Menu

Pesquisar
Close this search box.

Relação difícil a da presidente Dilma Rousseff com o Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Parece uma coisa kármica. Depois que a presidente Dilma (PT) teve a sua pior derrota eleitoral no Acre, no segundo turno de 2010, só mesmo uma tragédia para trazê-la por aqui. Ela só veio neste ano depois da inundação da BR 364 entre Rondônia e Acre que isolou o Estado. Agora, anunciaram aos quatro ventos a visita da presidente, credenciaram os jornalistas, prepararam a festa, mas entrou água no chope, como se diz no Rio e a presidente não aparecerá. Segundo a minha fonte, Dilma já prometeu ao governador Tião Viana (PT) que virá por aqui durante a campanha. Acho melhor esperarem a mulher desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro antes comprarem o foguetório.


Dilma e Aécio atrações extras das eleições no Acre
Dilma promete vir e, Aécio Neves (PSDB) confirmou que virá no dia 25 de julho. Então será o momento do candidato Márcio Bittar (PSDB) ter uma exposição ressaltada na mídia acreana. Na difícil campanha que está começando tanto Dilma quanto Aécio podem ajudar os seus candidatos. Além do fato que eles mesmo podem beliscar alguns votos por aqui para a corrida presidencial. Essa é a festa da democracia.

Anúncios


Falta de propostas preocupa
Eu conversava com um amigo que tem um DAS no Governo. Ele me dizia que o fato de ter uma função profissional na “máquina” não era garantia que votaria na FPA. Ele espera as propostas dos candidatos para optar pela melhor.


Problema geral
Claro que a preocupação dele é pela falta de propostas de governo das três coligações. Se a campanha for apenas pancadaria de todos os lados sem planos de gestões exequíveis para o Acre quem sairá perdendo é a população


O único partido de esquerda do Acre
O PSOL fará no domingo, dia 29, a sua convenção para consignar os seus candidatos ao Governo do Acre e ao Senado. O nome indicado pelo partido como candidato ao Governo é o do servidor público estadual Antônio Rocha (PSOL). Para o Senado, será lançado o professor universitário Fortunato Martins (PSOL).


A rebeldia ainda vive
No momento em que os jovens cheios de sonhos andam desiludido com o Acre e o Brasil que apareçam novas propostas de partidos como o PSOL. A juventude mais politizada, como diria Cazuza, “tiveram seus sonhos vendidos”


Ninguém se preocupa mais com os programas partidários
Veja o que escreveu nas redes sociais Eduardo Jorge (PV) candidato a presidência pelo PV sobre as drogas: “A política proibicionista das drogas impulsionada mundialmente nas últimas década tem tido um efeito totalmente contrário aos seus objetivos. O consumo não caiu e, pior, construiu indiretamente uma economia do crime poderosa, violenta, opressiva. O tráfico da maconha é um dos principais pilares desta economia criminosa no Brasil e no mundo. Marqueteiros fazem Dilma, Aécio e Campos serem contra a maconha.”


O quê será que Henrique Afonso pensa disso?
Certamente o candidato a vice-governador Henrique Afonso (PV) não deve concordar com as teses do candidato do seu partido à presidência. Aliás, deve pensar exatamente ao contrário.


A revolta dos militantes
Veja o que uma jovem militante do PV de Cruzeiro do Sul, Taís Nascimento, de 18 anos me escreveu: “Bodegas que o Henrique é de esquerda. Já imaginou se a política fosse transformada e tomada de vez pelos evangélicos tipo Henrique?  Seria… “Deus me mandou mandar recursos pra aquele estado. Deus me disse que não posso mais mandar recursos pra aquele estado porque têm muitos gays, Deus não quer uma cidade de gays.”


A hora do emprego
Tenho conversado muito com os jovens sobre a eleição. O maior desejo deles é sem dúvidas uma oportunidade de emprego. Propostas que contemplem o início da vida profissional. Terminam o segundo grau ou a faculdade e precisam de muita luta por uma oportunidade.


Um exemplo democrático
Nem tudo está perdido no Acre. Ainda existem políticos de bom senso que colocam o bem estar da população acima de interesses partidários. Li nas redes sociais que o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) fez uma parceria com o colega de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB). Vai colaborar para melhoria da mobilidade urbana do município de fronteira.


Quem ganha
Na prática, a prefeitura de Rio Branco vai emprestar asfalto e colaborar em projetos técnicos para ajudar a melhorar as vias urbanas de Brasiléia. Um do PMDB e o outro do PT, sem ódios e nem rancores. Se fosse assim sempre seria bem mais fácil. Marcus cumpre seu papel de gestor e de presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) e Everaldo poderá dar uma resposta mais efetiva para a população do seu município. A maioria dos deputados de oposição também não colocaram emendas parlamentares para ajudarem Marcus a trabalhar? Esse tipo de parceria não compromete politicamente ninguém. Ao contrário, cria um clima amistoso e de colaboração saudável. Quando chegarem as eleições cada um que vá para o seu palanque defender a sua ideologia e o seu grupo político.


As opinião em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Nelson Liano Jr. – nelsonliano@hotmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido