Menu

Dívida líquida do setor público alcança 1,725 trilhões de reais até Junho de 2014

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em nota à imprensa divulgada nesta segunda, 30 de junho, o Banco Central (BC) divulgou que a dívida líquida do setor público (DLSP), que representa a diferença entre às obrigações e os haveres do setor público não-financeiro (Governo) junto ao setor financeiro (privado, público e Banco Central), alcançou a marca de 1,725 trilhão de reais, o que representa 34,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.


Em nota semelhante divulgada em 31 de janeiro do ano corrente, o BC divulgou que em dezembro de 2013, o valor total da DLSP era de 1,626 trilhão de reais e representava à época 33,8% de todo o PIB produzido.

Publicidade

Desta forma, mesmo para um leigo é perceptível os maus indicadores demonstrados pelo Banco Central, uma vez que não só é evidente a diferença negativa de 100 bilhões de reais, bem como o aumento do que significa o mesmo comparado para o PIB do país.


Em outras palavras, devido a falta de incentivo fiscal e creditícios, problemas de infraestrutura que vão da produção ao transporte e armazenamento, a indústria brasileira não consegue acompanhar os gastos da máquina pública, que se tornam cada vez maiores.


Também foi divulgado o valor total da Dívida Bruta do Governo Geral (Governo Federal, INSS, governos estaduais e governos municipais), que alcançou o montante estratosférico de R$2.895,8 bilhões em maio último ou 58% do PIB.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido