que com o fervor da campanha seja mais difícil reunir o número de deputados para ter sessão.


Muito pouco
A coligação DEM-PMN-PV terá pouco mais de dois minutos no horário eleitoral e um número pequeno de inserções. Isso reflete negativamente nas candidaturas majoritárias da coligação.


Optar pelo corpo a corpo
O candidato a senador Roberto Duarte (PMN) acredita que isso poderá ser complementado com uma presença constante nos bairros e pelo fato de Tião Bocalon (DEM) já ser conhecido.


Apostando no regional
O grupo da ex-prefeita de Brasiléia, Leila Galvão (PT), trabalha para ela sair com uma média de quatro mil votos do Vale do Acre e inteirar com votos da Capital, para se eleger à Aleac.


Previsão superfaturada
Acho essa uma previsão superfaturada, porque o Vale do Acre está mais furado de candidatos a deputado estadual do que tábua de pirulito, e muita boca para pouco pirão.


Não consigo ver
Leio e volto a ler a chapa de candidatos a deputado federal da coligação DEM-PMN-PV e não consigo ver potencial para chegarem a 40 mil votos e eleger um nome à Câmara Federal.


Isso é certo
Independente dos votos prejudica a chapa da coligação do Márcio Bittar (PSDB), já que são votos do nicho da oposição. Não é preciso ser expert em política para fazer essa avaliação.


Puxa a votação
Depois de conseguir se liberar de uma condenação do TCE, a deputada Toinha Vieira (PSDB), deverá ser a grande puxadora de votos para a Aleac, na coligação PMDB-PSDB-PTdoB.


Voltando á cena
O ex-deputado Tarcísio Pinheiro volta disputar uma vaga no parlamento estadual, pelo PRP.


Obras continuam
A partir do dia 4, o governador Tião Viana não poderá mais participar de atos de inaugurações de obras públicas. Mas, a construção da “Cidade do Povo” continuará a todo vapor.


Escândalo certo
Aquela Ata do CONDIAC, com o aval de alguns prefeitos, estabelecendo pagamentos publicitários (o que é ilegal) vai virar um grande escândalo é pagarem e o caso ir parar no MP. E muito menos podem pagar material de consumo das prefeituras. Isso vai dar um problemão.


Não tenham esperança
A campanha que se avizinha deverá ser como as outras, recheada de troca de acusações nada litúrgicas entre os candidatos majoritários. Se não for pelos próprios, pelos seus aliados, cabos-eleitorais, isso será inevitável. A baixaria vai correr solta, principalmente, nas redes sociais, que virou um canal livre para atingir a honra dos desafetos. Não tenham esperança de uma campanha de alto nível.


 


As opinião em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.