Menu

PT poderá lançar comandante dos Bombeiros a deputado federal no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a desistência do vereador Jota Marronzinho (PT) de concorrer a uma vaga na Câmara Federal o PT poderá colocar em funcionamento um plano B. Existe a possibilidade do PT lançar o nome do Major Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul para federal. O objetivo é conquistar votos evangélicos já que o militar é pastor da igreja Wesleyana no município. Seria também uma maneira de disputar votos com o pré-candidato a federal militar de oposição Major Rocha (PSDB). Como é militar o Major Araújo tem a prerrogativa de entrar no partido mais conveniente na hora da convenção, nesse caso o PT.


Sarava
O pessoal da tendência interna petista Democracia Socialista, a DS, precisa tomar um banho de sal grosso. Parece que o grupo vai mesmo disputar a eleição de 2014 sem um candidato a deputado federal. O nome preferencial era o de Mâncio Cordeiro (PT) que alegando questões pessoais desistiu da sua candidatura há um mês. Lançaram de afogadilho, com as bênçãos do governador Tião Viana (PT), o vereador de Cruzeiro do Sul, Jota Marronzinho (PT), que também desistiu.

Publicidade

Bom senso
O vereador Jota Marronzinho (PT) é daqueles políticos éticos que está começando bem a sua carreira. Não teria sentido se aventurar a uma candidatura complexa com poucas chances reais de vitória. A disputa para federal no Acre é quase majoritária.


Caminhos abertos
Com a desistência de Jota o espaço para candidatos a federal do PT no Juruá está aberto. Léo Brito (PT), Sibá Machado (PT) e Angelim (PT) devem beliscar alguns votos ideológicos na região. Mas nada que encha uma cuia de água.


Bairrismo
O eleitor do Juruá tende a votar em candidatos regionais. Na corrida para federal Fagner Sales (PMDB), Ilderley Cordeiro (PR) e César Messias (PSB) deverão ser os mais votados nos cinco municípios do Juruá.


Sorte grande
Apesar da saída de dois pré-candidatos a federal da DS, Jonas Lima (PT) que concorre à reeleição na ALEAC ficará mais a vontade para fazer alianças. Em silêncio e sem muito alarde não duvido que faça, inclusive, parcerias com candidatos de outros partidos.


Na política tudo se transforma
A primeira vez que ouvi falar em Cartão Verde para atendimento preferencial de produtores rurais na rede de saúde pública foi em 2004. O deputado federal Henrique Afonso (PV) era candidato à prefeitura de Cruzeiro do Sul e criou o projeto para os rurais terem prioridade nos postos de saúde do município.


Mais um similar
O prefeito Vagner Sales construiu há dois anos o Centro de Saúde do Produtor Rural também com o mesmo objetivo. Agora, o deputado estadual Eduardo Farias (PC do B) aprovou o projeto do cartão Verde na ALEAC para os rurais serem atendidos preferencialmente em toda a rede estadual de saúde.


Moralismos a parte
Acho besteira em tempos de eleição ficar tentando vigiar a vida pessoal dos candidatos. Se alguém bebe, gosta de festas, pega “chifre” ou tem tendências homossexuais é problema de fórum íntimo. Misturar isso com política é um atraso.


Sem condições
O ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo Itamar de Sá (PT), coordenador do Governo do Estado, no Juruá, saiu do páreo para deputado estadual na hora certa. Dificilmente conseguiria passar pelo crivo da Justiça na momento de registrar a sua candidatura. Está semana enfrentou outra condenação.


Presente de grego
Ser prefeito não é mais um bom negócio para quem quer fazer carreira política. A vigilância do TCU e TCE são grandes. Outro que pode se enrolar para registrar sua candidatura a estadual é Nilson Areal (PSL), ex-prefeito de Sena Madureira. Mais uma vez foi condenado pela Justiça.


Diálogo de mudos
O PSDC corre o risco de ficar dialogando sozinho na chapa com o PSL. Se Areal tiver problemas com a sua candidatura o partido não tem nomes competitivos para completar os votos e facilitar a eleição dos deputados do PSDC.

Publicidade

Só para os bons
Ser gestor de um município não é uma tarefa fácil. Somente aqueles políticos qualificados conseguem tocar uma prefeitura e depois de quatro anos ainda terem condições jurídicas para continuar a carreira. Os ruins e medianos terminam sempre “enrolados”.


Agora é pra valer
Nesta quarta, dia 25, o DEM, PMN e PV fazem a sua convenção. Bocalom (DEM), Henrique Afonso (PV) e Roberto Duarte (PMN) serão confirmados como candidatos majoritários. Na sexta, dia 27, a FPA e Aliança de oposição também farão as suas convenções.


O mapa da mina de votos
Graças a um trabalho com lideranças comunitárias que vem desenvolvendo nos bairros de Rio Branco desde o início da sua gestão, Marcus Alexandre (PT) vai ser muito útil ao seu partido. O coordenador de campanha da FPA na Capital conseguiu mapear politicamente o município para saber onde está pisando na hora da onça beber água. Fico impressionado como o técnico Marcus Alexandre aprendeu rápido a fazer política. Quem não acreditar aguarde a eleição.


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido