Menu

Lenine encerra turnê socioambiental nacional no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (7)


O cantor e compositor Lenine encerra no Acre a turnê do projeto “Encontros Socioambientais com Lenine – Música e Sustentabilidade numa só nota”, após percorrer cinco regiões do país visitando doze ações na área. O tour de dois dias batizado no Acre de “Encauchados”, conta com a parceria e o patrocínio da Petrobras.

Publicidade

No 29 deste mês, o cantor estará em Cruzeiro do Sul para conhecer iniciativas da Apae e o projeto Gestão Indígena, na Aldeia Poyanawa, assim como a troca de experiências com a comunidade. Em Rio Branco, o encerramento do projeto será no dia 1º de julho, com um show gratuito, na Concha Acústica, às 20 horas. O cantor revisita seu repertório de forma intimista, na “levada” voz e violão. Cenário, iluminação e as próprias canções a serem apresentadas expressam a preocupação com as questões sociais e ambientais. “É a oportunidade de conhecer a canção despida e sem subterfúgios, da maneira como foi concebida”, define o artista.


O projeto no Acre tem o apoio cultural do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) e Fundação Elias Mansour (FEM) .


“Lenine é um artista que sempre esteve envolvido nas causas ambientais. O Acre é um estado que se tornou referência em política ambiental por sua ousadia e ações, por isso o governo do Estado participa com muito respeito desse projeto por entender sua importância. Será um grande momento com os acreanos”, diz Andréa Zílio, diretora-presidente da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac).


“O cantor e compositor Lenine é consagrado pelo seu trabalho. Iremos divulgar o projeto para que a população prestigie, tanto na capital como em Cruzeiro do Sul, como ação de turismo interno e também de lazer”, explica Rachel Moreira, Secretária de Estado de Turismo e Lazer.


‘Pegada socioambiental’


As primeiras composições de Lenine já traziam a marca das questões sociais e ambientais, mas nunca a natureza entrou na sua música de forma tão sorrateira quanto em “Chão”, em turnê pelo Brasil. Lenine é colaborador de grupos como o Witness, juntamente com o músico e defensor dos direitos humanos Peter Gabriel; Rain Forest Alliance; SOS Mata Atlântica; WWF; Projeto Albatroz Brasil; Orquestra Sinfônica Heliópolis; campanha Ser Diferente é Normal, do Instituto Metasocial, entre outros projetos.


Projeto Encauchados


Com denominação originada a partir da expressão “caucho”, É a nova denominação da borracha produzida na Amazônia. Resulta de uma tecnologia social desenvolvida pelo Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (PoloProbio). Está sendo implantada em Terras Indígenas e em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. A técnica consiste na pré-vulcanização artesanal do látex e na adição de substratos naturais.


Frase


“A arte é um instrumento de aproximação poderoso por uma sociedade mais justa, gosto de acreditar que a minha música vai além do que meramente canto”. Lenine, cantautor, que também é botânico autodidata, colecionador de orquídeas (ou “orquidoido”, como prefere) e apoiador engajado de grupos de preservação ambiental.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido