Menu

Projeto ‘Promotor por um dia’ impacta alunos de escola do Taquari

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

DSC_8035


Marcelo Matos da Silva é estudante do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Profº. João Mariano da Silva, situada no bairro Taquari. Ele diz nunca ter ouvido falar de Ministério Público e nem dos serviços desenvolvidos, mas nesta quinta-feira (26), ao visitar a instituição e conhecer de perto as atribuições executadas, ele saiu com nova visão de mundo e garante: “Eu quero é estudar para mudar de vida”.

Publicidade

O estudante foi um dos 28 alunos que participou do relançamento do projeto ‘Promotor por um dia’, promovido pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), que tem por finalidade geral levar a conhecimento de estudantes de variados níveis de escolaridade, informações acerca da instituição e as atribuições dos membros.


“Quando cheguei fiquei assustado com as pessoas arrumadas. Os homens de paletó. O prédio bonito. Não tinha noção dos serviços feitos, mas agora sei que o Ministério Público serve para acusar, mas também para defender o cidadão pensando no bem da sociedade. Isso é muito bom”, disse Marcelo.


A Escola Estadual Profº. João Mariano da Silva foi selecionada pelo Ministério Público, por meio do programa ‘MP na Comunidade’, que verificou a situação de vulnerabilidade social do bairro. A turma foi escolhida pela direção da escola.


“São dez turmas que a escola possui, e o ideal seria era se pudéssemos trazer para esse projeto todas elas, mas o 8º ano será a sala multiplicadora do que aprendemos hoje aqui”, disse a professora de língua portuguesa, Rosa Maria Leal, que acompanhou os alunos.


Os alunos foram recepcionados no auditório do prédio-sede do Ministério Público por procuradores e promotores que fizeram a abertura do evento. Durante o ato de abertura eles exemplificaram a necessidade dos adolescentes seguirem o caminho da bondade e os valores considerados éticos, bem como a importância da educação.


“É um prazer recebê-los aqui. Vocês que são o futuro da nação, do nosso estado, e hoje estão conhecendo o Ministério Público e suas funções. Eu digo a vocês que não existe mal maior nesse mundo do que as drogas, e se alguém anunciar algum benefício das drogas, não aceitem e se afastem dessa pessoa, porque bom mesmo é o estudo, que vai dar sustentação para o futuro de vocês, futuros procuradores, promotores de Justiça, médicos… Quem estuda, tem o futuro garantido”, disse o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.


Após a abertura, os estudantes participaram da palestra ministrada pela promotora de Justiça Aretuza de Almeida Cruz, titular da 8ª Promotoria Criminal, que abordou as atribuições do Ministério Público e, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Drogas, celebrado hoje, fez uma breve explicação sobre os maléficios do uso do entorpecente.
“O problema das drogas não é somente do Acre, mas do mundo inteiro. É uma situação que preocupa e é muita negativa. Para algumas pessoas é um caminho sem volta”, disse a promotora que também explicou a funcionalidade do Núcleo de Atendimento Terapêutico (Natera).


Durante a palestra, os alunos compreenderam que o papel do Ministério Público não é somente acusar, mas também defender. “O Ministério Público possui atividades amplas. São trabalhos de interesse individual e coletivo, não é somente acusar”, completou a promotora.


Após a palestra, os alunos visitaram as dependências do prédio-sede e conheceram a funcionalidade da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) e a galeria dos procuradores-gerais de Justiça.


“Não é a vida que quero para mim”, diz aluna ao visitar adolescentes internados

Publicidade

Entre as atividades do ‘Promotor por um dia’, os estudantes visitaram o Centro Socioeducativo, no Bosque, e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do processo de internação dos adolescentes que praticaram atos infracionais considerados graves.


“Não é a vida que quero para mim. É um lugar triste. Não tive como segurar as lágrimas. Quando vi eles presos me lembrei um irmão que também passou por esses momentos. Desejo que esses adolescentes mudem de vida. Com essa visita aprendi que o mundo das drogas não é mundo, é prisão”, disse a estudante Vanessa Farias dos Santos, 13 anos
O promotor de Justiça Francisco José Maia Guedes, da 3ª Promotoria Especializada de Defesa de Infância e Juventude, acompanhou todo o processo de visitação dos estudantes no Centro Socioeducativo e alertou os estudantes a seguirem os estudos para não caírem no mundo da criminalidade.


“Se vocês reclamam da escola de vocês, vejam como é a escola dos internos. A ideia de que adolescente não paga pelo que faz é mentira. É importante saber disso. Se fez coisa errada, a pessoa deve pagar por isso. Por esse motivo, os adolescentes estão internados para passarem por uma ressocialização”, explicou.


Com alguns alunos emocionados, a professora Rosa Leal, que também não segurou as lágrimas, ressaltou aos alunos que a “escada é grande para chegar a um cargo de valor, mas para ficar internado por atos infracionais, o degrau é curto”.


O passeio foi finalizado no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça onde os estudantes foram fotografados e participaram de uma atividade cultural com a equipe de humanização da Fundação Elias Mansour, Vanessa Oliveira.


Premiação


Os alunos foram desafiados a escrever uma redação sobre o Ministério Público. Eles terão 15 dias para enviarem os textos aos organizadores do projeto para participarem da premiação.


Os três melhores autores ganharão uma medalha e certificados da participação do projeto. O classificado em primeiro lugar, além de ser agraciado com medalha e certificado, viverá um dia de promotor e ganhará um tablet, oferecido pela Associação do Ministério Público do Estado do Acre.


O aluno acompanhará um promotor em suas atividades durante todo o dia, inclusive, em um júri para os estudantes terem noção de que a justiça funciona e de que é amplo o direito de defesa. O ganhador também terá a vestimenta de um promotor.


O projeto “Promotor por um dia” é realizado em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Fundação Elias Mansour.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido