Menu

Direção da AME é disputada por oposição e situação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Enquanto as seleções vão travando duelos na Copa do Mundo do Brasil, nos bastidores da política acreana, situação e oposição travam uma verdadeira guerra para ver quem sai vencedor na eleição da diretoria da Associação dos Militares do Acre, a AME.


O debate saiu da caserna e invadiu as redes sociais. A postagem mais polêmica mostra a filiação do sargento Lucivaldo – candidato à presidente pela Chapa 2 – no PCdoB. Ele é acusado de se eleito, entregar a Associação para o controle do PT.

Publicidade

“Acabou aquela velha historinha que Lucivaldo contava sobre ser apartidário e que queria resgatar a AME”, diz a publicação.


Segundo a postagem, a tentativa de domínio na chamada “Chapa Branca” envolveria dentro dos quartéis comandados do governador Sebastião Viana, aliados do deputado estadual Jamyl Asfury e do coronel Deodato – desafetos do deputado estadual Major Rocha – este último, a quem, em tese, interessaria a eleição de Joelson Dias, pela situação.


Cartas na mesa, cada grupo vai se articulando como pode. A última investida do Palácio Rio Branco foi a cooptação do Tenente Verissimo Antróbos, conhecido pela fidelidade prestada ao projeto de Tião Bocalom nas eleições de 2012, através do grupo do deputado Major Rocha.


Antróbos tentou compor uma terceira chapa criada para enfraquecer Joelson Dias em Rio Branco e na cidade de Cruzeiro do Sul. A inscrição não atendeu as exigências da Comissão Eleitoral. A chapa que Antrobos participaria tinha figuras conhecidas da Caserna, como o ex-tesoureiro, Natalício Braga, que se envolveu em escândalos durantes os anos de 2009 e 2010, na própria associação.


Pelo menos uma coisa Antróbos conseguiu: posou para fotografia junto com o filho, ao lado do governador Sebastião Viana, após uma conversa reservada no gabinete do petista. O conteúdo da reunião não foi revelado.


O OUTRO LADO:


O candidato a presidente pela Chapa 2, sargento Lucivaldo, utiliza o seu perfil para se defender. A postagem foi compartilhada pelo grupo Militares Rio Branco. Lucivaldo confirmou sua filiação ao PCdoB, mas afirmou que isso foi um sonho do tempo de DCE. Acrescenta que desde 2004, quando ajudou a fundar o PCdoB em Capixaba, que se afastou da política.


“Só quero deixar claro que lá se vão dez anos sem envolvimento politico algum e que nunca escondi isso de ninguém”, disse Lucivaldo.


O sargento acusa o colega de farda, Rogério, pela divulgação de sua biografia política e diz que o Rogério por várias vezes lhe procurou para pedir conselhos sobre a pré-candidatura do deputado Major Rocha.


“O próprio Rogerio sabe que na chapa 02 não há interesse politico, mas creio que ele não vai ter a hombridade de falar a verdade, pois sua chapa esta desesperada perdendo as eleições” retrucou.

Publicidade

GRAVAÇÃO – O mais novo capítulo dessa briga entre os militares pela AME é uma gravação que estaria em posse de Sargento Candeias, onde ela acusa Joelson Dias de posse dos documentos da Associação. Candeias assumiu a presidência da AME no lugar de Isaque Ximenes, que se afastou para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.


Tal gravação teria conteúdo comprometedor de acusações feitas por Candeias, no momento em que, segundo postagem de Lucivaldo, Joelson (atual candidato da AME) e Isac Ximenes (afastado) lavavam “roupa suja”. O conteúdo desse documento não veio à tona.


Com a palavra ST Candeias – Esse foi o título usado no perfil do facebook Militares Rio Branco para compartilhar o depoimento da Tenente Candeias que ao chegar de Cruzeiro do Sul, cuidou rapidamente de colocar panos frios na briga. Ao contrário de algumas especulações, ela desejou boa sorte para Isaque Ximenes.


“Execrar o Isaque neste momento por ele migrar para outros ares seria cortar seu direito de acreditar”, declarou Candeias.


Ainda na mesma postagem Candeias pede para não ser julgada por se calar e diz que fez sua parte acertando ou errando. “Não reconhecer o trabalho enquanto AME do Joelson Dias e Isaque Ximenes seria jogar no lixo os dois enquanto profissionais e honestos que foram”, acrescentou.


A eleição será o próximo dia 3 de julho.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido