Menu

Pesquisar
Close this search box.

Fogueira das vaidades tenta inibir tradição do Santo Daime

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma reportagem da TV Acre suscitou uma grande polêmica nas redes sociais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente teria questionado a tradicional fogueira de São João do Alto Santo, local de origem da doutrina espiritualista amazônica do Santo Daime. Segundo as informações postadas nas redes a fogueira estaria sendo feita com árvores da APA Irineu Serra, nome do fundador do Santo Daime e poderia causar poluição e devastação na região da Capital (sic). Parece que todas essas insinuações têm origem em pessoas que exercem as suas funções pagas com dinheiro público sem o menor conhecimento de cultura popular e antropologia. Não existe nada do Acre mais conhecido internacionalmente do que o Santo Daime, uma religião da floresta e que tem a floresta como fonte de inspiração espiritual! Além disso, é a floresta que fornece o sacramento do Daime! Portanto, impossível que essa comunidade do Alto Santo desrespeite os princípios básicos de preservação da floresta! Me parece que nesse caso tem alguém querendo aparecer e mostrar que tem “poder”. Mas eu posso afirmar que quem tem mesmo poder é Deus!


Fogueira das vaidades 2
Deveriam estar preocupados com as derrubadas imensas que acontecem no Acre com permissão oficial. Planos de manejo que não são fiscalizados, exploração de mão de obra e não com uma fogueira que faz parte de uma tradição milenar que vai muito além do Santo Daime! Fazer fogueiras para celebrar as colheitas e as mudanças de ciclos espirituais relacionados com a lua sempre existiu nas culturas primitivas. Será que uma fogueira de 4 m feita com madeira branca vai deixar a floresta devastada? Ora, isso é uma hipocrisia tremenda! Só falta dizer que os daimistas são os responsáveis pela devastação da Amazônia porque fazem uma fogueirinha uma vez por ano! Falta do que fazer mesmo!

Anúncios


Ambientalistas de ar condicionado
As lei ambientais são contraditórias porque são formuladas por burocratas de gabinetes. Vou dar um exemplo. O mogno que tem um ciclo de vida de 20 anos tem a sua exploração proibida. Já o cedro que pode viver mais de 200 anos pode ser explorado comercialmente. Absurdo total!


Sofrimento
Muitos “ecologistas” criticam as duas usinas hidroelétricas que estão sendo construídas em Rondônia para melhorar o fornecimento de energia na Região Norte. Mas esses mesmos “ecologistas” quando se hospedam num hotel de Rio Branco e falta energia vão logo reclamar com o gerente por conta do ar condicionado.


Mais do mesmo
O deputado Luis Tchê (PDT), presidente do PDT acreano, deverá permanecer mesmo na FPA. A realidade é que Tchê terá dificuldades para se eleger deputado federal seja com os governistas ou oposicionistas. Não se identifica completamente nem com um lado e nem com o outro. Só com ele mesmo.


Jogo duplo
Algumas lideranças da oposição acham que num eventual segundo turno para o Governo, Tchê certamente estaria ao lado de Tião Viana (PT). Mas acontece que nas hostes da FPA tem gente que pensa assim também, ou seja, que Tchê apoiaria a oposição.


Voto a voto
A disputa pela vaga acreana do Senado será vencida no detalhe. Entre os pré-candidatos Gladson Cameli (PP) e Perpetua Almeida (PC do B) não existe favoritismo. A campanha é que vai determinar quem ganha a fatura.


Desvinculado
Pelo que tenho visto os votos para o Senado não estão vinculados aos candidatos ao Governo. Tem gente que vota num e outro de acordo com as suas preferências pessoais. Nem todo eleitor do Gladson é oposicionista e nem todo da Perpétua é governista.


Questão de lógica
Não acredito que os outros dois ou três candidatos ao Senado que possam aparecer irão mudar esse quadro de polarização entre Gladson e Perpétua. Quando começar o horário eleitoral gratuito aí que vão desaparecer mesmo.


Nem tostão e nem milhão
Perpétua terá o apoio e a estrutura dos governos estadual e federal. Portanto, terá uma campanha bem estruturada com recursos para o embate eleitoral. O mesmo acontece com Gladson com os recursos da família. Não tem coitadinho nessa história.


Força da juventude
Pelo menos três candidatos a deputado federal poderão representar a renovação da política acreana. Fagner Sales (PMDB), Léo Brito (PT) e Neto Ribeiro (PP) são de famílias de políticos que fazem parte da história do Estado.


Fortes concorrentes
Eu não descartaria a possibilidade da eleição de nenhum dos três. Eles têm estrutura partidária e recursos para “tocarem” as suas campanhas. Também têm sonhos e discursos renovadores independente das suas origens familiares.


Ainda líder
O ex-deputado Mazinho Serafim (PMDB) conseguiu reunir os principais candidatos majoritários da Aliança para assistir o jogo do Brasil contra o México em Sena Madureira. Além disso, vários outros concorrentes a estadual e federal foram torcer junto com Mazinho.


Vaias da discórdia
O debate sobre as vaias dirigidas a presidente Dilma Rousseff (PT) no primeiro jogo da Copa em São Paulo ainda continuam. O PT preferiu entrar pelo viés da vitimização da presidente que sempre funciona. Já a oposição mais radical usa as vaias como sintoma claro de descontentamento da população com os rumos do país. Mas poucos se lembram que quando o ex-presidente Lula (PT) abriu os Jogos Pan Americanos, em 2007, foi vaiado também. Depois conseguiu eleger sua sucessora. O fato é que o país está dividido. Aqueles que são a favor de Dilma do PT e o que são contra. O Brasil não conseguiu ainda criar uma liderança política como a África do Sul, por exemplo. Nelson Mandela quando abriu a Copa de 2010 em Joannesburgo foi aplaudido de pé.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido