Menu

Solstício marca o início de verão no norte e do inverno no sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O solstício de 21 de junho marca o primeiro dia de verão no hemisfério norte (e de inverno no hemisfério sul), com o maior número de horas de luz solar do ano. Em termos científicos, o solstício de verão consiste no momento em que o hemisfério norte da Terra está mais diretamente virado para o Sol, com os polo norte inclinado em direção à estrela a cerca de 23,5 graus.


Segundo Davi Friale, exatamente às 5h 51min (horário de Rio Branco), ocorreu o fenômeno no Acre, quando o Sol esteve posicionado na sua maior inclinação em relação ao hemisfério sul do nosso planeta. É quando seus raios incidem, no momento da sua posição mais alta, ao meio-dia, com ângulo de 33º, em relação à vertical, sobre Rio Branco.

Publicidade

A noite do dia 20 para o dia 21 foi a mais longa do ano, com duração exata de 12h 27min 31s e os dias, anterior e posterior a esta noite, serão os mais curtos, com, apenas, 11h 32min 29s, na capital acreana. É, também, a noite mais longa em todo o lado sul da linha do equador, no qual o Acre está inserido.


É o início do inverno e, por haver menor incidência de luz solar, o resfriamento aumenta e intensifica a penetração de massas de ar frio de origem polar.  No Acre e em todo o centro-sul da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas e Rondônia), ocorrem, com frequência, as “friagens”, que são as frentes frias sucedidas por intensas massas de ar frio de origem poloar.


Nessa época, a temperatura despenca para valores inferiores a 10ºC, podendo chegar a 5ºC, ou menos, em Rio Branco e regiões próximas, porém, devido aos fortes e constantes ventos de sudeste, o chamado “frial”, a sensação térmica é, muitas vezes, de valores abaixo de zero.


É interessante que essas massas de ar polar deslocam-se desde a região da Antártida, proporcionado pelo caminho de terras baixas do centro da América do Sul, e, após passarem pela Patagônia argentina, pelo Paraguai, pela Bolívia e pelo Acre, conseguem, algumas vezes, até, ultrapassar a Linha do Equador atingindo o noroeste do Brasil, na região de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas, e chegando ao sul da Venezuela e da Colômbia. É a única região do mundo onde ventos frios polares passam de um hemisfério para outro.


No dia 21 de junho, sábado, o Sol vai nascer, extamente, às 6h 46min 42s, e se pôr, às 18h 19min 11s. Fazendo os devidos cálculos, constata-se que, na capital acreana, a noite mais longa vai durar 12h 27min 31s, enquanto o dia terá 11h 32min 29s de duração.


Já, em Cruzeiro do Sul, embora a noite, também, seja a mais longa do ano, a duração será um pouco menor do que em Rio Branco, tendo em vista essa cidade estar localizada em latitude um pouco mais baixa. A partir do dia seguinte ao solstício, 22 de junho, os dias começam a ficar, lentamente, mais longos e as noites mais curtas, no Acre e em todo o hemisfério sul, até o dia 21 de dezembro de 2014, quando teremos o inverso, ou seja, o dia mais longo e a noite mais curta.


Portanto, neste sábado, dia 21 de junho, começa o inverno, no Acre, onde o inverno é seco e o verão, chuvoso.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido